Legenda: cha verde

Quem nunca reclamou daquela barriguinha saliente? Sempre tem um pneuzinho aqui ou outro ali que incomoda muita gente, não é verdade? E é aí que surgem as receitas milagrosas. É uma dieta daquilo, comer tal alimento em tal horário... são inúmeras tentativas. Uma delas é o famoso chá seca barriga. É comum ver influencers utilizando e recomendando a bebida. Mas será que isto funciona mesmo?

Primeiro, precisamos entender o que é o tal chá seca barriga. Na realidade, o termo é amplamente usado para se referir a todas as plantas com ações que ajudam a perder peso. Os três principais efeitos encontrados no chá são: acelerar o metabolismo, aumentar a vontade de fazer xixi, ou seja, a diurese, e controle do apetite. 

É sempre bom lembrar que o chá não faz milagre sozinho. É importantíssimo combinar uma alimentação saudável e balanceada a uma rotina de exercícios físicos.  De qualquer maneira, ele pode, sim, ser um aliado na perda de peso. 

 

Os efeitos do chá seca barriga

A famosa infusão (vamos entender mais a frente do que se trata) ativa efeitos “poderosos” que podem ser benéficos para o corpo. Os principais são: 

• Acelerar o metabolismo: algumas plantas têm substâncias estimulantes com propriedade termogênica, elevando a temperatura do corpo, melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a queimar calorias.

• Diurético: as ervas com ações diuréticas auxiliam no combate à retenção de líquidos, fazendo o corpo desinchar.

• Controle de apetite: algumas infusões proporcionam sensação de saciedade; outras, com sabor amargo, contribuem para diminuir a vontade de comer doces.

 

Chás para compor a sua dieta seca barriga

Como falamos acima, não existe apenas um chá seca barriga. São várias as ervas que podem exercer esta “função”. Listamos, abaixo, os principais chás seca barriga para você explorar os benefícios e sabores das infusões.

  • Chá verde: acelera o metabolismo e tem efeito termogênico; Além do sabor amargo que ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

  • Chá preto: acelera o metabolismo e tem efeito termogênico 

  • Chá de cavalinha: efeito diurético, evita a retenção de líquidos 

  • Chá de gengibre: acelera o metabolismo e tem efeito termogênico; Além de ajudar com a sensação de saciedade

Lembra da infusão? Pois bem, ela vai entrar agora. Infusão nada mais é que mergulhar em água fervente uma substância (neste caso, as ervas) para extrair dela princípios medicamentosos. E como dissemos acima, o chá seca barriga nada mais é do que a mistura de chás comuns. Confira o passo a passo de 3 chás:

Como fazer chá seca barriga

Lembra da infusão? Pois bem, ela vai entrar agora. Infusão nada mais é que mergulhar em água fervente uma substância (neste caso, as ervas) para extrair dela princípios medicamentosos. E como dissemos acima, o chá seca barriga nada mais é do que a mistura de chás comuns. Confira o passo a passo de 3 chás:

 

Como preparar chá verde

  • Aqueça 200 ml de água filtrada até formar bolhas; sem ferver;
  • Numa xícara, coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas de chá verde;
  • Despeja a água quente na xícara, mexa bem e tampe-a.
  • Deixe em infusão por 5 minutos;
  • Coe e sirva. 

 

Como preparar chá preto

  • Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar bolhas; sem ferver;
  • Numa xícara, coloque 1 colher (sopa) de chá preto;
  • Despeja a água quente na xícara, mexa bem e tampe-a;
  • Deixe em infusão por 5 minutos;
  • Coe e sirva.

 

Como preparar chá de cavalinha

  • Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar bolhas; sem ferver;
  • Numa xícara, coloque 1 colher (sopa) de cavalinha;
  • Despeja a água quente na xícara, mexa bem e tampe-a;
  • Deixe em infusão por 5 minutos;
  • Coe e sirva.

 

Chá seca barriga: contraindicação

Nenhum chá deve ser consumido em excesso. É recomendável beber de 1 a 4 xícaras por dia. Especialistas recomendam o uso do chá seca barriga durante um curto período, pois pode sobrecarregar o fígado e causar complicações renais. É contraindicado para gestantes, lactantes, crianças, e pessoas com  hipertensão e problemas renais. Procure sempre orientação médica.

Perguntas frequentes

 

O que é chá seca barriga e quais suas funções?
O chá seca barriga refere-se a diferentes tipos de ervas, cada uma com propriedade específica que contribui para o emagrecimento. As principais funções do chá seca barriga são: diuréticas, termogênicas e controle de apetite.

Como preparar o chá seca barriga?
Para conservar melhor as propriedades do chá seca barriga, deve-se fazer a infusão das folhas e consumir no mesmo dia.

Quais os ingredientes do chá seca barriga?
As principais plantas do chá seca barriga são o chá verde; chá preto; cavalinha e gengibre (que no caso é uma raiz); é bastante comum combinar com limão e alguma outras frutas, como laranja e abacaxi.

Qual o melhor horário para tomar o chá seca barriga?
Recomenda-se de jejum e nos intervalos das principais refeições. Evite tomar chá seca barriga próximo ao horário em que você for dormir, pois algumas ervas têm funções diuréticas e estimulam a fazer mais xixi.

Onde posso comprar as ervas que compõe o chá seca barriga?
As ervas podem ser encontradas em grandes supermercados e principalmente em lojas especializadas em produtos naturais. 

O chá seca barriga deve ser tomado quente?
Sim. As diferentes ervas que compõem o chá seca barriga devem ser preparadas por infusão, ou seja, mergulhadas em água quente. Esta também é a melhor forma de manter as propriedades medicinais da bebida.

Fontes:

healthline.com/nutrition/weight-loss-tea#TOC_TITLE_HDR_7

oglobo.globo.com/saber-viver/chas-emagrecedores-conheca-os-beneficios-os-cuidados-com-consumo-de-ervas-23452843

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.