Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chás para expelir pedras nos rins

Legenda: 
Chás para expelir pedras nos rins

Os rins são os órgãos responsáveis por fazer a limpeza do sangue. Eles filtram as toxinas que circulam a corrente sanguínea e as eliminam por meio da urina. Sendo assim, o mau funcionamento do filtro do corpo dificulta a eliminação dessas impurezas, que ficam alojadas nos rins e podem levar à formação das pedras e de outras doenças.

 

Qual a causa das pedras nos rins?

As pedras nos rins podem surgir por diversos motivos, os mais são os maus hábitos alimentares e a predisposição genética. Esses dois fatores contribuem para o acúmulo de toxinas no sangue, o que dificulta o trabalho de filtragem dos rins e propicia o surgimento das dolorosas pedras.

 

Quais são os sintomas causados pelas pedras nos rins?

Em alguns casos raros, as pedras nos rins não geram sintomas. Contudo, a maioria dos pacientes relata sentir os seguintes sintomas:

Caso você tenha algum desses sintomas, não deixe de procurar um médico!

 

Como é feito o tratamento para pedras nos rins?

O tratamento para pedras nos rins pode ser feito de duas maneiras:

Tratamento com medicamentos: depois de tomar os remédios, o paciente expele espontaneamente os cálculos pela urina;

Intervenção cirúrgica: em alguns casos, como quando, depois de tomar os remédios, as pedras não saem pela urina, é necessário fazer uma cirurgia para quebrar os cálculos para depois retirá-los dos rins.

Caso o seu médico não indique nenhum desses tratamentos, as ervas naturais podem dar uma mãozinha para eliminar as pedras nos rins. O tratamento natural para essa doença, em alguns casos, pode ser feito com a ajuda dos chás para expelir pedras nos rins. Essas bebidas são feitas por meio da infusão de alimentos medicinais, como a salsa, o chapéu de couro, o quebra-pedra e o hibisco. Todas essas plantas possuem uma característica comum: elas têm ação diurética no organismo – ou seja, aumenta o fluxo urinário, o que ajuda a eliminar pelo xixi o excesso de líquido e sódio no corpo.

 

Chás para expelir as pedras nos rins

A ação dos chás para expelir pedras nos rins pode ser um pouco diferente dependendo da composição da erva com que é feito. Alguns ajudam a evitar que os cristais de oxalato de cálcio, substância química que está mais presente na composição dos cálculos renais, se juntem uns aos outros e aumentem o tamanho das pedras. Já outros estimulam a produção de urina, o que ajuda a eliminar os cálculos pelo xixi. Confira abaixo algumas infusões que, sob prescrição médica, podem ser preparadas para conseguir esse efeito!

1. Chá para expelir pedra nos rins: chá de salsa

A salsa costuma estar na cozinha dos brasileiros como um tempero delicioso para diversos tipos de receitas. Mas essa não é a única função desse ingrediente! A salsa, além de oferecer uma gama de nutrientes, também ajuda a combater os cálculos renais. O chá para expelir pedras nos rins feito com a planta, por ser rico em ferro e flavonóides, possui propriedades diuréticas e depurativas, que aumentam a quantidade de xixi produzida, o que ajuda a eliminar as pedras nos rins.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferva a água, retire a água do fogo e em seguida junte a salsa na água fervida e mexa bem. Deixe em repouso por 20 minutos e tome ao longo do dia.

2. Chá para expelir pedra nos rins: chá de chapéu-de-Couro

Dependendo da região do brasil, o chapéu-de-couro pode ser chamado por diversos nomes, como chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mineiro, aguapé e por aí vai. Mas a unanimidade entre todas as localidades que conhecem essa planta medicinal é que o chápeu-de-couro é um ótimo chá para expelir pedras nos rins! Ele é capaz de produzir esse efeito porque possui função diurética e depurativa, que ajuda a eliminar os cálculos renais pelo xixi.

Ingredientes:

Modo de preparo:

3. Chá para expelir pedra nos rins: chá de quebra-pedra

Certamente, de todos, o mais famoso chá para expelir pedras nos rins é o chá de quebra-pedra. A infusão faz parte da medicina popular há muitos anos, e recentemente seus efeitos na saúde foram atestados pela ciência. Estudos realizados na Universidade Federal de São Paulo atestaram que a infusão da planta tem o poder de frear o aumento das pedras nos rins e de evitar que se formem novas. Além disso, o chá quebra-pedra ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico e a diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo para ferver por cerca de 5 a 10 minutos. Desligue o fogo, espere amornar, coe e beba ao longo do dia.

4. Chá para expelir pedra nos rins: chá de hibisco

Por essa, provavelmente, esperava! O hibisco é famoso por suas propriedades antioxidantes, anticoagulantes, e por favorecer o emagrecimento. Mas você sabia que ele também é um ótimo chá para expelir pedras nos rins? Isso acontece porque a bebida estimula a eliminação de líquidos pela urina, ou seja, ela possui ação diurética.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferva a água e depois adicione o hibisco seco, deixe repousar por 15 minutos, coe e beba em seguida. Este chá pode ser consumido até 4 vezes por dia.

 

Como prevenir as pedras nos rins?

Além de consumir os chás para expelir pedras nos rins, algumas mudanças de hábitos podem te ajudar a prevenir o desenvolvimento dessa doença:

Caso você esteja tendo sintomas iniciais de pedras nos rins, não deixe de procurar a orientação de um médico, e, caso seja possível eliminar a doença de maneira natural, converse com seu nutricionista para que ele inclua os chás para expelir pedras nos rins na sua dieta! E se você quiser conhecer mais receitas naturais e aprender algumas dicas para se exercitar sem sair de casa, não deixe de dar uma passadinha nos outros posts do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Os chás para expelir pedras nos rins substituem os remédios?

    De modo algum! Os chás para expelir pedras nos rins só podem ser utilizados para essa finalidade se recomendados por um médico ou nutricionista. Por isso, na dúvida, vá até o consultório do seu profissional da saúde e pergunte sua opinião.

    Onde dói quando a dor é nos rins?

    A dor nos rins costuma aparecer acima da região pubiana ou nos flancos (parte lateral do corpo, indo da cintura aos ombros).

    Quais são os sintomas mais comuns de pedras nos rins?

    Dificuldade para fazer xixi, vontade excessiva de urinar, infecções urinárias, náuseas e febre, e sangue na urina são alguns dos sintomas mais frequentes.

    Como saber se estou com pedras nos rins?

    Caso você tenha sentido alguns dos sintomas, não fique na dúvida! A única maneira de se certificar do que está acontecendo é procurando um médico.

     

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/calculo-renal-pedra-no-rim/ https://revistapesquisa.fapesp.br/pedras-sob-controle/ http://periodicos.unibave.net/index.php/viveruniversidade/article/download/45/38#page=194 https://bvsms.saude.gov.br/calculo-renal-pedra-no-rim/ https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/1386 http://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/124 https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1332082036Litiase_Renal.pdf

Contribuição de:

Nutricionista Lilian Barbosa

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas