Entenda para que serve cada tipo de colágeno
O colágeno é a proteína mais abundante do corpo, compõe cerca de 70% da pele. É formado principalmente por aminoácido glicina (33%), hidroxiprolina (22%) e prolina. O organismo tende a perder proteína com o envelhecimento. A partir dos 25 anos, pode haver redução anual de 1 a 2%. Logo, suplementos com diversos tipos de colágeno vêm sendo utilizados na prática clínica para minimizar a perda natural e auxiliar na manutenção da saúde.1 - 3
Tipos de colágeno
Existem mais de 28 tipos de colágeno identificados, contudo o colágeno tipo I é o mais conhecido. Não apenas para prevenir sinais na pele, o colágeno hidrolisado é um suplemento utilizado na estética e saúde. Enquanto isso, utiliza-se o tipo II do colágeno como suporte para saúde das articulações . E o colágeno tipo III, sabe para que serve?
Confira no quadro abaixo onde cada tipo de colágeno é encontrado para entender suas funções.4
- Tipos de colágeno e onde são encontrados:
- colágeno tipo I: pele, osso, dentes, tendão, ligamentos, ligadura vascular e órgãos
- colágeno tipo II: cartilagens
- colágeno tipo III: pele, músculo liso de órgãos, tecidos fetais, vasos sanguíneos
- colágeno tipo IV: superfície celular, placenta
A nutricionista Amanda Machado falou sobre a prescrição suplementos de colágeno: “prescrevo todos os tipos (I, II e III), na conduta estética, no pós-cirúrgico, no desgaste de articulação”. Amanda foi além e deu a dica: “às vezes associo ao uso de algumas cepas probióticas para aumentar a biodisponibilidade do colágeno”.
O colágeno hidrolisado em peptídeos é o mais utilizado por haver boa absorção. A suplementação com colágeno tipo III, associado ao tipo I, é novidade e seu uso tem se tornado cada vez mais comum.
Leia também:
Colágeno tipo III - o que é?
O colágeno tipo III produz fibrilas e fibras reticulares e é secretado por fibroblastos e outras células mesenquimais. É encontrado principalmente na derme e na aorta, mas também é encontrado em órgãos, como útero, intestino, fígado, baço e medula óssea. No tendão e ossos, a proporção de colágeno tipo III para colágeno tipo I é baixa. O tipo III representa quase 10% do total de componentes de colágeno da cartilagem.5 - 6
Sendo constituinte importante da pele, bem como de órgãos, o colágeno tipo III também pode ser usado na estética, bem como na saúde da pele. É útil até mesmo para aumentar o consumo proteico do paciente para favorecer a cicatrização após cirurgias.

Vital Proteins®, líder em colágeno dos EUA, agora no Brasil, com diferentes fontes e tipos.
Por SPRIM Brasil
Referências:
- Oikarinen A. Aging of the skin connective tissue: how to measure the biochemical and mechanical properties of aging dermis. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 1994;10(2):47-52.
- Nuñez SM, et al. Collagen as a source of bioactive peptides: A bioinformatics approach. Electronic Journal of Biotechnology. 2020;48:101-8.
- SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça os processos de envelhecimento da pele e saiba como retardá-los [acesso em 11 de junho de 2021].
- LEÓN-LÓPEZ, Arely et al. Hydrolyzed collagen—sources and applications. Molecules, v. 24, n. 22, p. 4031, 2019.
- M.J. Nielsen, M.A. Karsdal, em Bioquímica de Collagens, Laminins e Elastin, 2016
- Hans Peter BächingerKazunori MizunoJanice A. VrankaSergei P. Boudko, in Comprehensive Natural Products II, 2010