Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Gordura no fígado de grau 1: o que é e como eliminar a gordura no fígado

Legenda: 
Gordura no fígado de grau 1: mulher se exercitando

Vamos começar dizendo que possuir gordura no fígado é algo normal (ufa!). Acontece, porém, que ela pode fazer mal à saúde quando é excessiva. E quando ela é excessiva? Quando o índice de gordura no fígado atinge 5% ou mais.

Também chamada de esteatose hepática, a gordura no fígado tem se tornado um problema cada vez mais frequente na vida de muitos brasileiros, tendo atingido 30% da população nos dias atuais. Foi pensando nisso que o Que Bem Que Faz produziu esse artigo: para esclarecer suas dúvidas a respeito da gordura no fígado grau 1, os sintomas e como tratá-la. Vem com a gente!


O que é a gordura no fígado grau 1?

A esteatose hepática se divide em 4 tipos, que são classificados de acordo com seu grau de gravidade. A gordura no fígado grau 1 é o tipo mais simples e inofensivo. Ainda assim, pode evoluir para um estágio mais sério, então o melhor é evitar.

Quando dizemos que alguém tem gordura no fígado ⎻ ou esteatose hepática ⎻, estamos dizendo que houve um acúmulo de gordura no interior das células do fígado dela.

Como já dissemos, um pouco de gordura no fígado é normal, mas quando ela passa de 5% devemos nos preocupar. A esteatose hepática, se não tratada o mais breve possível, pode evoluir para doenças como hepatite gordurosa, cirrose hepática ou mesmo câncer no fígado.


Como descobrir a gordura no fígado grau 1?

E como uma pessoa descobre que o índice de gordura no fígado está acima do normal? Como estamos falando de esteatose hepática grau 1, é provável que ela não apresente qualquer desconforto, de modo que o problema acaba sendo descoberto por meio de exames de rotina durante os check ups de saúde (que todos precisam fazer com regularidade, hein?). Descobrir a esteatose hepática, facilita muito o tratamento.


Quais as causas da gordura no fígado grau 1?

A esteatose hepática possui duas classificações: a alcóolica e a não alcoólica. A alcoólica é causada pelo consumo excessivo e recorrente de álcool, enquanto que a não alcoólica é causada por maus hábitos alimentares e estilos de vida sedentários.


Quais os sintomas de gordura no fígado grau 1?

A gordura no fígado grau 1 não costuma apresentar sintomas. Mas se o problema não for tratado, a pessoa que sofre dele pode começar a sentir dores abdominais e náuseas, os primeiros sintomas relacionados à esteatose hepática.


Quais os fatores de risco da gordura no fígado grau 1?

Assim como os outros 3 graus de gordura no fígado, a gordura no fígado grau 1 pode aparecer com mais frequência em pessoas que apresentam predisposição para a doença. São pessoas que geralmente sofrem de alguma outra doença ou possuem alguma condição específica, como:

  • Apneia do sono;
  • Diabetes tipo 2;
  • Hipotireoidismo;
  • Pressão alta;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Síndrome metabólica;
  • Gravidez;
  • Tabagismo;
  • Idade superior a 50 anos.

A esteatose hepática também se provou ser mais frequente em mulheres. Isso porque elas produzem o estrógeno, e esse hormônio facilita o acúmulo de gordura na região do fígado. Pessoas com ascendência asiática ou hispânica também estão predispostas a desenvolver um acúmulo maior de gordura no fígado.


Como eliminar a gordura no fígado grau 1?

Não existe um tratamento específico para a gordura no fígado, de modo geral. Ela é estudada caso a caso, e a melhora sempre passa por um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada e rotina regular de exercícios. O acompanhamento médico também é muito importante para monitorar os sintomas.


Como prevenir a gordura no fígado grau 1

A chave é procurar manter um estilo de vida mais saudável: buscar sempre uma alimentação nutritiva e equilibrada e a prática de atividades físicas. Outra medida importante é fazer exames de rotina pelo menos uma vez por ano.


Perguntas frequentes

  • O que é a gordura no fígado grau 1?

    A gordura no fígado grau 1 é o estágio inicial da esteatose hepática. Considerada um estágio inofensivo, ela é a mais fácil de tratar e curar.

  • Quais os sintomas da gordura no fígado grau 1?

    Na verdade, a gordura no fígado grau 1 é assintomática – ou seja, não possui sintomas. Por conta disso, ela só pode ser diagnosticada através de exames de sangue de rotina.

  • Como tratar gordura no fígado grau 1?

    Não existe um tratamento específico; no entanto, uma recomendação é que se busque manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e uma rotina regular de exercícios. Dessa forma, a doença não apenas pode ser curada como também prevenida.

    Referências

    https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/esteatose-hepatica

    http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/esteatose-hepatica-causas-sintomas-tipos-e-tratamento/

    https://www.santapaula.com.br/gordura-no-figado-sintomas-causas-dieta-e-como-eliminar/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas