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Saúde e bem-estar do seu jeito: como criar uma rotina saudável?

Ter uma vida leve e saudável não é nenhum bicho de sete cabeças: com pequenas mudanças na rotina, dá para alcançar o sonhado estilo de vida saudável e de quebra viver muito mais feliz.

Uma rotina saudável, que se adapte ao nosso jeito, precisa levar em conta alguns pontos. Para começar, precisamos cuidar da saúde, tanto a saúde física como a mental e a social. É equilibrando esses elementos que conseguimos criar uma rotina saudável, de acordo com as nossas forças, fraquezas, limitações e preferências.

Por isso, este artigo foi elaborado para ajudar você a alcançar esse ideal, com dicas e informações sobre elementos fundamentais para uma rotina saudável que eleve sua saúde física, mental e social.

Saúde física 

Alimentar-se bem

Comer bem é essencial para ter um corpo e uma mente saudáveis. Um bom ponto de partida é evitar exageros, não abusar do sal, do açúcar e dos alimentos ultraprocessados. A vantagem da moderação é que não há proibições em uma dieta equilibrada: somente sugestões e dicas. Então, um hambúrguer ou uma pizza de vez em quando estão liberados.

Investir em alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, é uma forma simples de obter uma alimentação balanceada e nutritiva. Priorize os alimentos de que você gosta, em vez de se forçar a comer aquelas opções “milagrosas” e tão faladas por aí. Assim, você cria um estilo de vida saudável de acordo com suas preferências e torna sua rotina muito mais prazerosa.

Planejar as refeições com antecedência torna a alimentação saudável ainda mais fácil, pois é no desespero e na fome que abrimos exceções para o fast-food e outros alimentos não tão saudáveis. Então, planeje, congele suas refeições e arrase nos potinhos para não dar bandeira para essas comidas.

E se você não sabe por onde começar a transformar sua alimentação, um bom primeiro passo é prestar mais atenção nos alimentos que consome durante o dia. Para algumas pessoas, vale a pena até anotar. Essa atenção com o que se come pode ser o começo de uma alimentação equilibrada.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios à saúde física e mental, pois liberam os chamados hormônios da felicidade, como a endorfina, que ajudam no combate à depressão e à ansiedade. Eles também contribuem para o controle de peso, o fortalecimento de músculos e ossos, a manutenção da saúde dos sistema cardiovascular e o bom funcionamento de outros processos biológicos.

E lembre-se: vale a pena adaptar a rotina ao seu estilo de vida, para que segui-la seja muito mais fácil e prazeroso. Então, caso não goste de passar horas na academia, você pode fazer exercícios ao ar livre, como uma caminhada, ou no conforto do seu lar. Se optar por treinar em casa, existem muitas possibilidades para começar a fazer exercícios em casa. Nele, você pode descobrir como introduzir as atividades físicas no seu dia a dia.

Aprender a descansar

Dormir e relaxar após um longo dia de trabalho é uma ótima forma de recarregar as energias e preparar-se para um novo desafio. Além do descanso físico, o descanso mental também é importante para evitar diversos problemas psicológicos, que podem ter consequências físicas, como esgotamento, depressão e outros distúrbios.

É por isso que a qualidade do sono importa muito e vale a pena pensar num pequeno ritual antes de dormir para já entrar no clima: um copo com água, colocar o pijama, deixar o celular longe da cama se ele atrapalha... Já para o descanso mental, você pode praticar yoga, fazer uma faxina leve, ler um livro, sair com os amigos ou fazer qualquer atividade tranquila que te traga prazer.

Saúde mental 

Entenda seus limites

Para uma rotina equilibrada funcionar bem, ela precisa ser realista. Compreender e aceitar pontos fortes e fracos é importante para fortalecer a saúde mental. E, ao levar seus limites e preferências em consideração na hora de criar sua rotina, você acaba criando um estilo de vida saudável e viável, que melhora sua qualidade de vida em todos os âmbitos. Se depois de olhar bem para o seu horário, por exemplo, você chega à conclusão de que vai sobrar meia hora para exercícios diários, programe-se para aproveitar ao máximo esse tempo.Depois, à medida que as circunstâncias forem mudando, esse tempo pode aumentar. Por isso, o autoconhecimento é fundamental na criação de uma rotina saudável que funciona para você.

Continuar aprendendo

Além de aumentar a capacidade intelectual, aprender coisas novas traz diversos benefícios para a saúde mental, como aumentar a autoestima e a autoconfiança. Ao estipular e cumprir metas de aprendizado, o sentimento de realização pessoal também é estimulado.

E como o escopo do aprendizado é bastante amplo, não é apenas com cursos e livros que você pode continuar aprendendo. Encontrar um novo hobby, aprender a tocar um instrumento, visitar um museu e fazer várias atividades culturais também são formas válidas de aprendizado.

Viver o presente

Em vez de se preocupar com o passado ou o futuro, aproveite o presente. Ao ressignificar as pequenas coisas do dia a dia, você pode aprender a valorizar o seu cotidiano e redescobrir a alegria na sua rotina.

Faça uma pausa para prestar atenção nos seus pensamentos, observe o mundo à sua volta enquanto caminha, tente saborear os alimentos e tire uns minutos para se concentrar na respiração. Essas pequenas mudanças ajudam a focar a atenção em cada momento e a viver mais no presente, o que impulsiona a saúde mental.

Saúde social

Cultivar amizades

A saúde social está profundamente ligada à saúde mental, pois o ser humano é um animal social, então estabelecer conexões e relações é vital para a felicidade e para o bem-estar geral.

Você pode usufruir dos benefícios da interação social de diversas maneiras, de acordo com suas preferências, possibilidades, necessidades e desejos. Seja reservando um tempo para a família, fazendo planos com amigos, conversando pelas redes sociais ou almoçando com os colegas de trabalho, a conexão social faz maravilhas para a sua saúde mental e social.

Cuidar dos outros

Seja doando roupas que você não usa mais ou fazendo trabalho voluntário aos finais de semana, ajudar o próximo tem consequências positivas para você e para a sociedade.

O trabalho voluntário, por exemplo, promove a melhora de diversos pontos da saúde mental e social, pois ajuda a estabelecer relações e amizades, criar um sentimento de pertencimento, melhorar a autoestima, reduzir o estresse e desenvolver outros aspectos positivos da sua vida.

Além de todas essas dicas, no site “Que bem que faz” você encontra mais artigos para criar seu próprio estilo de vida saudável. Navegue pelas nossas dicas de Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida Equilibrada e transforme sua rotina.

Perguntas frequentes

Como posso criar minha própria rotina saudável? 

Para estabelecer uma rotina saudável e viável, você deve levar suas limitações e preferências em consideração. Então, na hora de mudar sua alimentação, por exemplo, escolha alimentos naturais de que você já gosta. Já na hora de se exercitar, você pode ir à academia, fazer exercícios em casa ou frequentar praças e parques. O importante é seguir seu próprio ritmo para criar um estilo de vida pessoal saudável.

Como montar uma rotina equilibrada?

Para criar um dia a dia saudável, você deve equilibrar atividades relacionadas às diferentes partes da saúde: física, mental e social. Assim, separe momentos do seu dia para preparar comidas saudáveis, praticar exercícios físicos, conversar com amigos, fazer trabalho voluntário, aprender uma nova habilidade e outras atividades que promovam um desses três aspectos da saúde, buscando equilibrá-las na sua rotina.