Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bebidas para emagrecer funcionam?

Legenda: 
Bebidas para emagrecer: bebidas coloridas

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a parcela da população cujo Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou superior a 30 – consideradas obesas – passou de 11,4% para 13,9% em apenas três anos, entre 2006 e 2009.

Existem inúmeros fatores por trás da obesidade e do sobrepeso, como a genética da pessoa, possíveis doenças e fatores ambientais. Aqui, vamos focar nessa parte ambiental, ou seja, no contexto em que a pessoa está inserida e como ela se comporta nele: é a partir disso que pode acontecer o chamado desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. E quando o consumo calórico é maior do que as calorias gastas, o resultado é o ganho de peso!

A obesidade pode trazer riscos à saúde, boa parte deles associada à síndrome metabólica: um conjunto de alterações – como o colesterol alto, por exemplo – que ocorrem no corpo do indivíduo em reflexo ao aumento de peso e de tecido adiposo (a gordura).

Por outro lado, muita gente hoje procura manter um padrão de peso considerado saudável, a fim de melhorar a saúde e também a aparência.

Existem diversos tratamentos para a perda de peso. Tratamentos novos surgem quase diariamente, dentre os quais se destacam principalmente as mais variadas dietas, inclusive a dieta líquida, e algumas delas utilizam as milagrosas bebidas para emagrecer – prometendo controlar a ingestão alimentar, seja por meio de alimentos líquidos ou sólidos.

 

Dieta líquida emagrece?

Depende. O fato de você tornar uma refeição líquida não faz com que ela tenha menos calorias do que consumi-la em forma sólida. Assim, se você comer banana, mamão, aveia, canela e tomar um copo de leite, isso fornecerá as mesmas calorias de tomar um shake com esses ingredientes.

Na verdade, vale ressaltar que, facilmente, acontece o contrário: um shake pode conter mais calorias (e menos nutrientes) do que um prato de comida. Além disso, o fato de a dieta ser líquida facilita e acelera a digestão, muitas vezes deixando a pessoa com fome mais rapidamente.

 

Bebidas para emagrecer

Existem bebidas que podem contribuir para o emagrecimento, mas dificilmente elas são vendidas exclusivamente com esse apelo ou com a denominação de bebida para emagrecer.

Café, guaraná, chá preto, chá branco, chá verde, chá de gengibre e whey protein são exemplos de bebidas que podem dar uma mãozinha para emagrecer, pois aceleram um pouco o metabolismo, mobilizam mais gordura e, portanto, deixam a pessoa mais ativa ou mais saciada, reduzindo a fome e a busca constante por alimento.

Vale lembrar que, por mais que existam bebidas que podem ajudar a emagrecer, não existe magia. Se a pessoa toma uma delas, mas não adota uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva nem faz exercícios físicos regularmente, estará tampando o sol com a peneira! Além disso, como dissemos, algumas variedades de bebidas para emagrecer, como shakes e vitaminas, podem ser mais calóricas do que comidas sólidas, dependendo dos ingredientes.

Por isso é que não é uma regra que bebidas para emagrecer realmente emagreçam, ou que emagreçam mais do que “comida” sólida. Isso depende do conteúdo da bebida para emagrecer, do quanto ela te deixa saciada e, principalmente, da sua adesão a essa estratégia.

 

Beber água emagrece?

Os centros da fome e da sede no nosso cérebro funcionam de forma muito semelhante. Por isso, a fome que muitas vezes sentimos (principalmente aquela fome que nada mata) é na verdade a falta de uma bebida milenar, extremamente importante para o emagrecimento: a água. Você estava com sede. Assim, beber água emagrece, especialmente para quem confunde essa sede com a fome.

Para evitar esse problema, mantenha-se hidratado! Multiplique seu peso, em kg, por 35, para descobrir sua necessidade mínima de água (em ml) por dia. E não esqueça: entre as bebidas para emagrecer, a água é a sua maior aliada. Caso não curta muito a água em si, não se preocupe: vale apostar em variações como água com limão ou outras águas saborizadas ou aromatizadas.

E aí, como anda seu consumo de água?


Perguntas frequentes

  • O que é bom para tomar para emagrecer?

    A melhor recomendação de bebida para emagrecer é a água. Como a parte do nosso cérebro que “sente” fome funciona de maneira muito parecida com a parte que “sente” sede, às vezes aquela fome inexplicável pode ser saciada com um copo d’água.

  • Existe bebida para emagrecer?

    Existem bebidas que podem dar uma mãozinha, como o chá preto e o chá de gengibre, mas nenhum alimento tem mais ou menos calorias só por ser líquido. Muitas vezes, o que acontece é o contrário: uma pessoa que come banana e maçã com aveia e toma um copo de leite pode estar ganhando menos calorias do que aquela que bate essa combinação no liquidificador e coloca açúcar.

  • Referências Bibliográficas

    Marcelino, L. F., & Patrício, Z. M. (2011). A complexidade da obesidade e o processo de viver após a cirurgia bariátrica: uma questão de saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva,16, 4767-4776. Acessado em, 01 de Setembro de 2021. Disponível em .

    Abrantes, M. M., Lamounier, J. A., & Colosimo, E. A. (2002). Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes das regiões Sudeste e Nordeste.J pediatr,78(4), 335-40. Acessado em, 01 de Setembro de 2021. Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/jped/v78n4/v78n4a14>

    CHOI, Bong-Keun; PARK, Sung-Bum; LEE, Dong-Ryung; LEE, Hae Jin; JIN, Ying-Yu; YANG, Seung Hwan; SUH, Joo-Won. Green coffee bean extract improves obesity by decreasing body fat in high-fat diet-induced obese mice. Asian Pacific Journal Of Tropical Medicine, v. 9, n. 7, p. 635-643, jul. 2016. Medknow. http://dx.doi.org/10.1016/j.apjtm.2016.05.017.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas