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Falta de cálcio: sintomas e como tratar

Legenda: 
Falta de cálcio: salmão

O cálcio é um mineral presente no corpo humano, como muitos devem saber. O cálcio é utilizado para manter os dentes e os ossos fortes e saudáveis; além disso, o cálcio é necessário para as contrações musculares e um bom funcionamento dos vasos sanguíneos, mantendo as batidas do coração funcionando de forma regular. O cálcio também ajuda no funcionamento cerebral, fazendo com que os neurotransmissores sejam capazes de enviar as “mensagens” do cérebro para o resto do sistema nervoso.

Para que nosso corpo funcione de forma ideal, estima-se que um adulto necessita de,em média, 1,000 mg de cálcio por dia; crianças precisam de ainda mais, já que ele é necessário para o desenvolvimento. Assim, através da alimentação ou suplementos vitamínicos, é possível receber a quantidade necessária de cálcio por dia. Além disso, é importante lembrar que a vitamina D é necessária para a absorção de cálcio – portanto, a deficiência em vitamina D pode gerar a falta de cálcio. Por isso, hábitos como tomar sol também são importantes.

Agora que sabemos da importância desse mineral em nosso corpo, como podemos identificar os sintomas que indicam um quadro de falta de cálcio no organismo?

 

Falta de cálcio: sintomas e grupos de risco

Uma pessoa que sofre com a falta de cálcio pode sentir:

  • Problemas musculares: Dores nos músculos, câimbras, espasmos, dores nas pernas e braços ao se movimentar, formigamento pelo corpo;
  • Fadiga, sonolência;
  • Problemas nas unhas e pele: Pele seca, unhas quebradiças,manchas e descamação da pele, queda de cabelo;
  • Sintomas mais intensos durante a TPM;
  • Problemas nos dentes: Cáries, dentes quebradiços, dor nas gengivas;
  • Osteoporose;

A falta de cálcio costuma ser mais comum em crianças e adolescentes, pessoas que adotam dietas veganas ou vegetarianas, pessoas com intolerância ou alergia à lactose, idosos e mulheres na pós-menstruação ou que sofram com a amenorréia (isto é, que não estejam estejam menstruando há algum tempo) .

Assim, caso você sinta que pode estar sofrendo com deficiência em cálcio, é importante consultar um médico especialista, que irá indicar os exames e orientar ao tratamento adequado, seja através de alimentos ou suplementos alimentares.

 

Para tratar a falta de cálcio: Alimentos ricos em cálcio

Tendo em mente que uma alimentação equilibrada é um passo importante para tratar qualquer deficiência vitamínica, o Que Bem Que Faz decidiu separar alguns dos principais alimentos ricos em cálcio para você adicionar à sua dieta através de receitas deliciosas.

Queijo para ajudar na falta de cálcio

Derivados do leite, os diversos tipos de queijo tendem a ser uma opção protéica e recomendada para quem quer consumir mais cálcio. Além disso, alguns queijos mais processados podem ser uma boa opção para quem tem algum tipo de intolerância à lactose, pois seu teor de lactose costuma ser mais baixo do que o dos queijos frescos.

O queijo mais rico em cálcio é o parmesão, que tem em média 336 mg de cálcio por porção; em seguida temos o provolone, com 214 mg de cálcio por porção; já a conhecida mussarela tem aproximadamente 143 mg por porção. Por outro lado, o brie, queijo cottage e o cream cheese possuem pouco cálcio e podem não ser as melhores opções.

Para incorporar mais queijos em sua dieta, que tal preparar algumas receitas como esse Rolê de Frango com Tomate Seco que leva provolone, um delicioso Macarrão aos Quatro Queijos ou ainda esse Risoto de Limão-siciliano com Crocante de Parmesão?

Peixes e frutos do mar para ajudar na falta de cálcio

Sardinha ou salmão em lata são ótimas opções de alimentos ricos em cálcio. Uma lata de sardinha, por exemplo, contém 460 mg de cálcio, enquanto uma lata de 170g de salmão contém 360 mg de cálcio.

O camarão também é uma boa opção de fruto do mar para auxiliar em sua dieta: apenas 85g de camarão contém 125 mg desse mineral.

Para incorporar mais frutos do mar à dieta, essa Torta de Sardinha de Liquidificador fácil de fazer, um Canapé de Salmão ou ainda esse saboroso Escondidinho de Camarão e Alho-Poró são ótimas opções.

Feijão e lentilha para ajudar na falta de cálcio

Feijão e lentilha são ricos em fibras e proteínas, e também em ferro, zinco, magnésio e potássio. Além disso, alguns estudos mostram que o feijão pode reduzir o colesterol e o risco de diabetes tipo 2, sendo uma boa escolha para quem adotou uma dieta vegana ou não pode ingerir leite, e quer uma opção diferente para obter cálcio. Um copo de feijão ou lentilha pode suprir até 19% da recomendação diária de cálcio. Algumas opções de receitas para te ajudar com a falta de cálcio são: Salada de Feijão Branco, Tutu de Feijão ou Hambúrguer de Lentilha e Abobrinha.

Esses são apenas alguns da lista variada de alimentos ricos em cálcio. Iogurtes, amêndoas, tofu, sementes e folhas verdes são outras opções de alimentos ricos em cálcio. Lembrando sempre que, caso você esteja sofrendo com a falta de cálcio, é importante receber a orientação de seu nutricionista e manter hábitos saudáveis.


Perguntas frequentes

  • O que acontece se eu ingerir muito cálcio?

    Ingerir mais do que 1,500mg de cálcio por dia pode causar diarreia e dores no estômago.

  • O sol ajuda a obter cálcio?

    Indiretamente, sim. Afinal, tomar sol de maneira adequada auxilia na absorção de vitamina D, que permite que nosso corpo obtenha mais cálcio dos alimentos.

    Fontes

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/321865

    https://www.healthline.com/health/calcium-deficiency-disease

    https://health.clevelandclinic.org/are-there-any-telltale-signs-that-youre-not-getting-enough-calcium/

    https://www.news-medical.net/health/Calcium-Deficiency-Causes.aspx

    https://www.algaecal.com/expert-insights/do-you-have-a-calcium-deficiency-10-signs-symptoms-to-watch-out-for/

    https://www.gruposhbrasil.com.br/vida-e-saude/deficiencia/de/calcio/

    https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/falta-calcio-pode-causar-danos-osseos-musculares.aspx

    https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-much-calcium-do-you-really-need

    https://www.dentalone-va.com/locations/woodbridge/calcium-for-strong-teeth-and-bones/

    https://www.healthline.com/nutrition/15-calcium-rich-foods

    https://www.nhs.uk/conditions/vitamins-and-minerals/calcium/

    https://www.healthycheeselady.com/top-4-cheeses-rich-in-calcium/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas