Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Colágeno: O que é colágeno e para que serve?

Legenda: 
Colágeno: carne vermelha

O colágeno se tornou uma substância muito popular nos últimos anos através de cosméticos, produtos de skincare e suplementos alimentares. No entanto, as dúvidas sobre o que é colágeno e para que ele serve ainda estão presentes. Nesse artigo, iremos entender melhor a importância dessa proteína.

 

O que é colágeno? O que ele faz?

Encontrado nos músculos, pele, ossos e tendões, o colágeno é responsável pela ligação dos tecidos, e também pela manutenção das estruturas corporais e da força. É muito utilizado em cosméticos, pois é capaz de reparar a estrutura da pele, deixando-a mais firme e saudável.

Existem ao menos 16 tipos de colágeno, sendo mais comuns os tipos de 1 a 4.

Com a idade, o corpo passa a produzir menos colágeno, o que causa o envelhecimento da pele e enfraquecimento do corpo. Por isso, é importante ingerir alimentos ou suplementos que possam oferecer a quantidade de colágeno necessária para se manter saudável.

 

Como obter mais colágeno?

Alguns alimentos e nutrientes podem potenciar a absorção ou a persa de colágeno. Nos alimentos, o colágeno pode ser encontrado nos tecidos e cartilagens de outros animais, como a gelatina de carne e o caldo de ossos.

Nutrientes que melhoram a absorção de colágeno

Alguns alimentos, ainda que não contenham colágeno diretamente, podem auxiliar seu corpo a absorver o colágeno de forma mais eficiente. Isso acontece porque o colágeno é formado por uma substância chamada procolágeno, que é formado por aminoácidos que necessitam de outros nutrientes como a vitamina C. Para ajudar a produzir essa proteína, é importante ingerir:

Assim, manter uma alimentação balanceada é um bom começo para ter uma aparência mais saudável, músculos mais fortes e aumentar a produção de colágeno no corpo.

Alimentos que prejudicam o colágeno

Da mesma forma que alguns alimentos podem te ajudar a obter mais colágenos, outros alimentos, bem como alguns hábitos, podem destruir as partículas de colágeno presente em nosso corpo. Por exemplo:

Dessa maneira, é necessário priorizar os hábitos saudáveis para maximizar o efeito do colágeno em nosso corpo. Aqui, você pode conferir também algumas dicas sobre alimentação e skincare, bem como quais alimentos são ricos em colágeno, para te auxiliar a entender melhor o que é colágeno, para que o colágeno serve e como ter mais colágeno.


Perguntas frequentes

  • Quais os benefícios do colágeno?

    O colágeno ajuda a ter uma pele mais saudável, a evitar dores nas articulações e músculos, previne a perda óssea e muscular e ajuda a ter o coração e as artérias mais saudáveis.

  • Gelatina tem colágeno?

    Sim, a gelatina é um produto de origem animal e uma ótima fonte de colágeno.

  • Qual é a quantidade ideal de colágeno por dia?

    Recomenda-se que um adulto deve ingerir entre 8g e 10g de colágeno por dia.

     

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/collagen#what-it-does https://www.medicalnewstoday.com/articles/262881 https://www.webmd.com/diet/collagen-health-benefits#1 https://www.everydayhealth.com/skin-beauty/collagen-health-benefits-food-sources-supplements-types-more/ https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/collagen/ https://laboratoriodovalle.com.br/os-principais-tipos-de-colagenos/ https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/collagen-food-boost#:~:text=A%20diet%20full%20of%20protein,a%20friend%20to%20supple%20skin.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas