Alivie a sinusite com esses chás naturais!

Alivie a sinusite com esses chás naturais!

Quem sofre com a sinusite sempre está buscando diversas formas de aliviar seus sintomas. Por ter compostos naturais eficazes, os chás para sinusite costumam oferecer bons resultados, o que é super positivo, já que a doença pode causar muito desconforto!

Para entender mais sobre os tratamentos naturais e como os chás para sinusite podem ser administrados para ajudar nos sintomas da doença, continue a leitura.

O que é a sinusite?

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Os seios da face são responsáveis por aquecer o ar que inspiramos, dar ressonância à voz e sustentar o peso do crânio.

De forma geral, esses seios da face possuem algumas glândulas produtoras de muco, além de cílios que ajudam a eliminar materiais estranhos que respiramos, como poeira. Isso acontece o tempo todo, mesmo que as pessoas não percebam.

Essa região, no entanto, é diferente em cada pessoa! O que isso significa? Que a anatomia pode ser diferente.

Isso também pode aumentar as chances de infecções ou alergias, o que facilita o desenvolvimento de problemas respiratórios, como a sinusite.

Tipos de sinusite

Para explicar melhor, existem dois tipos de sinusite:

Sinusite aguda

A Sinusite Aguda acontece, em sua maioria, por problemas respiratórios causados por agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus, além de fatores alérgicos, como poeira e choque térmico.

Os chás para sinusite costumam ajudar nesse tipo de problema, até mesmo evitando a medicação. No entanto, reforçamos sempre a necessidade de consultar um médico.

Cadastro

Sinusite Crônica

Já a Sinusite Crônica acontece quando o quadro persiste por mais tempo, em torno de três meses ou mais, ainda que a pessoa tenha feito diversos tratamentos.

Ela pode ser causada por uma infecção, por crescimentos nos seios da face, ou pelo inchaço do revestimento dos seios da face.

Essa condição comum interfere na maneira como o muco é normalmente drenado, deixando o nariz entupido. Além disso, respirar pelo nariz pode ser difícil e incômodo, deixando a área ao redor dos olhos inchada ou sensível.

Sintomas da sinusite

Alguns dos sintomas mais característicos da sinusite são:

  • Nariz trancado, causando dificuldade em respirar pelo nariz;
  • Secreção espessa, amarela ou esverdeada do nariz;
  • Dor, sensibilidade, inchaço e pressão ao redor dos olhos, bochechas, nariz ou testa que pioram ao se curvar.

Outros sintomas podem incluir:

  • Pressão no ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos dentes;
  • Olfato alterado;
  • Tosse;
  • Mau hálito;
  • Fadiga;
  • Febre.

Alguns chás para sinusite podem ajudar a aliviar esses sintomas, desbloqueando o nariz trancado e melhorando a respiração. Saiba mais como funciona!

Como funcionam os chás para sinusite?

Os chás para sinusite podem ajudar a aliviar alguns sintomas da doença, especialmente as dores de cabeça e congestão nasal.

Quando as passagens nasais ficam inflamadas devido a alergias ou infecções, beber uma xícara de chá quente é uma ótima maneira de relaxar o corpo.

Alguns chás com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar sintomas como dor de cabeça, sensação de pressão, nariz entupido e tosse.

Além disso, os nutrientes presentes nos chás possuem antioxidantes, calmantes , propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e até imunológicas. Quer conhecer os chás para sinusite? Continue lendo!

Quais são os chás para sinusite?

Alguns ingredientes possuem propriedades benéficas para o alívio dos sintomas. Podemos citar como exemplos de chás para sinusite:

Chá verde

O chá verd eé um remédio eficaz para infecções sinusais, pois é repleto de antioxidantes, que podem ajudar a afastar e combater infecções sinusais.

Chá de camomila

A camomila é uma flor que pode ajudar a acalmar sua mente e também tem efeitos nos seios da face. O chá de camomila pode ajudar a aliviar a coceira e a dor de garganta e até ajudar a desobstruir o nariz entupido.

Chá de limão

Espremer um limão no chá, ou beber chá de limão, é uma excelente maneira de aliviar a dor de garganta, pois além de ser rico em vitamina C, o limão possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o congestionamento nasal e o desconforto.

Chá de gengibre

As propriedades do gengibre ajudam a aliviar sintomas como a congestão nasal, além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Outras formas naturais de aliviar a sinusite

Além dos chás para sinusite, existem outras formas de usar produtos naturais para o alívio dos sintomas do problema. Algumas estratégias que você pode tentar adotar são:

Comer comida picante

Essa é outra forma de introduzir ingredientes na sua dieta que podem ajudar a aliviar sintomas da sinusite, como a congestão nasal, pois eles ajudam a abrir as passagens nasais. Pimenta, gengibre, wasabi e alho cru são alguns dos ingredientes que podem ajudar.

Compressa morna

Aplicar umatoalha quente ou uma bolsa de água quente na região do nariz pode ajudar a reduzir o inchaço da região. O calor também é eficaz na abertura das passagens nasais.

Lavagem com água salgada

Lavar o nariz com água salgada ajuda a limpar os seios nasais e aliviar sintomas de congestão. Você deve despejar a água com a cabeça inclinada e na pia. Assim, ela entra por uma narina e sai pela outra.

Uso de óleos essenciais

Outra forma que produtos naturais podem ajudar a aliviar os sintomas da sinusite é na sua versão em óleo, chamado aromaterapia. Há estudos que comprovam que o óleo essencial de melaleuca tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Você pode pingar algumas gotas na mão, esfregá-las e cheirar, ou usá-las como essência de umidificadores de ar. Outros óleos que podem ajudar são de hortelã, eucalipto, alecrim e lavanda.

Mesmo com uso de remédios naturais para aliviar os sintomas da sinusite, é muito importante consultar um profissional que possa fazer uma análise mais completa nos seus sintomas. Adotar hábitos saudáveis também ajuda a prevenir a sinusite e outros problemas respiratórios.

Quer mais dicas de saúde? Confira na Receitas Nestlé!

Contribuição de:

Maria Fernanda Burlamaqui Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas