Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Disbiose

Disbiose: sintomas, causas, tratamentos e mais

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

A disbiose é um desequilíbrio na flora intestinal que pode ser causado por diversos motivos, desde uma alimentação inadequada até uma rotina estressante. Como o equilíbrio da microbiota intestinal é essencial para manter a saúde do intestino, a disbiose pode ter consequências graves para a saúde geral e deve ser tratada por um profissional especializado.

 

Sintomas da disbiose

Como se trata de um desequilíbrio na flora intestinal, a maioria dos sintomas da disbiose estão relacionados ao sistema digestivo, como:

Por causa do incômodo causado por esses sintomas, a disbiose intestinal pode afetar a saúde mental e provocar:

 

Diagnóstico da disbiose

Caso perceba alguns dos sintomas da disbiose mencionados acima, é essencial consultar um profissional especializado. O especialista pedirá os exames clínicos necessários para confirmar o diagnóstico – como culturas bacterianas fecais e testes genéticos de mapeamento do microbioma intestinal – e recomendará o melhor tratamento para o caso, de acordo com a causa da doença.

 

Consequências da disbiose

Caso não seja tratada adequadamente, a disbiose pode provocar uma série de doenças sérias, visto que compromete o funcionamento do sistema digestivo e fragiliza o organismo como um todo. Algumas das condições que estão associadas à disbiose são:

 

Causas da disbiose

A disbiose pode ocorrer por vários motivos, sendo a alimentação inadequada o mais comum. Abaixo, veja algumas das principais causas dessa doença:

Alimentação inadequada

O equilíbrio da flora intestinal está intimamente ligado à qualidade da alimentação. Por isso, uma dieta desequilibrada pode provocar disbiose e muitos outros problemas de saúde. Como inadequada, entende-se uma alimentação pobre em alimentos naturais e, consequentemente, em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, como as fibras.

Outro tipo de alimentação que pode desencadear a disbiose é uma dieta rica em carboidratos simples e gorduras saturadas, que são encontrados, principalmente, em alimentos industrializados.

Altos níveis de estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade podem afetar o equilíbrio de diversos sistemas do organismo – inclusive da flora intestinal, provocando a disbiose.

Uso de medicamentos

O uso de certos medicamentos, principalmente antibióticos e antiácidos, sem o devido acompanhamento profissional, pode causar alterações na flora intestinal, levando à disbiose.

 

Tratamento da disbiose

O tratamento da disbiose depende da causa da doença. Assim, é fundamental seguir corretamente o tratamento recomendado pelo especialista, que pode envolver:

Reeducação alimentar

Adotar uma alimentação saudável é a forma mais simples e eficaz de prevenir e tratar a disbiose. Logo, é importante priorizar alimentos que reconstroem a flora intestinal, como prebióticos, fibras e proteínas de alta qualidade. Além disso, para proteger a microbiota, alimentos ricos em gorduras saturadas e carboidratos simples devem ser evitados.

Alterações no estilo de vida

Para tratar casos de disbiose relacionados ao estresse e à ansiedade, é interessante adotar um estilo de vida saudável – ou seja, separar um tempo na rotina para exercícios físicos e outras atividades relaxantes, como meditação e yoga.

Uso de medicamentos

Por mais que o uso de antibióticos e antiácidos sem acompanhamento profissional possa provocar a disbiose, o tratamento dessa condição pode envolver o uso de medicamentos para restabelecer a flora intestinal, desde que tomados de acordo com as orientações profissionais. Em casos mais graves, além do uso de remédios, pode ser recomendado um transplante de microbiota fecal.

No site Que Bem Que Faz, encontre mais artigos completos sobre saúde e bem-estar!


Perguntas frequentes

  • O que é a disbiose?

    A disbiose é um desequilíbrio na flora intestinal que pode causar náuseas, diarreia e outros sintomas gastrointestinais. Ela pode ser causada por diversos fatores e deve ser tratada por um especialista.

  • Quais são os sintomas da disbiose?

    Os sintomas da disbiose envolvem, principalmente, o sistema digestivo, como distensão abdominal, diarreia, azia, constipação, mau hálito, náuseas, vômitos e gases. Além disso, a doença pode afetar a saúde mental e causar cansaço, dor de cabeça, queda de cabelo e distúrbios de humor.

  • Como a disbiose é diagnosticada?

    O diagnóstico da disbiose deve ser feito por um especialista por meio de exames clínicos, como culturas bacterianas fecais e testes genéticos de mapeamento do microbioma intestinal.

  • Quais são as causas da disbiose?

    A disbiose pode ser causada por diversos fatores, sendo alguns dos principais: altos níveis de estresse e ansiedade; alimentação inadequada – ou seja, pobre em fibras e outros nutrientes essenciais para a saúde intestinal, mas rica em carboidratos simples e gorduras saturadas –; e uso de medicamentos, especialmente antibióticos e antiácidos, sem o devido acompanhamento profissional.

  • Como é o tratamento da disbiose?

    O tratamento da disbiose deve ser determinado por um especialista, de acordo com a causa da doença, e pode envolver reeducação alimentar, alterações no estilo de vida e uso de medicamentos com acompanhamento profissional.

     

Fontes

https://www.healthline.com/health/digestive-health/dysbiosis http://abran.org.br/new/wp-content/uploads/2019/10/ABRAN_Disbiose_VERSAO1-APCP-Revis%C3%A3o-Glair_REV_VLS.REVi_.pdf https://www.verywellhealth.com/what-is-intestinal-dysbiosis-1945045

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.