Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dieta para gordura no fígado

Legenda: 
Dieta para gordura no fígado: arroz

A gordura no fígado é um problema que atinge cerca de 30% da população brasileira. É muita gente! Embora seja normal ter um certo índice de gordura no fígado, o limite saudável é de 5%. Depois disso, o acúmulo de gordura pode se tornar prejudicial à saúde, podendo evoluir para doenças graves como a cirrose.

Mas é possível evitar esse problema. Para esclarecer suas dúvidas sobre o que é e como eliminar a gordura no fígado, esse artigo não apenas explica um pouco sobre a doença, como também dá dicas de alimentos que podem ser grandes aliados no combate contra a gordura no fígado. Vem com a gente!

 

O que é gordura no fígado

O acúmulo excessivo de gordura no fígado também é conhecido como esteatose hepática. Normalmente, não apresenta sintomas, e as pessoas que apresentam esse quadro podem viver uma vida normal. No entanto, em certas condições, o acúmulo de gordura no fígado pode fazer com que o corpo fique predisposto a desenvolver outras doenças hepáticas mais perigosas para a saúde.

A doença pode ter causas alcoólicas e não alcoólicas: a primeira diz respeito ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas por parte do indivíduo; já a gordura no fígado por causas não alcoólica é causada em decorrência do estilo de vida da pessoa, sua alimentação e a frequência com que a pessoa se exercita.

Possuir gordura no fígado é normal, mas apenas se esse nível de gordura permanecer menor que 5%. No momento em que o nível de gordura ultrapassa os 5%, a pessoa pode ser diagnosticada com um tipo de gordura no fígado.

A gordura no fígado ocorre em 4 graus, classificados com base nos seus sintomas e nos perigos que podem causar à saúde. Esses graus são:

 

Quais os sintomas de gordura no fígado

Os sintomas vão depender do grau de gordura no fígado da pessoa, podendo até mesmo não apresentar nenhum sintoma. Ainda assim, alguns sintomas comuns para os graus mais leves da doença são:

Enquanto que para os graus mais avançados da doença, como a fibrose hepática e a cirrose hepática, os sintomas podem ser:

 

Quais os grupos de risco

Apesar de geralmente o acúmulo de gordura no fígado estar relacionado a hábitos alimentares ou alcoólicos, alguns grupos de pessoas possuem mais predisposição de desenvolver a doença. Alguns fatores de risco são:

O acúmulo de gordura no fígado também pode ser uma consequência de outras condições de saúde que a pessoa já possua, como:

 

Como prevenir e tratar a gordura no fígado

Na verdade, não existe um tratamento para gordura no fígado específico – portanto, costuma-se tratar da mesma forma que se previne: através de mudanças nos hábitos alimentares e da construção de uma rotina regrada de exercícios físicos.

É importante que, sob qualquer suspeita que a pessoa tenha de estar com gordura no fígado, ela procure orientação médica e de um nutricionista, para iniciar suas medidas preventivas em relação a esse quadro.

É recomendado também, ao menos uma vez por ano, realizar exames de rotina – e, em caso de quaisquer dúvidas, perguntar ao seu médico.

 

Alimentos para gordura no fígado

Como o tratamento e a prevenção do acúmulo de gordura no fígado estão relacionados principalmente com os hábitos alimentares, é bom saber que existem alguns bons alimentos para ajudar a eliminar gordura no fígado. Conheça agora alguns deles:

Alguns desses alimentos podem ajudar contra a gordura no fígado pois são ricos em colina e betaína, que são nutrientes capazes de ajudar o fígado a exportar os triglicérides para a corrente sanguínea, evitando o acúmulo de células de gordura que causam a esteatose hepática.

Maneirar nas bebidas alcoólicas e priorizar alimentos com baixo teor de gordura também são fatores importantes para quem quer uma dieta contra a gordura no fígado. E, se possível, o ideal é que a pessoa pratique atividades físicas regularmente.


Perguntas frequentes

  • Quais os sintomas da gordura no fígado?

    Os sintomas variam com o grau de acúmulo de gordura no fígado da pessoa. Em graus mais leves, é comum estar assintomático ou sentir dores abdominais e inchaço na barriga; enquanto em graus mais graves é possível a presença de sintomas como fraqueza, perda de apetite, confusão mental, fadiga, icterícia e outros.

  • Como eliminar gordura no fígado?

    É possível eliminar a gordura no fígado através de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos. Procure um médico e um nutricionista, e solicite uma dieta adequada para seu corpo.

     

Referências

https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15831-fatty-liver-disease https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/nonalcoholic-fatty-liver-disease/symptoms-causes/syc-20354567 http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/esteatose-hepatica-causas-sintomas-tipos-e-tratamento/ https://www.santapaula.com.br/gordura-no-figado-sintomas-causas-dieta-e-como-eliminar/ https://www.ecycle.com.br/dieta-para-eliminar-gordura-no-figado/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas