Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

8 benefícios da graviola para a saúde

Legenda: 
Benefícios da graviola

Hoje nós vamos conversar um pouco sobre a graviola. Você já provou essa fruta alguma vez? Apesar de ser considerada uma fruta exótica por não fazer parte da lista de frutas mais consumidas pelos brasileiros, a graviola é muito cultivada, principalmente nas regiões mais quentes do país. Por isso, nós decidimos preparar para você um artigo sobre os benefícios da graviola para a saúde. Durante a leitura, você vai entender um pouco mais sobre as propriedades dessa fruta e como os benefícios da graviola podem te ajudar a melhorar sua saúde. Confira!

 

O que é a graviola? De onde ela vem?

Apesar de ser originária da América Central e Caribe, a graviola é muito cultivada no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, pois se adapta melhor a climas quentes e úmidos. Ela tem um aspecto meio selvagem à primeira vista – por causa das cerdas da sua casca, que se parecem muito com espinhos –, mas ao parti-la ao meio, encontramos uma polpa branca, macia e cremosa.

Quem já experimentou graviola sabe que seu sabor é ácido e cítrico, podendo ser comparada com outras frutas que apresentam essa mesma característica, como abacaxi e morango. Além do sabor agradável, os benefícios da graviola para a saúde são diversos. Vamos conferir que benefícios são esses?

 

Quais são os principais nutrientes da graviola?

Muitos benefícios da graviola são atribuídos à alta concentração de água presente na fruta (a água representa cerca de 80% da sua composição). Além disso, diversas vitaminas e minerais fazem parte da composição nutricional da graviola: a fruta é rica em vitamina A, C e complexo B, além de conter minerais benéficos à saúde, como zinco, potássio, cálcio e ferro. Os benefícios da graviola ainda se estendem ao combate aos radicais livres, pois a fruta é rica em antioxidantes que ajudam a combater, entre outras coisas, o envelhecimento precoce.

 

Benefícios da graviola

Os povos indígenas do Caribe atribuíram várias propriedades de cura à graviola e diziam que ela combate diversas doenças. Com os atuais estudos científicos, parte desses benefícios da graviola à saúde foi comprovada. Quer saber quais? É só acompanhar essa lista que preparamos com alguns benefícios da graviola. Confira abaixo e descubra como essa fruta tão saborosa pode ser uma ferramenta para te ajudar a melhorar a saúde!

Benefício da graviola 1: Controle da diabetes

As fibras representam boa parte da composição, e dos benefícios, da graviola. É que as fibras ajudam a regular o organismo e a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo uma ótima opção para quem é portador de diabetes. Além disso, ajudam a controlar a pressão sanguínea.

Benefício da graviola 2: Ajuda na digestão

Os benefícios da graviola que têm a ver com fibras não param apenas na regulagem do açúcar no sangue. As fibras são famosas por regular o intestino, mas a verdade é que elas ajudam em todo o processo de digestão. Elas, por exemplo, ajudam a formar uma parede no estômago que turbina a absorção de nutrientes.

Benefício da graviola 3: Prevenção do envelhecimento precoce

Mais um benefício da graviola para pôr na lista: ela é um alimento rico em substâncias antioxidantes, como os flavonoides, que auxiliam no combate aos radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento das células humanas

Benefício da graviola 4: Ajuda na prevenção do câncer

Até nas folhas encontramos benefícios da graviola. Alguns estudos indicam que o chá de folha de graviola pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, pois a bebida contém um composto chamado acetogenina, que possui propriedades antitumorais, que pode ajudar na prevenção da doença. Mas é preciso estar atento! A bebida não deve ser utilizada como tratamento, mas apenas como um coadjuvante na prevenção ao câncer.

Benefício da graviola 5: Diurético natural

Como já vimos, a graviola é uma fruta rica em água. Por isso, além de ajudar a hidratar o corpo, consumir graviola com frequência pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos, visto que a fruta possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o excesso de líquido no corpo. Mais um benefício para pôr na conta.

Benefício da graviola 6: Anti-inflamatório natural

Um dos maiores benefícios da graviola é que a fruta pode agir como um anti-inflamatório natural e ajudar a combater as inflamações no corpo. A graviola possui propriedades que ajudam a aliviar os sintomas da gastrite, da amigdalite e de diversos outros tipos de inflamação.

Benefício da graviola 7: Ajudar a diminuir a acne

Por ser rica em vitamina C, a graviola possui substâncias anti-inflamatórias e antifúngicas (que combatem os fungos), o que pode ajudar a reduzir inflamações como a acne. Além de ser rica em água, elemento essencial para manter uma pele hidratada e saudável. Um benefício da graviola que pode ajudar você na aliada rotina de skincare.

Benefício da graviola 8: Ajuda a emagrecer

Outro benefício da graviola que entra na conta das fibras. Por ser uma fruta rica em fibras, a graviola é uma boa opção para quem está em processo de emagrecimento, pois ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade após as refeições, além de ser um alimento de baixa caloria.

 

Como consumir a graviola?

Os benefícios da graviola podem ser alcançados por meio do consumo da polpa da fruta in natura, como suco ou por meio do chá de graviola, feito com folhas de annona muricata, árvore que dá origem à fruta. Nos links abaixo você pode conferir algumas sugestões de receitas que vão te ajudar a incluir os benefícios da graviola no seu cardápio diário!

Suco de graviola e maçã: para quem procura uma opção para os dias de calor, o suco de graviola pode ser uma ótima pedida! A acidez da fruta forma uma bebida agradável e refrescante que unida à maçã vai te fornecer sabor e todos os benefícios da graviola!

Sorvete de graviola: o sorvete de graviola é uma ótima opção para quem procura uma sobremesa saborosa e nutritiva! Você vai se surpreender com a facilidade dessa receita tão saborosa!

Chá de graviola: fácil de fazer, o chá de graviola é cai bem para quem é fã de um bom chá! A bebida quente é capaz de fornecer todos os nutrientes e benefícios da graviola para a saúde!

Se você gostou desse artigo e quer estar sempre atualizado sobre saúde e nutrição, não deixe de acompanhar as publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Quem não pode comer graviola?

    O consumo da fruta e do chá não é recomendado a pessoas com hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue), pois a graviola ajuda a baixar a pressão arterial e o nível de açúcar no corpo. Para pessoas com aftas e ferimentos na boca, o consumo da graviola pode causar desconforto, dada sua acidez.

  •  

    Graviola emagrece?

    Por ser rica em fibras, a graviola ajuda a prolongar a sensação de saciedade, podendo auxiliar no processo de emagrecimento. Mas é importante destacar que a fruta em si não tem esse poder, seus benefícios para o emagrecimento só podem ser alcançados junto à boa alimentação e à prática frequente de exercícios físicos.

  • Quem tem úlceras pode tomar suco de graviola?

    Sim! A graviola age como um anti-inflamatório natural. Desse modo, consumir o suco da graviola pode ajudar a combater a úlcera, assim como outros tipos de inflamação no organismo.

  •  

    Fonte

    https://ugm.ac.id/en/news/16544-studies-in-soursop-supplement-effect-in-people-with-hypertension

    https://health.clevelandclinic.org/soursop-benefits/

    http://www2.ipece.ce.gov.br/SWAP/swapii/salvaguardas/PLANTAS_MEDICINAIS_INDIGENAS.pdf

    https://hortodidatico.ufsc.br/graviola/

    http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1003/741

  •  

     
Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas