Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Falta de vitamina C: sintomas e como tratar

Legenda: 
Falta de vitamina c: laranja

Encontrada nas frutas como a laranja, acerola e morango, e em legumes como pimentão, tomate e brócolis, a vitamina C não é produzida naturalmente pelo corpo, mas tem um papel essencial na nossa saúde: ela é responsável pela recuperação dos tecidos nas cicatrizes e queimaduras; atua na manutenção da pele, auxiliando a melhorar manchas e prevenir o envelhecimento; fortalece o sistema imunológico; e contribui na absorção do ferro, evitando o desenvolvimento de anemia e ajudando o seu corpo a ter mais energia e disposição. Assim, é importante ter uma alimentação equilibrada e rica em frutas para evitar a falta de vitamina C.

 

Falta de vitamina C: Sintomas e fatores de risco

É importante entender melhor quais são os sintomas da deficiência de vitamina C, para conseguir identificar a causa desses sintomas e saber como se sentir melhor.

Os principais sintomas da deficiência de vitamina C são:

A falta de vitamina C é mais comum em pessoas que possuem dietas muito restritivas, pessoas dependentes de drogas e fumantes (a vitamina C se esgota mais rapidamente no corpo dos fumantes), pessoas de baixa renda que não conseguem os nutrientes necessários, idosos que se alimentam mal, mulheres grávidas ou amamentando (que precisam de mais vitamina C) e pessoas que possuem doenças que afetam a capacidade de absorver nutrientes – como a doença de Crohn, síndrome do intestino irritável ou colite ulcerativa. Além disso, é importante lembrar que, como a vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo corpo, muitas pessoas com deficiência em vitamina C acabam sofrendo com a anemia por falta de ferro também.

 

Falta de vitamina C: Tratamento

O primeiro passo para tratar a falta de vitamina C consiste justamente em conseguir acompanhamento médico. Afinal, é ele quem irá avaliar e definir se sua falta de vitamina C pode ser tratada através da alimentação, ou se será necessário a complementação por suplementos de vitamina C.

 

Para incorporar na dieta: Quais alimentos são ricos em vitamina C?

A dose diária de vitamina C indicada para um adulto entre 19 e 64 anos é de 40mg, que pode ser consumida através dos mais diversos alimentos como frutas ácidas, brócolis ou morango. O primeiro alimento que pensamos ao falar de vitamina C costuma ser a laranja, que é acessível e cheia de vitaminas – e, desde o Suco de Laranja ao conhecido Bolo de Laranja com Calda, essa fruta agrada o paladar de muitos. Mas o Que Bem Que Faz está aqui para mostrar que ainda há muitas opções de alimentos diferentes, saborosos e que irão te ajudar a tratar a falta de vitamina C.

Fato curioso: O alimento mais rico em vitamina C no mundo se chama ameixa de kakadu. É um pequeno fruto nativo da Austrália e que é super azedo. Uma única frutinha dessa contém em média 482 mg de vitamina, isto é, 530% da recomendação diária, sendo muito utilizada em cremes e suplementos de vitamina C.

Acerola para ajudar na falta de vitamina C

A acerola é outra fruta muito rica em vitamina C: meia xícara de acerola contém 23 vezes mais vitamina do que uma laranja, por exemplo. Além de ser uma ótima opção para lidar com a falta de vitamina C, a acerola é saborosa e perfeita para fazer sucos. Uma boa maneira de incorporar esse alimento na sua alimentação é procurando receitas como um Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja rico em nutrientes e vitaminas; um saboroso Mousse de Acerola com Calda; ou ainda essa receita de Flan de Acerola em Camadas (Armadura de Acerola), que arrasa na apresentação.

Goiaba para ajudar na falta de vitamina C

Uma fruta comum no Brasil, e não tão comentada quando falamos sobre vitamina C, a goiaba também é uma opção nutritiva, já que uma única fruta contém 126 mg de vitamina C. Além disso, a goiaba é conhecida por suas propriedades, que ajudam a regular a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Algumas receitas fáceis de fazer com goiaba são: Taça de Coco com Goiaba, Frozen Iogurte com Goiaba e Creme de Goiaba.

Kiwi para ajudar na falta de vitamina C

O kiwi com sua coloração verde vibrante e textura macia, é uma boa fonte de vitamina C: uma fruta contém em média 71 mg de vitamina. Além disso, quem come kiwi diariamente tende a ter uma atividade maior das células brancas – o que reduz a viscosidade das plaquetas e, por consequência, os triglicerídeos e os riscos de coágulos sanguíneos e AVC. Você pode comer mais kiwi através de uma Tortinha de Kiwi, desse saboroso Smoothie de Iogurte, Kiwi, Banana e Gengibre ou ainda dessa nutritiva Taça Colorida de Frutas.

Pimentão amarelo para ajudar na falta de vitamina C

O pimentão amarelo, dentre todos os outros, é o mais indicado para te auxiliar a tratar a falta de vitamina C. Isso acontece pois o pimentão fornece mais vitamina C à medida que amadurece e, sendo o amarelo o pimentão mais maduro, você pode encontrar até 137 mg de vitamina em apenas meia xícara desse legume. Algumas receitas boas para consumir pimentão amarelo são: Pimentão Recheado, Sopa Fria de Cenoura, Tomate e Pimentão e Sardela de Pimentão Amarelo.

Couve para ajudar na falta de vitamina C

Uma xícara de couve crua contém 80 mg de vitamina C, além de conter também vitamina K e betacaroteno. Cozida, a quantidade de vitamina C é reduzida para 53 mg – mas, em compensação, os antioxidantes presentes na couve são liberados e ajudam em doenças crônicas e inflamações. Sabendo disso, que tal experimentar algumas receitas diferentes, como essas Trouxinhas de Couve Recheadas, uma saborosa Sopa de Mandioca com Couve ou ainda essa Carne ao Molho com Couve Crocante?

Com tantas opções diversas de alimentos saborosos e ricos em vitamina C, que tal começar a se alimentar de maneira equilibrada e saudável, consumindo mais vitaminas e nutrientes naturais? E, é claro, respeitando sempre as orientações do seu médico.


Perguntas frequentes

  • O que acontece se eu tomar suplementos de vitamina C em excesso?

    Ingerir mais do que 1,000 mg de vitamina C por dia pode causar flatulências, dores de estômago e diarreia.

  • O que é escorbuto?

    Escorbuto é uma doença rara, causada pela deficiência extrema de vitamina C. Tem sintomas mais graves como sangramento e pequenas hemorragias na pele e gengivas, deformidades e quedas dentárias, dores no corpo e dificuldade de movimentação das articulações. Deve ser tratada com a suplementação adequada de vitamina C.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-c-deficiency-symptoms#TOC_TITLE_HDR_3

    https://www.msdmanuals.com/professional/nutritional-disorders/vitamin-deficiency,-dependency,-and-toxicity/vitamin-c-deficiency

    https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-c-deficiency-symptoms#TOC_TITLE_HDR_3

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/155758

    https://katzendoimagem.com.br/o-perigo-na-falta-de-vitamina-c/

    https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-c-foods

    https://www.nhs.uk/conditions/vitamins-and-minerals/vitamin-c/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25912037/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29043220/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas