Legenda: chá de camomila

Os dias agitados estão te deixando louco e tudo o que você mais quer é um instante de paz e uma noite bem dormida? Há quem diga que nessas horas o que a gente mais precisa é de um abraço apertado e um chá quentinho. E se tem uma receita que pode te deixar calminho e te fazer dormir igual uma pedra é a de chá de camomila. Quem nunca ouviu “toma um cházinho de camomila pra acalmar?”.

Chá de camomila: Por que tomar, além de ficar calminho?

A camomila é uma erva que produz pequenas flores parecidas com margaridas que são secas e mergulhadas em água para fazer o chá de camomila. Existem vários tipos diferentes de erva de camomila, mas apenas aquelas das variedades romana, alemã ou egípcia são usadas para o chá. 

Conhecido por suas propriedades relaxantes, elogiadas para ajudar a ter uma boa noite de sono, o chá dessa plantinha te ajuda devido ao seu conteúdo de fitonutrientes, especificamente um composto chamado apigenina, que se acredita ter efeitos sedativos. 

Os benefícios da camomila são muitos, mas aqui vão alguns dos mais importantes para te convencer a tomar esse chá:

  • Ajuda no sono
    O chá de camomila é muito conhecido por ajudar quem está tendo dificuldades para dormir, já que não possui cafeína. Pelo contrário, ele tem uma substância chamada apigenina, que tem efeito sedativo.
  • Ajuda na digestão
    Você sabia dessa? A camomila é uma das principais plantas usadas para ajudar no tratamento de problemas como indigestão, dores abdominais e náuseas. Por isso seu consumo também pode ser feito após as refeições.
  • Diminui cólicas menstruais
    O chá calmante também auxilia na redução da contração involuntária dos músculos, movimento que causa cólicas menstruais.
  • Melhora a imunidade
    A camomila é cheia dessas substâncias antioxidantes, chamadas flavonoides, que vão ajudar a dar aquele “up” no seu sistema imunológico. Isso acontece porque os antioxidantes ajudam a proteger as células do nosso corpo e melhoram a imunidade.
  • Suaviza olheiras
    E não estamos falando de corretivo aqui, hein! É o chá de camomila mesmo. Por ser um anti-inflamatório e antioxidante natural, o chá ajuda a diminuir as marcas na região dos olhos e o aspecto escuro que as olheiras podem ter.    

E é bem simples para usar o chá de camomila nas olheiras. Basta usar discos de algodão para absorver o chá. Coloque um disco por cima de cada olho e depois deixe em compressa por uns 20 minutos.

E não é que a camomila é boa mesmo?! Além de tudo isso, o chá de camomila serve também para aliviar o estresse, reduzir acnes, diminuir o inchaço e cuidar da pele. O skin care que a gente sempre sonhou!

Como fazer chá de camomila

Parece óbvio: é só colocar o saquinho na água quente…. mas sempre dá pra ficar melhor! Apesar de chamarmos de chá de camomila, essa planta, quando colocada em água quente, é considerada apenas uma infusão. 

Todo chá é uma infusão. Mas nem toda infusão é um chá: esse é o caso da camomila. Consideramos como “chá” toda bebida que vem da planta chinesa Camellia sinensis: como o chá verde, chá branco e chá preto. 

Como a camomila é uma flor, o contato dela com a água quente é uma infusão, assim como a erva-doce e a erva cidreira.

Mas mesmo assim, o jeito de  fazer o chá de camomila continua igual:

Dica: para cada 1L de água, utilize cerca de 10 gramas (1 colher de sopa) de camomila.

  • Esquente a água até formar bolhas.
  • Adicione a camomila (pode ser o sachê, mas dê preferência para as flores compradas a granel) em uma xícara ou use um infusor de metal.
  • Despeje a água quente;
  • Espere por volta de 3 minutos antes de servir. Esse é o tempo aproximado da infusão. Caso não tenha infusor em casa, use uma peneira pequena para coar as flores.
  • Está pronto o seu chá. Aproveite!

Porque não tomar chá de camomila: contra indicações

Tudo em excesso faz mal, e não seria diferente com essa flor simpática e aromática. Em um dia, você não deve tomar mais que três xícaras de chá. Além disso, pessoas que tomam remédios anticoagulantes devem evitar o consumo do chá de camomila. Em doses elevadas, essa erva pode potencializar os efeitos desse tipo de remédio.

Legenda: cha de saquinho

Camomila: não é só pra beber

Quem disse que a camomila só serve para fazer chá? Aqui vão algumas dicas preciosas para você criar o seu momento de autocuidado e bem-estar:

  • Compressa
    Não jogue fora os saquinhos de chá! Eles podem virar uma ótima compressa para a região dos olhos ou acnes, basta levá-los à geladeira (ou ao freezer) e esperar que fiquem gelados. A outra opção é fazer o chá de camomila, deixar que esfrie e, em seguida, umedecer discos de algodão para fazer as compressas.
  • Escalda-pés
    Talvez você não conheça essa expressão, mas é algo simples e relaxante: basta adicionar o chá morno em uma bacia e aproveitar o momento deixando seus pés de molho por um tempo. Você também pode acrescentar algumas gotas de óleo hidratante da sua preferência. 
  • Calmante para a pele
    Está com a pele um pouco irritada por conta da exposição ao sol? Um chá de camomila bem geladinho vai ajudar a acalmar a área. Use um borrifador para facilitar.

Cheia de benefícios e utilidades, a camomila é uma flor que pode melhorar a qualidade de vida e deixar o seu dia a dia mais tranquilo.

Perguntas que todo mundo faz

Para que serve o chá de camomila?
A camomila ajuda a ter sono e tem efeito calmante. Por isso, o chá é uma boa pedida antes de dormir e também se você estiver sentindo cólicas. É possível também usar a camomila para compressas e escalda-pés.

Quais os benefícios do chá de camomila?
Além da melhora no sono, o chá dessa flor é bom para suavizar olheiras, melhorar a imunidade, diminuir o inchaço e auxiliar na digestão.

Chá de camomila realmente dá sono?
Sim. Não é apenas uma crença: há estudos científicos que comprovaram a eficácia do chá em mulheres pós parto que tinham dificuldade em pegar no sono por conta do efeito sedativo da apigenina.

Quais as contra indicações do chá de camomila?
Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo do chá de camomila, pois ele pode intensificar o efeito desses remédios.

Posso tomar chá de camomila gelado?
Sim. Aqui a diferença entre quente ou gelado será apenas o seu paladar. A verdade é que nas duas formas de preparo o chá preserva os nutrientes e faz bem à saúde. 

Fontes:

https://food.ndtv.com/food-drinks/13-incredible-chamomile-tea-benefits-drink-up-1629069

https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-chamomile-tea

http://www.cofen.gov.br/uso-de-cha-com-remedio-exige-cautela_5583.html

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.