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Os impactos do corpo são e mente sã em uma vida saudável

A saúde física é apenas um dos aspectos da saúde geral, que ainda engloba as partes mental e social, ou seja, um estilo de vida saudável vai muito além de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios físicos. Por isso, a famosa frase “mente sã, corpo são”, que você já deve ter ouvido de alguém, faz todo sentido.

Um estilo de vida saudável deve abranger todos os campos da saúde, uma vez que a própria saúde física depende da saúde mental e social. Assim, na hora de criar sua rotina saudável, a palavra-chave é equilíbrio.

Neste artigo, aprenda descubra algumas dicas para balancear sua rotina e montar um estilo de vida saudável em todos os aspectos.

Mente sã 

Para manter-se saudável, é fundamental cuidar da saúde mental, seja fazendo pequenas mudanças no seu dia a dia ou procurando ajuda quando precisar. Veja abaixo algumas dicas para manter sua saúde mental nos trinques:

Seja ativo

A prática de exercícios físicos libera endorfinas, um dos hormônios da felicidade, que, logicamente, deixam você mais feliz e disposto. Além disso, segundo um estudo recente de Harvard, 15 minutos de exercícios físicos de alta intensidade por dia já diminuem significativamente os riscos de depressão e melhoram o humor. Fazer atividades físicas regularmente também pode prevenir ansiedade e estresse. Assim, na hora de planejar sua rotina saudável, não se esqueça de incluir pelo menos 150 minutos semanais de atividades físicas.

Pense positivo

Ver o “copo meio cheio” facilita muito a vida, contribuindo até para a manutenção da saúde mental e de uma sensação de bem-estar geral. Com uma perspectiva positiva, os desafios da vida tornam-se menos desafiadores, por assim dizer. Assim, faça como os otimistas e procure sempre ver o lado bom da vida. Ele está sempre lá, ainda que na forma de aprendizado para a próxima.

Alimente-se bem

Ter uma alimentação variada, cheia de alimentos nutritivos e saborosos, oferece diversos benefícios à saúde física e mental. Certos nutrientes estimulam a produção de hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina e a já conhecida endorfina, então são presença obrigatória em uma refeição saudável. Aliás, já existem estudos apontando que alguns alimentos, como o cacau, podem até ajudar a combater o estresse e, assim, a evitar a depressão e a ansiedade.

Conecte-se com pessoas

O ser humano é sociável por natureza, logo, estabelecer relações e conexões com outras pessoas é um tratamento coadjuvante simples para problemas sérios como depressão e ansiedade. Seja almoçando em família ou conversando com amigos pelas redes sociais, o importante é conectar-se com pessoas queridas. Então, no seu planejamento semanal, separe um tempinho para socializar, mesmo que pela internet.

Viva o presente

Focar nas coisas à sua volta, ou seja, no “aqui e agora” – que requer a conhecida “atenção plena” ou mindfulness– é uma boa tática para não se sentir sobrecarregado. Ao concentrar-se nas próximas metas e não no panorama geral, você melhora também sua saúde mental.

Cuide-se

Por mais que socializar seja muito importante, tirar um tempinho para você também é essencial. Seja para ler um livro ou apenas para pensar na vida, é bom separar alguns minutos do seu dia para focar somente em você.

Continue aprendendo

Estipular e cumprir metas de aprendizado impulsionam sua autoconfiança e autoestima. Além disso, expandir sua capacidade intelectual é sempre uma boa ideia. Caso fazer um curso tradicional não seja a sua praia, você pode fazer passeios culturais e conhecer novos países para expandir seu conhecimento de mundo e cuidar da saúde mental.

Corpo são

Essas dicas para manter a saúde mental também contribuem para manter o corpo são, uma vez que o psicológico influencia – e muito – no nosso corpo. Abaixo, veja mais algumas dicas para manter um estilo de vida saudável:

Pratique atividades físicas

Praticar exercícios físicos regularmente traz diversos benefícios para o corpo e para a mente, como dito anteriormente. Você pode unir o útil ao agradável e praticar esportes com amigos, animais ou crianças, pois o elemento social torna essa atividade mais prazerosa e benéfica. Entre algumas das vantagens dos exercícios físicos para o corpo, estão: ajudar no controle de peso, fortalecer músculos e ossos, aumentar a disposição, impulsionar a memória, manter a saúde do sistema cardiovascular e reduzir o risco de doenças crônicas. Ufa! Depois de todos esses benefícios, você vai pensar duas vezes antes de faltar na academia.

Descanse

Dormir e descansar bem oferecem maior disposição física e mental para enfrentar um novo dia. Então, procure dormir suas merecidas oito horas de sono – ou do quanto você precisa para se sentir 100% descansado – para começar todos os dias com muita energia. Caso tenha dificuldade para dormir, vale a pena criar um ritual, uma espécie de passo a passo das coisas a fazer um pouco antes de ir para a cama. Outra dica é: na hora de planejar sua rotina, separe pelo menos cerca de oito horas para o descanso.

Coma bem

A alimentação saudável é outro ponto muito importante para manter a saúde física e mental. Assim, para melhorar a alimentação de uma maneira simples, um bom primeiro passo é aumentar a ingestão de alimentos naturais e evitar exageros. Mas o importante mesmo é seguir uma alimentação de acordo com seus limites e desejos, afinal, você deve ser feliz com suas escolhas e pode se permitir uma pizza com refrigerante de vez em quando. Na hora de criar um cardápio semanal balanceado, procure equilibrar no prato quantidades suficientes de carboidratos, proteínas, legumes e verduras. E para quem tem pouco tempo para cozinhar todo dia, uma dica é preparar todas as refeições da semana em um único dia e congelar em potinhos para comer bem a semana toda.

Agora que você já sabe como manter a mente e o corpo saudáveis, o que acha de colocar todas essas dicas em prática? Para te ajudar nessa missão, o “Que bem que faz” selecionou uma série de artigos sobre Bem-estar, Saúde, Alimentação e Vida Equilibrada. Acesse essas informações exclusivas e transforme a sua rotina. 

Perguntas frequentes

Como cuidar da saúde mental?

Cuidar da saúde mental não é nenhum bicho de sete cabeças: com pequenas mudanças no seu dia a dia, você consegue melhorar – e muito – a sua saúde mental. Algumas dicas são: aprenda uma coisa nova, seja otimista, pratique atividades físicas, converse com amigos e alimente-se bem. 

Como ter uma vida mais leve?

Na hora de planejar sua rotina leve e saudável, você deve separar um tempo para cuidar da sua saúde física, mental e social. Assim, além do trabalho, escola ou outras obrigações, reserve um tempo para exercícios físicos, encontros com amigos, preparação de comidas saudáveis, descanso e atividades agradáveis.

Como cuidar da saúde física?

Para cuidar da saúde física, é importante cuidar também da saúde mental e social. Assim, além de se alimentar bem, praticar exercícios físicos regularmente e dormir pelo menos oito horas por noite, você deve também tirar um tempo para você, pensar positivo, conectar-se com pessoas queridas, viver um dia de cada vez e fazer muitas outras coisas por você.