Vitaminas para queda de cabelo para você não se descabelar

Legenda: 
Vitaminas para queda de cabelo

É comum as pessoas chegarem aos consultórios de nutrição para contar que seus cabelos estão caindo e procurar alguma solução, que muitas vezes pensam se tratar de uma vitamina para queda de cabelo. Para começar, temos que lembrar que a queda de cabelo pode ser causada por muito fatores como:

Se você tem notado uma queda de cabelo intensa, é importante buscar a causa do problema antes de iniciar o tratamento. Hoje, vamos focar na queda de cabelo causada por falta de nutrientes (deficiência nutricional) e falar de nutrientes (inclusive vitaminas) para a queda de cabelo.

 

Deficiências nutricionais

As deficiências nutricionais são causadas por uma alimentação pobre em um ou mais nutrientes. Elas podem causar problemas para a saúde – a queda de cabelo é até um exemplo mais leve disso – e doenças dos mais variados tipos. As deficiências nutricionais que causam queda de cabelo são:

Mas como conseguir esses nutrientes pela alimentação?

 

As fontes das vitaminas para a queda de cabelo (e dos outros nutrientes também)

O primeiro passo para deixar o nosso organismo em dia com a nutrição é, claro, uma alimentação balanceada. Quem come bem, acaba ingerindo tudo o que precisa para o corpo funcionar direitinho. E isso inclui as vitaminas para a queda de cabelo. Há casos, porém, em que um profissional de saúde vai recomendar a suplementação.

Aqui vamos citar alguns alimentos que são fontes em determinados tipos de nutrientes.

Fontes de proteína

Fontes de ferro

Lembrando que, como a vitamina C aumenta a absorção do ferro, é interessante incluir uma fruta cítrica como sobremesa (laranja, mexerica, abacaxi) ou temperar a salada com limão, por exemplo. É importante também evitar fontes de cálcio – como queijos – nas principais refeições, sobremesas lácteas (iogurtes, pudim, etc) e cafeína logo após as refeições. Acontece que o cálcio pode atrapalhar a absorção do ferro. Mas não se preocupe, você ainda pode tomar um sorvete depois da refeição: é só aguardar mais ou menos meia hora.

Fontes de zinco

Fontes de vitaminas do complexo B

Fontes de ômega-3

Você conhece alguém que está ficando careca e está procurando uma vitamina para queda de cabelo? Mande esse artigo para essa pessoa, isso pode ajudar bastante. Se você gostou desse texto sobre vitaminas para queda de cabelo, explore o site do Que Bem que Faz para acompanhar mais textos interessantes sobre dicas de saúde e alimentação saudável.

Mudar a alimentação é ganhar qualidade de vida e também contribuir para um cabelo mais forte e saudável!

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti CRN: 37.853


Perguntas frequentes

  • Qual é a vitamina mais importante para o cabelo?

    Todas as vitaminas são importantes, mas as mais presentes nos nossos fios de cabelo são a biotina, a vitamina B12 e a vitamina A. Se sua alimentação é pobre nessas vitaminas, pode ser que você passe por uma grande queda de cabelo.

  • O que é bom para a queda de cabelo?

    É importante saber a causa da sua queda de cabelo. Se for uma queda relacionada com deficiência nutricional, vá a um nutricionista e inicie uma dieta completa, podendo haver a necessidade ou não de suplementação.

  • O que pode significar a queda de cabelo?

    A queda de cabelo pode ser causada por dietas muito restritivas, estresse, ansiedade, distúrbios hormonais, medicamentos e entre outros. No geral, ela pode significar uma falta de nutrientes, a existência de doenças, o desequilíbrio de hormônios ou uma rotina conturbada.

 

Fontes:

SANTOS, J.I.M.O; ARAÚJO, D.G; ALBUQUERQUE, A.P.P. Deficiências de micronutrientes no pós operatório de cirurgia bariátrica. Centro Universitário UNINASSAU de Campina Grande, 2018.

CRUZ, P et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in Nutritional Sciences, 2020.

KONIUSZY, G.S.Z. Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause. Prz Menopauzalny. 2016

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas