Legenda: Como aumentar a imunidade: Mexirica

Diariamente, o corpo humano entra em contato com fatores que podem comprometer a saúde e o bem-estar. A exposição a vírus, bactérias, estresse e poluição do ar, por exemplo, pode contribuir para o surgimento de infecções e de doenças.

E para combater essas ameaças contamos com o sistema imunológico, que é a defesa natural do corpo contra os agentes que prejudicam a saúde. Mas, para que esse sistema funcione ativamente, e em seu potencial máximo, é importante que ele esteja fortalecido. Neste sentido, aumentar a imunidade passa por hábitos saudáveis, e uma nutrição adequada é essencial.

 

Alimentação equilibrada para aumentar a imunidade

Existem evidências de que uma alimentação equilibrada, contendo micronutrientes (vitaminas e minerais), ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 (presentes em peixes, por exemplo) e outros compostos bioativos (como os polifenóis, presentes no chá verde) ajuda a imunidade a funcionar direitinho.

Por outro lado, pessoas com hábitos alimentares desequilibrados podem não consumir todos os nutrientes nas quantidades recomendadas, e com isso prejudicar as defesas do corpo.

 

Alimentos para imunidade: os nutrientes que não podem faltar

Pesquisas demonstram que as vitaminas A, B6, C, D, E, os ácidos graxos poli-insaturados ômega-3, e os minerais selênio e zinco são alguns dos componentes fundamentais para aumentar a imunidade. Por isso, é importante o consumo de refeições balanceadas, contendo porções adequadas de alimentos fontes desses nutrientes. Incluir esses alimentos na nossa dieta é bastante simples e a maioria é bastante acessível. Veja os principais alimentos que ajudam na imunidade:

  • Frutas;
  • Lácteos (Leite, queijos, iogurtes);
  • Carnes;
  • Ovos, que contêm minerais como selênio e zinco, que ajudam na imunidade;
  • Peixes, ricos em ômega-3;
  • Feijões;
  • Oleaginosas, como amendoim, castanha-do-pará, nozes e macadâmia.

 

Aumentar a imunidade: precisa de suplementos alimentares?

O consumo regular de alimentos fortificados com vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a garantir a ingestão diária recomendada desses nutrientes em diferentes fases da vida, já que muitas vezes não conseguimos manter uma rotina alimentar adequada. O uso de suplementos alimentares também é uma boa estratégia para prevenir deficiências nutricionais e ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Em caso de dúvida sobre sua alimentação ou estado de saúde, converse sempre com um médico ou nutricionista.

Dra. Maria Fernanda Elias – Nutricionista, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências da Nutrição. Gerente de Comunicação da DSM.

 

Perguntas frequentes

  • O que comer para aumentar a imunidade do corpo?

    Uma alimentação equilibrada – que inclua frutas, leite e derivados, oleaginosas, carnes etc. – ajuda a saúde em geral e, por consequência, o nosso sistema imunológico.

  • Que fruta é boa para aumentar a imunidade?

    Todas as frutas costumam auxiliar bastante a nossa saúde, por conta dos seus nutrientes. Algumas que podem ajudar mais a imunidade do nosso corpo são o morango e o mamão.

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