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Emagrecer com saúde é possível?

Legenda: 
Emagrecer com saúde: mulher com balança

Muitos buscam emagrecer de maneira rápida, querendo acabar com toda a gordura em uma, duas semanas. Mas nem sempre esse processo é saudável, principalmente quando se trata de dietas super restritivas.

Exatamente por isso, escrevemos esse artigo para te apresentar 8 dicas para emagrecer com saúde. Então, vamos lá!

 

O processo de emagrecer

O processo de emagrecimento saudável ocorre com a perda de gordura corporal e a manutenção da massa muscular, gastando-se mais energia e consumindo menos calorias ao longo do dia. Para que esse processo se inicie de forma saudável é preciso, antes de tudo, de um acompanhamento profissional, reeducação alimentar e atividade física.

 

É possível emagrecer rápido e com saúde?

Muitas pessoas buscam imediatismo, resultados rápidos e duradouros. A questão é que o processo de emagrecer com saúde não é tão rápido assim. Quando uma pessoa recorre a dietas muito restritivas e consegue emagrecer de forma drástica (muitos quilos em muito pouco tempo), ela tem a falsa sensação de vitória ao caber naquela roupa que não usava há tempos, mas muito provavelmente o peso vai voltar e atingirá a autoestima, desmotivando-a. Essa forma de emagrecer não cultiva hábitos saudáveis, que possam ser sustentáveis a longo prazo e sem danos à saúde.

 

Como emagrecer com saúde?

A resposta à pergunta sobre como emagrecer com saúde está no equilíbrio e na mudança de hábitos. É preciso aliar alimentação adequada com atividade física, sempre com o acompanhamento de profissionais que possam auxiliar durante todo o processo de emagrecimento saudável e sustentável. Outro fator importante é o equilíbrio que existe entre o corpo e a mente, pois muitas vezes é preciso tratar outros pontos que estão relacionados ao aumento de peso ou à dificuldade de perdê-lo, como por exemplo, o estresse e a insônia, que são fatores que dificultam a eliminação daqueles quilos indesejáveis.

 

Dicas para emagrecer com saúde

A grande dica para todos que querem emagrecer com saúde, de forma sustentável é começar aos poucos, com paciência e constância. A ideia é incluir aos poucos alguns hábitos saudáveis na rotina. A seguir, damos mais algumas dicas para emagrecer com saúde e de forma eficiente.

Beba mais água durante o dia

De modo geral, a quantidade de água necessária recomendada é de 1,5 a 3 litros por dia, mas para saber de fato quanto de água você deve ingerir, é só multiplicar 35ml x seu peso. Se você faz atividade física ainda acrescente mais 500ml.

Acrescente fibras nas suas refeições

Alimentos ricos em fibras, como aveia, granola, chia, linhaça, cereais integrais, milho, frutas, legumes e folhosos verdes podem ajudar muito a emagrecer com saúde. As fibras ajudam a te manter saciado por muito mais tempo, além de regular o trânsito intestinal e o controle glicêmico.

Adicione mais frutas ao seu dia-a-dia

Além de também serem deliciosas, as frutas são ricas em vários nutrientes e podem ser lanchinhos perfeitos! Quanto mais diversificadas e coloridas, mais vitaminas e minerais diferentes você estará ingerindo. Além disso, elas são cheias de fibras, o que ajuda a digestão e dá sensação de saciedade, o que evita sentir vontade de “beliscar” o tempo todo. E como são doces, podem muito bem substituir um docinho fora de hora.

Coma devagar e respeite a saciedade do corpo

Comer devagar permite que o estômago saciado avise ao cérebro que já recebeu comida suficiente e que já é hora de parar de comer. No entanto, quem tem o hábito de comer rápido não percebe esse sinal de saciedade, que é um dos pontos principais para emagrecer com saúde e evitar o ganho de peso.

Evite ficar com muita fome

Passar muitas horas sem comer pode fazer com que você acabe comendo em excesso, e muitas vezes não escolha pela qualidade (é o famoso “comer o que tem pela frente”!). Por isso, tenha sempre consigo uma fruta, ou um iogurte natural, amendoim e castanhas!

Invista em um prato equilibrado e variado

Na hora de montar o seu prato, dê preferência aos legumes, vegetais e folhosos como maior componente do prato (cerca de 50%), em seguida distribua os carboidratos como arroz e feijão (cerca de 25%) e a proteína como carne, peixe, frango ou ovo (cerca de 25%). De sobremesa, opte por uma fruta.

Cuide do seu sono

Dormir bem ajuda na perda de peso porque promove a regulação dos hormônios relacionados com a fome e saciedade (grelina e leptina). Além disso, ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, que dificulta a perda de peso.

Pratique uma atividade física

Movimentar-se é essencial para a perda de peso, pois promove queima de calorias, estimula o metabolismo e ainda fortalece a musculatura.

Essas são apenas algumas dicas para emagrecer de forma saudável. Mas vale ressaltar também que, para se ter sucesso, é preciso traçar metas reais e atingíveis. É possível emagrecer com saúde, desde que você se comprometa com a mudança no seu estilo de vida e seja acompanhado por um profissional habilitado a te instruir de forma correta para ter resultados mais rápidos, como o nutricionista.

Para mais dicas como essa, não deixe de ler os próximos textos do Que Bem Que Faz. Temos vários artigos sobre alimentação e saúde para você, então fique por dentro de todas as novidades.


Perguntas frequentes

  • Como emagrecer com saúde na gravidez?

    O acompanhamento de um nutricionista se torna ainda mais importante quando se trata de alguém durante a gravidez. Isso porque muitos nutrientes são necessários para a gestação. Então, consulte-se com o médico antes de realizar qualquer tipo de dieta.

  • Fontes

    https://www.scielosp.org/article/physis/2010.v20n2/459-474/pt/

    https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/11103

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas