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10 alimentos antioxidantes que fazem bem para a saúde

Legenda: 
Alimentos antioxidantes: couve

Antioxidantes são substâncias capazes de proteger as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo próprio organismo – ou seja, antioxidantes são substâncias que podem desacelerar processos degenerativos ou o envelhecimento de células, além de evitar outros tipos de problemas de saúde.

Felizmente, é possível encontrar antioxidantes de forma abundante na natureza, pois é uma substância encontrada em diversos alimentos, principalmente aqueles que são de origem vegetal.

Sabendo disso, o Que Bem Que Faz explica o que são antioxidantes, quais seus benefícios para o organismo e 10 alimentos ricos em nutrientes com propriedades antioxidantes que você pode incluir em sua dieta. Vamos nessa?

 

O que são antioxidantes?

Como dito anteriormente, os antioxidantes são substâncias que protegem as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres, evitando processos de degeneração e envelhecimento das células. Radicais livres são produzidos pelo próprio organismo após a exposição à fumaça de cigarro, luz solar e poluição do ar, além de outros problemas urbanos.

Os antioxidantes podem ser encontrados em abundância em diversos alimentos de origem animal ou vegetal. Um exemplo de alimento antioxidante é a laranja, que é rica em vitamina C, nutriente este que possui propriedades antioxidantes.

 

Quais os benefícios dos alimentos antioxidantes?

Antioxidantes podem trazer diversos benefícios para o organismo, pois ajudam a combater a proliferação de radicais livres. Esses radicais livres estão relacionados com a predisposição a doenças como a artrite, a perda da visão, a doença de Parkinson, o Alzheimer e o câncer.

Sendo assim, os benefícios que os alimentos antioxidantes trazem para o organismo incluem a prevenção dessas doenças. Mas não é apenas isso: alimentos antioxidantes podem melhorar a saúde de partes mais externas do corpo – como a pele, que pode ter uma melhora visível em seu aspecto – ou auxiliando na perda de peso.

Alimentos antioxidantes também ajudam na prevenção e melhora de gripes e resfriados, além de ajudar a combater problemas relacionados à inflamação de órgãos e músculos e contribuir para o funcionamento de certas partes do corpo, como o cérebro.

 

Quais são os alimentos antioxidantes?

Sabendo que os alimentos antioxidantes podem trazer diversos benefícios para o organismo, fica aqui a questão: afinal, quais são os alimentos ricos em nutrientes com propriedades antioxidantes? Veja na lista a seguir e descubra, também, algumas recomendações de receitas com esses alimentos.

Chocolate amargo

Muito conhecido pelos benefícios que pode trazer para a saúde, o chocolate amargo é a opção ideal de alimento antioxidante para aqueles que amam chocolate e não querem cortá-lo da dieta.

O chocolate amargo, devido à sua grande concentração de cacau se comparado com outros tipos de chocolate, possui também uma grande quantidade de nutrientes ricos em propriedades antioxidantes em sua composição.

Os antioxidantes presentes no cacau possuem a capacidade de ajudar no combate contra doenças do coração e inflamações no organismo. Além disso, o chocolate amargo ajuda no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Uma recomendação de receita com chocolate amargo para aqueles que amam chocolate é essa deliciosa receita de Bolo de Chocolate Amargo.

Noz-pecã

Sendo originária do México e da América do Sul, é um tipo de noz encontrada em grande abundância no Brasil. A noz-pecã é uma boa opção não apenas para quem procura por alimentos antioxidantes, mas também para quem procura por alimentos ricos em gorduras boas e minerais.

Os antioxidantes presentes na noz-pecã podem ajudar na regulação da pressão arterial e dos níveis de colesterol na corrente sanguínea, contribuindo com a prevenção de doenças do coração.

Apesar dos benefícios, a noz-pecã é rica em calorias, portanto, consuma com moderação. Uma recomendação de receita deliciosa com noz-pecã é essa de Petiscos Doce de Sementes de Abóbora, Noz Pecã e Frutas Secas.

Mirtilo

Uma ótima opção para quem está de dieta, o mirtilo é um alimento rico em nutrientes com propriedades antioxidantes e com baixo teor de calorias em sua composição nutricional, sendo um grande aliado na perda de peso.

Sendo considerado uma das frutas com maiores índices de propriedades antioxidantes, o mirtilo pode trazer diversos benefícios para o organismo, tais quais:

Sabendo dos benefícios que o mirtilo pode trazer para o organismo, uma recomendação de receita com esse alimento é a nutritiva e saborosa receita de Torta de Mirtilos e Pera.

Morango

O morango é provavelmente a fruta vermelha mais conhecida e consumida pelas pessoas. É uma fruta rica em vitamina C, nutriente com altas propriedades antioxidantes que pode trazer diversos benefícios para o organismo, como a diminuição do risco de desenvolvimento de anemia e uma melhora no aspecto da pele, unha e cabelos.

Além disso, o morango pode ajudar na redução das chances de uma pessoa desenvolver doenças do coração, diminuindo os níveis de colesterol da corrente sanguínea. O morango também ajuda na melhora da pressão arterial e da imunidade, evitando possíveis desmaios ou problemas de saúde, como gripes e resfriados.

Muito usado no preparo de sobremesas, o morango é uma fruta que pode ser adicionada em qualquer dieta. Sendo assim, uma recomendação de receita com morango é a saborosa receita de Torta de Laranja e Morango.

Framboesa

Outro alimento pertencente à família das frutas vermelhas, a framboesa é rica em vitamina C, nutriente com grandes propriedades antioxidantes que podem trazer uma série de benefícios para o organismo.

Assim como o morango, os antioxidantes presentes na framboesa podem ajudar, de forma evidente, na melhora do aspecto da pele, cabelo e unhas; e, de forma menos perceptível, na prevenção de doenças como a anemia, a pressão baixa, o colesterol alto e doenças do coração. A framboesa também pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Com sabor suave e ácido, a framboesa é, com certeza, um alimento que vale à pena adicionar à sua dieta. Nossa recomendação de receita com framboesa para você é a de Torta Cremosa de Chocolate e Framboesas.

Couve

A couve é um alimento pertencente à família dos vegetais crucíferos, ou seja, possui nutrientes semelhantes aos do brócolis e da rúcula. Mas que nutrientes são esses? A couve é rica em vitaminas A, C e K, que possuem propriedades antioxidantes que contribuem para a saúde do corpo.

Alguns dos benefícios que os antioxidantes presentes na couve podem trazer ao organismo são a melhora do sistema imunológico e dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. Além disso, a couve pode ajudar a regular a pressão arterial e a evitar alguns tipos de câncer e doenças do coração.

A couve pode ser usada no preparo de uma série de alimentos. Um exemplo é essa deliciosa receita de Farofa de Banana com Couve.

Repolho roxo

Nutritivo e delicioso, o repolho roxo é um alimento rico em nutrientes como as vitaminas C, K e A, que possuem grandes quantidades de antioxidantes em suas propriedades.

Assim como na couve, os antioxidantes presentes no repolho roxo podem ajudar na melhora dos níveis de colesterol na corrente sanguínea; e também na melhora da pressão arterial e do sistema imunológico, evitando problemas de saúde como gripes e resfriados.

O repolho roxo também pode ajudar a evitar alguns tipos de câncer, doenças neurológicas e doenças do coração. Uma recomendação de receita com repolho roxo é a receita de Salada com Molho Refrescante e Frutas.

Feijão

Surpreendentemente, o feijão não apenas é uma grande fonte de fibras e ferro, mas também de outros nutrientes com grandes propriedades antioxidantes que podem fazer muito bem para a saúde.

Os antioxidantes presentes no feijão podem ajudar a melhorar a imunidade, a pressão arterial e os níveis de colesterol no organismo. Além disso, o feijão pode ajudar na redução de processos inflamatórios no organismo, e no combate e prevenção a alguns tipos de câncer e doenças do coração.

Muito presente na culinária brasileira, o feijão pode ser usado no preparo de diversos pratos. Pensando nisso, uma recomendação de receita com feijão é o saboroso Refogado de Feijão.

Beterraba

Praticamente um superalimento, a beterraba pode trazer diversos benefícios para a saúde do organismo. Isso acontece porque a beterraba é um alimento rico em uma série de nutrientes, principalmente nutrientes com propriedades antioxidantes.

Os antioxidantes presentes na beterraba podem reduzir processos inflamatórios no organismo, além de evitar alguns tipos de câncer, como o de cólon e o de intestino.

A beterraba, assim como o feijão, pode ser preparada de diversas formas. Uma dica de receita com beterraba é essa suculenta receita de Muffin de Beterraba.

Espinafre

Outro alimento pertencente à família dos vegetais crucíferos, o espinafre é um alimento rico em vitaminas A, K e B2, além de uma série de minerais que podem trazer diversos benefícios para a saúde.

Os antioxidantes presentes no espinafre melhoram a pressão arterial e os níveis de colesterol no organismo, e prevenem o surgimento de doenças do coração e neurológicas.

Além disso, outros benefícios que o espinafre pode trazer para a saúde são a prevenção de doenças como a anemia, e a melhora da saúde dos olhos e dos ossos, evitando problemas de saúde como a osteoporose e a artrite reumatóide.

Uma recomendação com espinafre é a nutritiva e deliciosa receita de Creme de Espinafre.

Os alimentos ricos em nutrientes com propriedades antioxidantes podem trazer não apenas estes, mas uma série de outros benefícios para a saúde do organismo. Você pode encontrar mais informações nutricionais sobre estes e outros alimentos antioxidantes na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.


Perguntas frequentes

  • O que é um alimento antioxidante?

    Um alimento antioxidante é aquele que possui nutrientes capazes de proteger o organismo contra os efeitos dos radicais livres – substâncias que podem trazer diversos problemas de saúde, como o câncer.

  • Qual o alimento com maior quantidade de antioxidantes?

    O alimento com maior quantidade de antioxidantes provavelmente é a noz-pecã, que possui cerca de 10,6 mmol para cada 100 gramas de noz-pecã.

  • Qual a fruta mais rica em antioxidantes?

    As frutas com maior quantidade de antioxidantes em sua composição nutricional são as frutas vermelhas, pois possuem altos níveis de vitamina C dentre seus nutrientes.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/foods-high-in-antioxidants

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/325873

    https://www.webmd.com/food-recipes/antioxidants-your-immune-system-super-foods-optimal-health

    https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/antioxidants/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas