Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Intestino e Imunidade: cereais e leite

Intestino e Imunidade: qual é a relação?

Compartilhar
Legenda: 
Intestino e Imunidade: cereais e leite
Atualizado em  novembro 2023

Você já deve saber que o intestino é uma peça fundamental para que todo alimento e bebida que consumirmos seja digerido e seus nutrientes, absorvidos.

Mas você sabia que além desse papel essencial, o intestino também tem um papel super importante para manter a imunidade? Isso mesmo!!

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Vamos te explicar aqui!

Bom, para começar, é preciso saber que o intestino é o lar de milhões e milhões de bactérias. Mas calma! Estas são bactérias “do bem”, e que juntas formam a famosa flora intestinal – ou microbiota!

E é a flora intestinal que forma uma barreira contra os invasores (como vírus e bactérias), potencializando assim as defesas do corpo. Além disso, a flora intestinal também compete por substâncias que são combustíveis para bactérias prejudiciais - prevenindo assim que elas se estabeleçam por lá!

Bom, mas para que todo esse mecanismo realmente possa funcionar, é preciso que a flora intestinal esteja saudável! E o problema é que isso nem sempre acontece: fatores como higiene, utilização de antibióticos, estilo de vida e alimentação podem fazer com que haja um desequilíbrio na flora – e aí acontece um maior crescimento de bactérias “do mal”, contra um número menor de bactérias “do bem”, o que pode resultar em infecções, por exemplo.

Mas nem tudo está perdido! A alimentação, por exemplo, também pode ajudar a manter a microbiota em dia, e garantir que o sistema de defesa do corpo esteja funcionando. E aqui vão 3 formas bem eficientes para ajudar nesta tarefa: consumindo fibras, prebióticos e probióticos!

As fibras, por não serem digeridas pelo corpo, são fermentadas pelas “bactérias do bem” do intestino, e com isso geram alimentos para as bactérias da flora intestinal, ajudando para que as defesas do corpo funcionem adequadamente! As fibras são encontradas em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas e também em produtos fortificados.

Os prebióticos podem ser considerados os “alimentos” das bactérias “do bem”. Sem eles, seria impossível essas bactérias viverem e se multiplicarem. Para incluir prebióticos na sua alimentação, procure consumir com frequência alimentos como alho, alho poró, cebola e banana.

Já os probióticos nada mais são do que as próprias bactérias “do bem”! Assim, ao consumir com regularidade alimentos contendo probióticos, você vai ajudar a manter a população destas bactérias amigas da saúde! Você pode encontrar probióticos no leite fermentado, coalhada, missô (fermentado de soja) entre outros.

Viu como é fácil incluir esses aliados da flora intestinal na sua alimentação agora mesmo? Então é colocar em prática para deixar sua imunidade em dia!

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.