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Deficiência de vitaminas: o que causa e como melhorar

Legenda: 
Deficiência de vitaminas: Sol

A deficiência de vitaminas atinge todo o ano cerca de 2 milhões de brasileiros e está presente na vida de cerca de 1/3 da população mundial. Uma de suas principais causas é a má alimentação e o estilo de vida; no entanto, condições genéticas também facilitam uma má absorção de nutrientes e, consequentemente, a deficiência de vitaminas.

Pensando nisso, a Que Bem Que Faz fez esse artigo para esclarecer suas dúvidas a respeito da deficiência de vitaminas, e como a alimentação e ingestão de suplementos vitamínicos podem ajudar na obtenção das vitaminas necessárias para um bom funcionamento do organismo. Vem com a gente!

 

O que é a deficiência de vitaminas

Também chamada de avitaminose ou hipovitaminose, a deficiência de vitaminas é o nome dado a doenças causadas por uma grande falta de vitaminas no corpo. Essa falta de vitaminas pode ser específica de um tipo de vitamina no organismo (a vitamina A, por exemplo), ou mesmo de várias vitaminas ao mesmo tempo.

 

Sinais de deficiência de vitaminas

A deficiência de vitaminas está relacionada a diversos fatores – como má alimentação, ou mesmo doenças no sistema digestivo. Sendo assim, ela apresenta alguns sinais e sintomas aos quais é bom ficar atento. Alguns deles são:

Além desses sinais, podem surgir alguns sintomas que afetam diretamente a saúde e o estilo de vida da pessoa, como por exemplo:

Outros sintomas, como movimentos instáveis e fraqueza muscular, também são comuns.

Sendo um quadro que costuma se desenvolver ao longo da vida, é comum que os sintomas de falta de vitamina no corpo demorem a aparecer ou que sejam muito sutis. Sendo assim, a pessoa só conseguirá descobrir que seu corpo apresenta deficiência de vitaminas através de exames laboratoriais de rotina.

 

Causas da deficiência de vitaminas

A deficiência de vitaminas possui muitas causas, que vão desde a sua alimentação até questões genéticas. Alguns deles são:

Baixa ingestão de vitaminas

A deficiência de vitaminas geralmente está mais relacionada a uma má alimentação do que a outros problemas. Costuma ocorrer devido à falta dos recursos alimentares necessários para o corpo, podendo isso ser devido a condições sociais que impedem o acesso a uma alimentação balanceada, por hábitos alimentares inadequados ou mesmo por conta de transtornos alimentares como a anorexia.

É importante ter em vista que dietas cuja intenção seja o emagrecimento devem ser acompanhadas por um nutricionista. Dessa forma, não haverá a má ou não-ingestão de alimentos que possuam as vitaminas necessárias para seu corpo.

Problemas digestivos

A maioria dos nutrientes são absorvidos durante o processo de digestão; no entanto, em alguns casos, o organismo não é capaz de realizar essa absorção de nutrientes e, por conta disso, a pessoa fica com deficiência de vitaminas.

Pessoas com doenças relacionadas ao mau funcionamento do sistema digestivo também possuem a tendência a desenvolver avitaminose.

Alterações metabólicas

Esses problemas podem ocorrer por razões genéticas ou em períodos específicos da vida. É muito comum que jovens que estão passando pela puberdade, mulheres grávidas ou lactantes passem pela experiência da deficiência de vitaminas – pois se tratam de momentos da vida em que o indivíduo necessita de uma quantidade maior de vitaminas no corpo e, por vezes, apenas com alimentação isso não é possível, sendo necessário o uso de suplementos vitamínicos.

Não tomar sol

Muita gente sabe dos perigos que não tomar sol causa para o corpo, sendo um deles a falta de vitamina D. A falta de vitamina D pode causar raquitismo em crianças e osteoporose em adultos e, a longo prazo, pode causar doenças mais sérias como diabetes, doenças cardiovasculares ou mesmo alguns tipos de câncer.

Sabendo disso, o ideal é que, sempre que possível, a pessoa busque tomar sol por pelo menos 10minutos todos os dias. No entanto, caso a quantidade de vitamina D no organismo seja muito baixa, apenas tomar sol não será o suficiente, sendo necessário o uso de suplementos vitamínicos - sempre de acordo com a prescrição de um médico e/ou nutricionista.

 

Consequências da deficiência de vitaminas

A deficiência de vitaminas no organismo pode levar a diversas doenças, que variam de acordo com a vitamina que está em falta no corpo e com o quanto dessa vitamina o corpo carece. Alguns exemplos são:

A deficiência de vitaminas também pode levar a outros problemas de saúde, como complicações na gravidez e doenças relacionadas ao sistema nervoso.

 

Como prevenir tratar a deficiência de vitaminas

É possível tratar e prevenir a deficiência de vitaminas através da alimentação ou da ingestão de suplementos vitamínicos. Iremos, agora, recomendar alguns alimentos que são ótimos para a reposição de vitaminas no corpo, dizendo quais as vitaminas que esses alimentos repõem.

Outras formas de aumentar o seu nível de vitamina no organismo é com a ingestão de multivitamínicos, não fumar e não beber (ou beber com menor frequência).

O ato de fumar interfere na absorção de nutrientes como a vitamina C, o que pode causar doenças relacionadas à deficiência dessa vitamina. Já o álcool, por outro lado, pode contribuir para o desenvolvimento de anemias relacionadas à falta de diversas vitaminas no organismo, como a vitamina C, que ajuda na absorção do ferro pelo organismo.

A maioria das pessoas consegue obter a quantidade necessária de vitaminas a partir da alimentação; no entanto, se isso não for possível por algum motivo, o ideal é que se procure por um médico e por um nutricionista que possam te orientar sobre como obter essas vitaminas que faltam.


Perguntas frequentes

  • O que pode ocorrer devido à falta de vitaminas no organismo?

    Existem diversas doenças relacionadas à deficiência de vitaminas, como, por exemplo, escorbuto, osteoporose e anemia.

  • Como saber se estou com deficiência de vitaminas?

    Existem alguns sintomas e sinais como cabelos e unhas quebradiços, queda de cabelo, descamação da pele, fraqueza, entre outros.

  • Qual o exame que detecta a deficiência de vitaminas?

    A deficiência de vitaminas costuma ser detectada em exames de sangue e de urina.

  • Qual o melhor horário para tomar suplementos vitamínicos?

    Na verdade, não há um horário ideal para se ingerir suplementos vitamínicos. Sendo assim, eles podem ser ingeridos a qualquer momento do dia.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-deficiency#8.-Restless-leg-syndrome https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/vitamin-deficiency-anemia/symptoms-causes/syc-20355025 https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/defici%C3%AAncia-de-vitamina-d https://periodicos.ufpe.br/revistas/dentistry/article/view/13820/16669 https://www.scielo.br/j/ramb/a/yR845XjyFMM4wtFZ6bBKRkG/?lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas