Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

11 alimentos que baixam o colesterol e fazem o coração bater no compasso

Legenda: 
Alimentos que baixam o colesterol: Aveia

O coração pode bater forte, mas precisa estar no compasso certo para que a vida seja longa. E o segredo para manter o ritmo certo das batidas é uma dieta saudável, com alimentos que baixam o colesterol. É claro que nós estamos aqui para facilitar a sua vida e, por isso, vamos oferecer uma lista de comidas gostosas para serem adicionadas ao cardápio do seu dia a dia.

É costume classificar o colesterol como bom ou ruim, mas ambos têm seus nomes científicos: o bom é o HDL, o ruim é o LDL. E se existe um tipo classificado como bom, é porque nem sempre o colesterol é uma coisa ruim para nós. Tem explicação para isso: o colesterol também é uma gordura capaz de fornecer estabilidade para as células do corpo, o que o faz funcionar bem. Só não pode ocorrer é o excesso.

É aí que entra uma dieta balanceada. Os alimentos que reduzem o colesterol elencados neste artigo agem no organismo de formas variadas. Alguns são ricos em fibra solúvel, que usa sua força para arrastar o colesterol para fora antes mesmo de ele entrar em circulação pelo corpo. Outros fornecem gorduras poliinsaturadas, e isso reduz o LDL. Ainda tem os que contêm esteróis e estanóis, substâncias capazes de bloquear a absorção do colesterol pelo organismo.

E um recado importante: o colesterol alto normalmente não apresenta sintomas. Por isso, é importante sempre consultar especialistas, para saber como anda sua taxa de colesterol. Mesmo com uma alimentação saudável, é bom estar de olho. Se for o caso, o médico pode te orientar a tomar remédios que auxiliem no processo de redução do colesterol.

Fatores de risco para colesterol alto

- Sobrepeso ou obesidade

- Má alimentação

- Falta de exercícios físicos regulares

- Tabagismo

- Histórico familiar de colesterol alto

- Diabetes

- Doença renal

- Hipotireoidismo

Consequências do colesterol alto

- Ataque cardíaco

- Angina (dor no peito)

- Pressão alta

- Doença vascular periférica

- Doença renal crônica

 

Lista de alimentos que reduzem o colesterol

1. Aveia - O café da manhã é o momento perfeito para comer aveia. Pode ser um mingau quentinho, um suco gelado ou acompanhando a salada de frutas: a aveia vai ajudar a reduzir o colesterol e te deixar com muita saúde. Isso porque ela é rica em fibra solúvel, que tem enorme potencial na redução das taxas de colesterol. É um alimento fácil de preparar e com preço acessível.

2. Cevada e outros grãos inteiros - são parceiros da aveia nessa luta contra o aumento na taxa de colesterol. Eles também dão aquela força na redução dos riscos de doenças cardíacas. Os grãos inteiros podem ser arroz integral, quinoa e milho, por exemplo.

3. Feijão - na mesa dos brasileiros ele está sempre presente. O feijão é rico em fibras solúveis, que demoram a fazer digestão, fazendo a sensação de saciedade durar por mais tempo. E aí vem outra boa notícia, além do equilíbrio do colesterol: o feijão ajuda a perder peso. É um alimento que pode ser preparado de várias formas, mas a mais famosa é a típica feijoada.

4. Berinjela - é uma grande aposta dos médicos naturalistas para a redução dos níveis de colesterol no organismo. Você pode consumir em forma de chá, de suco com laranja, nas saladas e até fazer uma lasanha de berinjela deliciosa e ficar super saudável.

5. Quiabo - é mais um vegetal com pouca caloria e, assim como a berinjela, fonte de fibra solúvel – portanto, um alimento que baixa o colesterol. E isso acontece porque as fibras contidas no quiabo se ligam aos sais biliares, uma espécie de esponja que age no fígado diminuindo a reabsorção da fibra, o que também ajuda na redução do colesterol.

6. Oleaginosas - aqui entram na lista as nozes, amendoim e amêndoas. Elas ajudam a perder peso, reduzem o colesterol e de quebra protegem o coração contra doenças sérias, como demonstram vários estudos. E a gente não pode esquecer que ajudam o intestino a funcionar bem. As oleaginosas são sinônimo de saúde.

7. Óleos vegetais - são uma ótima opção para substituir a manteiga ou o óleo de soja – que não são nada recomendáveis para quem quer manter o colesterol em dia. As opções são óleos vegetais líquidos feitos de canola, girassol, milho e cártamo.

8. Frutas vermelhas ou cítricas - pode acrescentar na lista de compras maçãs, uvas, morangos, amora, laranja, limão, acerola, abacaxi, caju e kiwi: elas fazem parte dos alimentos que baixam o colesterol por serem ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que age nessa redução.

9. Soja - tofu e leite de soja são apontados como alimentos que baixam o colesterol. Estudos apontam que a proteína de soja pode conseguir esse efeito no organismo num espaço de 6 a 8 semanas.

10. Peixes ricos em ômega-3 - na relação estão salmão, atum, sardinha, anchova e bacalhau. O efeito de redução do colesterol é causado pelo ômega-3, que também reduz os triglicerídeos e previne doenças cardíacas. O recomendado é que eles sejam incluídos na dieta pelo menos duas ou três vezes por semana.

11. Abacate - é uma fruta muito rica em nutrientes, entre eles fibras e gorduras monoinsaturadas – dois nutrientes que ajudam a reduzir o LDL "ruim" e aumentar o colesterol HDL "bom".

A gente colocou nas suas mãos todas as dicas para ter no prato vários alimentos que baixam o colesterol. Agora, faça um cardápio variado e mantenha a saúde em dia!


Perguntas frequentes

  • 1. Quais fatores contribuem para o aumento do colesterol?

    Alguns fatores ajudam a elevar a taxa de colesterol no sangue, são eles: sobrepeso ou obesidade, má alimentação, falta de exercícios físicos regulares, tabagismo, histórico familiar de colesterol alto, diabetes, doença renal e hipotireoidismo.

  • 2. Quais as consequências do colesterol alto?

    O colesterol alto pode provocar problemas sérios à saúde, entre eles as doenças cardíacas, podendo causar ataque cardíaco, angina (dor no peito), pressão alta, doença vascular periférica e doença renal crônica.

  • 3. Que alimentos baixam o colesterol?

    São vários os alimentos que baixam o colesterol e eles vão desde aveia, passando por vegetais e também frutas. Na lista estão: aveia, cevada, arroz integral, quinoa, milho, feijão, berinjela, quiabo, nozes, amendoins, amêndoas, óleos vegetais, peixe, soja e frutas como uvas, morangos, amora, laranja, limão, acerola, abacaxi, caju e kiwi.

  • 4. Quais os sintomas de colesterol alto?

    O colesterol alto normalmente não causa nenhum sintoma – seus efeitos, porém, são sentidos em eventos de emergência, como ataques cardíacos ou derrames. Portanto, não deixe de acompanhar seus níveis de colesterol nas visitas rotineiras ao médico, e mantenha um hábito de equilíbrio na alimentação.

Fontes:

https://www.health.harvard.edu/heart-health/11-foods-that-lower-cholesterol

https://www.scielo.br/j/cagro/a/hVMybtRVkhSHrbFbQHyxYDD/?lang=pt

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/N5YfB7kQGvXcWvnWZJWgVzs/?lang=pt

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/254490/1/Silva_VeraSoniaNunesda_D.pdf

https://www.ecycle.com.br/nozes/

https://socesp.org.br/sala-de-imprensa/press-release/confira-dez-alimentos-que-ajudam-a-reduzir-o-colesterol/

https://www.healthline.com/health/high-cholesterol#outlook

https://www.ecycle.com.br/colesterol-alto/

https://www.healthline.com/health/high-cholesterol-symptoms#symptoms

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas