Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Café e Longevidade

Café contém compostos antioxidantes que auxiliam na longevidade, assim como o chá?

A alimentação saudável é um dos pilares essenciais para alcançar longevidade e garantir qualidade de vida para o público 50+. Por isso, muitos nutricionistas já são adeptos aos chás e alimentos antioxidantes, como o cacau. Porém, o café também contém compostos bioativos associados à proteção e envelhecimento saudável. Entenda se a bebida pode ser mais uma aliada na busca pela longevidade a seguir.

O poder dos alimentos na longevidade

A nutrição é um dos fatores-chave na longevidade. O processo de envelhecimento é complexo e envolve inflamação e estresse crônico. Portanto, alimentos com poder antioxidante e anti-inflamatório compõem uma dieta para longevidade e envelhecimento saudável.¹

Uma alimentação equilibrada evita deficiências de micronutrientes e excesso de substancias nocivas. Alimentos saudáveis, ricos em fibras e polifenóis, mantém o balanço da microbiota intestinal, fundamental para a saúde.¹

A nutricionista Vivian Cognetti explica: “Pensar em longevidade nos convida a olhar para os nossos hábitos diários que incluem: alimentação, exercícios, sono, gerenciamento de estresse, cultivo de emoções e uma perspectiva positiva sobre a vida. A alimentação é um destes pilares”.

Além disso, Vivian enfatiza a importância de uma alimentação natural e balanceada: “Ela é a base de todo plano alimentar. Podemos dar pitadas de saúde na alimentação dos pacientes através de alimentos funcionais que contribuem com fitoquímicos “.

Chás e envelhecimento saudável

Os chás, especialmente o chá verde, são associados à longevidade por conta de seus polifenóis com atividade antioxidante. Também têm ação na microbiota gastrintestinal, o que gera resposta no sistema imune. ²

“Os chás auxiliam na longevidade fornecendo substâncias protetoras à nossa saúde. Os compostos vão depender do chá. Por exemplo, o chá-verde, é uma boa fonte de catequinas, compostos com alto poder antioxidante que combatem a ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento” acrescenta Vivian.

 

LEIA TAMBÉM => Fitoquímicos encontrados em uma xícara de chá

Café e seus compostos antioxidantes

O café é fonte de ácido clorogênico, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, e pode auxiliar na longevidade. Estudos clínicos mostram efeitos positivos no controle da glicemia, pressão arterial e níveis de colesterol. Assim, pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, tumores e inflamação hepática. Ao contrário da crença popular, a ciência mostra que o consumo de café não está associado com arritmias. ²

Vivian afirma que o café pode auxiliar na longevidade tanto quanto os chás e o cacau. “É um alimento muito apreciado e possui os compostos bioativos, assim como os chás e o cacau. No café, destacam-se a cafeína, os compostos fenólicos e os ácidos clorogênicos que, dentre os efeitos, podem inibir a oxidação de colesterol- LDL, prevenindo a aterosclerose”.

A nutricionista ainda acrescenta que não controla a quantidade de café dos seus pacientes, e sim, sugere um equilíbrio: “O consumo moderado de café traz benefícios à saúde, mas o excesso já pode ser considerado prejudicial. Sabemos que muitos recorrem ao excesso de café por se sentirem cansados e sem energia. Se for este o caso, isto precisa ser cuidado”.

Então, o café também pode ser chamado de bebida da longevidade, assim como o chá. Apenas o excesso de carboidratos refinados, como o açúcar para acompanhar a bebida, deve ser cuidado, pois aumenta-se a glicação dos tecidos, processo que faz parte do envelhecimento. ²

Alimentos fontes de fitoquímicos com ação antioxidante e anti-inflamatória devem fazer parte de uma dieta equilibrada, com que contribui para o envelhecimento saudável e a longevidade. ‎O envelhecimento e, particularmente, o aparecimento de doenças relacionadas à idade estão associados à disfunção de tecidos e danos macromoleculares, alguns dos quais podem ser atribuídos ao acúmulo de espécies oxidativas. Portanto, é positivo adicionar aos planos alimentares bebidas ou alimentos, com ingredientes de origem vegetal ricos em polifenóis, como o café e os chás. ‎³

 
Nestlé por Crianças Mais Saudáveis Cultivado com Respeito: cafés Nescafe ® são 100% certificados e produzidos com todo respeito à natureza, a quem planta e a quem bebe.

por SPRIM Brasil

Referências:

  1. MOSKALEV, Alexey. Nutritional Regulation of Aging and Longevity. In: Nutrition, Food and Diet in Ageing and Longevity. Springer, Cham, 2021. p. 439-464.
  2. SIROTKIN, Alexander V.; KOLESAROVA, Adriana. The anti-obesity and health-promoting effects of tea and coffee. Physiological research, v. 70, n. 2, p. 161-168, 2021.
  3. MECCARIELLO, Rosaria; D’ANGELO, Stefania. Impact of polyphenolic-food on longevity: an elixir of life. An overview. Antioxidants, v. 10, n. 4, p. 507, 2021.

Bio Nestle