Legenda: chá mate

No Sul, chimarrão. No Centro-Oeste, tereré. E nas lindas e quentes praias brasileiras, o bom e velho chá-mate bem geladinho. O que estas três bebidas têm em comum? A erva-mate. Mas você sabia que além de tradicional e saborosa, ela também faz muito bem para a saúde? Não sabia? Pois pega tua cuia ou tua guampa e se liga, porque o Que Bem que Faz vai te explicar tudo!

Erva-mate: o que é e qual efeito no seu corpo?

A erva-mate tem muita coisa boa que faz bem de verdade. Ela contém, por exemplo, bastante cafeína e, por isso, tem um efeito estimulante comparável ao do café. Mas não é só isso: a cafeína também possui antioxidantes que ajudam a evitar o envelhecimento das células.

Chá-mate: para que serve esta bebida?

Além dos efeitos benéficos da cafeína, a erva-mate tem mais uma série de compostos que podem trazer benefícios à saúde, como também as vitaminas A, B1, B2, B6, C e E. Veja abaixo apenas alguns dos benefícios dessa erva tão consumida no Brasil.

  • Perda de peso: sim, o mate é capaz de atuar sobre o nosso metabolismo e, principalmente, de causar uma sensação de saciedade, o que pode facilitar a vida na hora da dieta: Redução do colesterol: estudos apontam que a erva-mate ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, o que pode reduzir riscos relacionados a problemas no coração;/p>

  • Efeito diurético: o mate colabora para a eliminação de líquidos pelo corpo;

  • Efeito anti-inflamatório: as substâncias que ajudam a reduzir o colesterol também possuem efeito anti-inflamatório; 

  • Melhora a digestão: como atua no nosso metabolismo, o mate também ajuda a liberar os sucos digestivos que “quebram” os alimentos que ingerimos. Não é à toa que muita gente toma chá-mate depois das refeições.

*Lembre-se de que nenhum alimento deve substituir o tratamento convencional. É importante sempre consultar um médico e um especialista. Além disso, pessoas com hipertensão devem evitar o consumo excessivo de bebidas feitas a partir da erva-mate. Neste, caso uma boa pedida é o chá de capim-cidreira, que irá auxiliar para baixar sua pressão.

Com esse monte de benefícios da erva-mate, da próxima vez que você vir gente tomando chimarrão em roda ou curtindo um mate gelado na praia, vai saber que essas pessoas não estão apenas preservando tradições, mas também a saúde!

Como preparar o chá-mate?

Como vimos, há muitas formas de se consumir a erva-mate: chimarrão, tereré, chá. Todas trazem benefícios semelhantes. O importante é consumir de maneira consciente e constante, fazendo disso um hábito. 

Como fazer o chá-mate:

  1. Aquecer 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas, sem ferver;

  2. Acrescente 1 colher de sopa de folhas torradas de erva-mate; mexa bem;

  3. Tampe a caneca e deixe descansar por 5 minutos;/p>

  4. Coe numa xícara;

  5. O chá-mate está pronto!

Você pode acrescentar umas folhas de hortelã ou umas gotas de limão para dar mais sabor ao seu chá. Se quiser beber gelado, basta esperar que ele esfrie um pouco mais e levar à geladeira.

Como fazer o tereré:

  1. Comece acondicionando a erva na guampa, até que atinja ¾ do volume.

  2. Deitar o copo em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente. É interessante pressionar a erva com a bomba para que fique mais firme.

  3. Molhar a erva com um pouco de água gelada para que ela fique inchada. Continuar com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar de 30 segundos a um minuto.

  4. Despejar a água gelada ou suco de limão.

E está pronto o seu tereré.

Como fazer o chimarrão:

1 – Preencher a cuia (recipiente) com 2/3 de erva-mate para chimarrão.

2 – Tapar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia.

3 – Na parte vaga você deve colocar a água morna (apenas para começar seu chimarrão). Colocando água morna você não queima a erva-mate e não deixa seu chimarrão amargo. Nas demais cuias a água correta é aquela que chia na chaleira ou 64ºC, sem deixá-la ferver.

4 – Tape a boca da bomba com seu dedo polegar e coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à sua parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque seu chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, seu chimarrão estará pronto.

5 – Agora só falta saborear a deliciosa Erva-mate. Se preferir use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento da bomba, desta forma você se concentra unicamente em apreciar o sabor da erva-mate.

Chá-mate: contraindicação

Além dos hipertensos, é importante que pessoas alérgicas a alguma das substâncias da erva-mate evitem consumi-la

Também é preciso ter sempre a consciência de que nenhum chá substitui a água, quando o assunto é hidratação do corpo. E vale lembrar que o consumo excessivo de qualquer coisa, ainda que ela seja saudável em si, pode ser prejudicial à saúde. É comum ouvirmos falar de pessoas que consomem mais de um litro de chá gelado por dia, por exemplo, o que pode não ser muito bom para elas.

Por fim, é bom lembrar que é recomendado que as gestantes evitem consumir mais de 300 mg (mais ou menos seis xícaras de mate) de cafeína por dia. O mesmo vale para as mães que amamentam e para as crianças. 

Perguntas Frequentes

Para que serve o chá mate?

>O chá mate tem propriedade diurética, ajudando no combate à retenção de líquidos, a desintoxicar e desinchar o corpo. Ajuda ainda na digestão, a diminuir o colesterol e a prevenir o envelhecimento.

Como fazer o chá mate?

O modo de preparo é simples: aquecer 200 ml de água; acrescentar 1 colher de sopa de erva-mate; deixar em infusão por 5 minutos e coar.

Quais os riscos do chá mate?

Por ser estimulante, pode fazer mal aos hipertensos.

Quem não pode tomar chá mate?

Não é recomendável para gestantes, lactantes e crianças, além de pessoas que usam medicamentos diuréticos. Sempre consulte um médico e um especialista.

O tereré se bebe quente ou gelado?

O tereré ou tererê é uma bebida a base de erva-mate e água fria. O tereré é um produto típico da América do Sul, difere do chimarrão pela temperatura em que é ingerida. Destaca-se em seu consumo o Paraguai, e a região centro oeste do Brasil.

O chimarrão se bebe quente ou gelado?

O Chimarrão é uma bebida típica do Sul da América do Sul, feita com as folhas e os ramos secos e triturados da erva-mate, misturados com água quente.

Posso beber o chá-mate quente? 

O chá-mate pode ser ingerido tanto quente como frio ou gelado.  

Onde comprar a erva-mate?

A erva-mate pode ser encontrada em supermercados, mercados públicos e lojas de produtos naturais.

 

Fonte:

https://mejorconsalud.as.com/beneficios-de-la-yerba-mate-para-la-salud/

https://www.healthline.com/nutrition/8-benefits-of-yerba-mate

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.