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Práticas de bem-estar em família: como ser saudável em família?

Seguir um estilo de vida saudável é muito mais fácil quando todos os membros da família topam essa nova aventura. Assim, exercitar-se, cozinhar e comer de uma maneira saudável tornam-se mais prazerosos em família.

Aqui, você vai descobrir como estabelecer uma rotina saudável em família, desde como engajar as crianças na cozinha até quais esportes e atividades físicas são indicados para fazer em família.

Vida equilibrada em família

O que vale para uma rotina saudável individual vale, em linhas gerais, para a família. Porém, é preciso fazer algumas adaptações já que se trata de conciliar as preferências de mais pessoas. Em todo caso, os princípios são os mesmos: cuidar da saúde física, com exercícios e uma alimentação saudável, e cuidar da saúde mental, tendo momentos de descanso, convivência e cuidado com os outros.

Uma dica interessante é programar poucos momentos juntos, mas momentos especiais, que consigam juntar todos esses aspectos da vida equilibrada e saudável.

Alimentação saudável em família

Preparar pratos do zero, com ajuda das crianças, torna as refeições mais felizes e a alimentação mais saudável. Para mudar a alimentação dos pequenos, explore sabores diferentes e alimentos saudáveis com cores divertidas, que atraiam a garotada.

Fazer os filhos colocarem a mão na massa na cozinha, aumenta o interesse deles pela comida. Uma dica é começar pedindo a ajuda deles em lanches simples, como um sanduíche, e ir aos poucos aumentando a dificuldade. Outra prática que ajuda é levar as crianças quando for comprar frutas e verduras, por exemplo. Essas ocasiões são ótimas para as crianças começarem a desenvolver um conceito de alimentação saudável. Além disso, esses momentos de convivência com os filhos podem render boas histórias e risadas. Com um pouco de paciência, é possível 

Vale a pena, antes de se aventurar nessas receitas feitas em família, ter em mente como é o prato de uma alimentação equilibrada e saudável. Assim, vai ser mais fácil acertar nos ingredientes e nas proporções.

Refeições em família

Se já é bom preparar as receitas em família, fazer as refeições em família pode ser ainda melhor. Aquele momento com todos à mesa pode ser um ótimo jeito de estreitar os laços sociais e criar memórias preciosas que aproximam os membros da família. Esse é outro momento com as pessoas que amamos  faz toda a diferença na saúde física e psicológica das pessoas e ainda fortalece as relações familiares.

Ao compartilhar uma refeição, os membros da família sentem-se mais unidos e próximos. Assim, um simples almoço pode ser transformado em um evento engraçado com alguma história mirabolante das crianças sobre seu dia na escola, ou um jantar pode ser um momento para contar sobre seu dia de trabalho.

Logo, comer em família tem benefícios para as crianças e para os adultos, pois impacta positivamente no desempenho escolar dos pequenos, melhora a relação entre os membros da família e é uma oportunidade para os adultos pararem de pensar no trabalho e desestressarem.

Exercícios físicos para fazer em família

As atividades físicas são uma parte fundamental de qualquer estilo de vida saudável. Entre seus inúmeros benefícios, estão: fortalecer os ossos e os músculos, melhorar o preparo físico, contribuir para o bem-estar, liberar hormônios da felicidade e fortalecer o sistema imunológico.

Assim, a prática de exercícios físicos em família, além de estreitar os laços sociais, também contribui para a diminuição do sedentarismo e para a prevenção da obesidade, dois problemas cada vez mais comuns entre os jovens. Veja alguns esportes para praticar – e divertir-se – em família:

  • Esportes com bola: desde o conhecido e amado futebol até o distinto vôlei de praia, há diversos esportes com bola que você pode praticar com os pequenos. Essas brincadeiras estimulam o trabalho em equipe, contribuem para a coordenação motora e fortalecem os laços familiares. Então, na próxima viagem em família, leve uma bola e explore todos os benefícios dos esportes com esse objeto simples.

  • Caminhada: se a família é mais tranquila e sossegada, a caminhada pela natureza é uma ótima opção de passeio. Além de ser uma excelente atividade física para as crianças, ela também pode incluir avós, tios e pessoas mais velhas da família. Já fazer trilha é uma ótima forma de estimular o espírito aventureiro das crianças – e cansar os pais.

  • Ciclismo: esse é um esporte que pode ser praticado como lazer ou transporte, logo, ensinar a criança a andar de bicicleta traz várias vantagens a ela no futuro. Seja em ciclovias pela cidade ou em parques tranquilos, o ciclismo é muito benéfico para os jovens, pois ajuda a desenvolver equilíbrio, noção de espaço e coordenação motora, além de melhorar o preparo físico. Mas lembre-se de que os aparatos de segurança são fundamentais na prática desse esporte, então invista em capacetes e outros acessórios de proteção de qualidade para toda a família;

  • Natação: ensinar as crianças a nadar desde cedo é muito importante, uma vez que visitas a piscinas, lagos e mares são divertidas para os pequenos, mas preocupantes para os pais caso a criança não saiba nadar. Além disso, a natação é uma das atividades físicas mais completas que existem, pois promove a movimentação de diversos músculos e melhora a coordenação e a resistência;

  • Skate: esse esporte recém-olímpico merece toda a atenção, pois traz diversos benefícios às crianças e aos adultos, como melhora do equilíbrio e da coordenação. As manobras radicais são opcionais, já a diversão é garantida. Como no ciclismo, o uso de equipamentos de proteção é fundamental para que a brincadeira não acabe no hospital;

  • Dança: uma maneira fácil e divertida de se exercitar, a dança não tem regras nem proibições, então pode ser praticada da maneira que vocês quiserem. Dá até para chamar o vovô e a vovó para dançar um ritmo mais tranquilo, mas não menos divertido. Já para crianças elétricas e competitivas, existem jogos de dança em consoles diversos, que aprimoram a coordenação motora e o ritmo dos pequenos;

  • Patins: um esporte animado e que oferece maior liberdade às crianças, andar de patins tem vantagens para vários grupos etários. Além de melhorar o equilíbrio e a coordenação, esse esporte também permite que os jovens explorem seus limites e aprendam com seus erros. Para essa prática esportiva em família, os equipamentos de proteção são indispensáveis. Você pode investir em uma proteção mais simples, como o fundamental capacete, ou em uma proteção completa, com joelheiras, cotoveleiras, munhequeiras e muitas outras “eiras” que protegem basicamente o corpo todo.

Caso não tenha como sair de casa e se exercitar ao ar livre durante a semana, você pode fazer exercícios em casa. E com a família. Existem muitas rotinas de treino para fazer em casa que podem ajudar a dar boas risadas e, claro, a manter uma rotina saudável na melhor companhia.

Outras práticas de bem-estar em família você encontra no site Que bem que faz. São diversas dicas sobre Alimentação, Saúde, Bem-estar e Vida Equilibrada para você e sua família criarem juntos uma rotina saudável.

Perguntas frequentes

Que esportes posso praticar em família?

Diversos, de acordo com as preferências e vontades de cada família. Para as mais aventureiras, existem esportes com bola, ciclismo, skate, patins, trilhas e outros esportes radicais. Já para as mais tranquilas, a caminhada, a dança e a ginástica em casa são ideais.

Como cozinhar com crianças?

Com muita paciência e dedicação. Brincadeiras à parte, para cozinhar com os pequenos é necessário calma e planejamento, para que a refeição não vire uma grande bagunça. Para facilitar essa tarefa – não tão – árdua, siga essas “Dicas para crianças participarem na cozinha sem atrapalhar (nem se matarem)”. Você também encontra receitas fáceis para fazer com a garotada na página “Cozinhando com crianças”.