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Menaquinona: saiba do que se trata e para o que serve

Legenda: 
Menaquinona: carne bovina

Você já ouviu falar da vitamina K2? E da menaquinona? Se não, não se preocupe, vamos explicar agora mesmo. Para começar, a primeira coisa que você tem que saber é que elas são a mesma coisa. Para o artigo de hoje, vamos chamar por menaquinona, combinado?

 

Menaquinona: o que é e para que serve?

Primeiro, precisamos dizer que esta vitamina é considerada rara na dieta ocidental e não tem recebido muita atenção popular. Ainda assim, este nutriente poderoso possui um papel essencial para a sua saúde.

Como você deve imaginar, a vitamina K2 está ligada à vitamina K – por isso, vamos falar rapidamente dela.

Descoberta em 1929, a vitamina K desempenha um papel importante na coagulação do sangue. Aliás, na época em que foi descoberta, essa vitamina foi chamada por uma revista científica alemã de Koagulationsvitamin – “vitamina de coagulação” em tradução literal –, e foi esse nome que deu origem ao “K” da vitamina K2.

A vitamina K possui duas formas principais, são elas:

  • Vitamina K1 (filoquinona): encontrada em folhas verdes como couve, alface e espinafre;
  • Vitamina K2 (menaquinona): geralmente encontrada em alimentos de origem animal, como leite, ovo e carne, mas não só: alguns fermentados, como o natto, o prato japonês feito com soja, são alimentos ricos em menaquinona.

A vitamina K2 pode ser dividida em vários subtipos diferentes, sendo os mais importantes o MK-4 e o MK-7, que por serem considerados os meios mais eficazes e biodisponíveis (ou seja, o nosso corpo consegue absorvê-los mais rápido) são frequentemente usados na fermentação e fortificação de alimentos.

 

Menaquinona: como funciona?

Primeiro vamos entender a principal função da vitamina K: ela estimula a produção de proteínas que desempenham um papel na coagulação sanguínea, no metabolismo do cálcio e na saúde do coração.

Uma de suas funções mais importantes da menaquinona é promover a calcificação dos ossos e, ao mesmo tempo, prevenir a calcificação dos vasos sanguíneos e rins, ou seja, ela ajuda o cálcio a ir para o lugar certo no nosso organismo.

Alguns cientistas acreditam que as vitaminas K1 e K2 possuem funções bastante distintas, e por isso acham que as duas vitaminas devem ser classificadas como nutrientes separados. Isto se baseia em um estudo feito em animais, que mostra que a vitamina K2 (MK-4) reduziu a ossificação dos vasos sanguíneos, enquanto a vitamina K1 não.

Estudos feitos em seres humanos também demonstram que os suplementos de menaquinona geralmente melhoram a saúde óssea e sanguínea.

 

Menaquinona: benefícios

Prevenção de doenças cardíacas

O acúmulo de cálcio nas artérias próximas ao coração é um grande fator de risco para doenças cardíacas. Portanto, diminuir esse acúmulo de cálcio sempre pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. E tudo indica que é isso que a menaquinona faz.

Em um estudo que levou de 7 a 10 anos para ser feito, pessoas que ingeriram uma maior quantidade de vitamina K2 tinham 52% menos probabilidade de desenvolver calcificação da artéria e um risco 57% menor de vir a falecer por causa de doenças do coração. Já outro estudo, realizado com 16.057 mulheres, revelou que as participantes que ingeriam mais vitamina K2 tinham um risco bem menor de desenvolver doenças do coração.

Saúde dos ossos e redução de risco de osteoporose

A osteoporose – que se traduz em “ossos porosos” – é um problema comum nos países ocidentais, principalmente entre mulheres mais velhas. Isto acarreta num risco maior de fraturas.

Como mencionado acima, a menaquinona desempenha um papel central no metabolismo do cálcio – o principal mineral encontrado nos ossos e dentes.

Curiosamente, também há evidências substanciais em estudos controlados de que o K2 pode fornecer benefícios importantes para a saúde óssea.

Um estudo de 3 anos em 244 mulheres pós-menopáusicas descobriu que aquelas que tomavam suplementos de menaquinona tiveram diminuições muito mais lentas na densidade mineral óssea relacionada à idade – ou seja, ficaram com o ossinho firme.

- Pode melhorar a saúde bucal

Os pesquisadores especularam que a menaquinona pode também melhorar a saúde bucal. No entanto, nenhum estudo em humanos testou isso diretamente. Porém, com base em estudos feitos com animais, e no papel que a menaquinona desempenha no metabolismo ósseo, é razoável supor que esse nutriente também aprimora a saúde bucal. Isso porque uma das principais proteínas reguladoras da saúde bucal é a osteocalcina – a mesma proteína crítica para o metabolismo ósseo e é ativada pela vitamina K2.

A osteocalcina ativa um mecanismo que estimula o crescimento de nova dentina, que é o tecido calcificado sob o esmalte dos dentes.

Além da menaquinona, acredita-se que as vitaminas A e D também desempenham um papel importante aqui.

 

Menaquinona: principais fontes

Agora que já sabemos de alguns benefícios da menaquinona, que tal listar alguns alimentos ricos em menaquinona?

Os produtos de origem animal são a melhor fonte alimentar de vitamina K2. A forma ideal de obter vitamina K2 na dieta é comer carne, especialmente carne de órgãos internos (principalmente o fígado), frango, carne bovina, bacon e presunto. As gemas (não as claras), também fornecem quantidades valiosas desse nutriente solúvel em gordura, assim como os laticínios com alto teor de gordura, especialmente os queijos duros feitos com leite integral.

E por que encontramos esse nutriente principalmente nos animais? Porque os animais têm uma capacidade única de sintetizar vitamina K2 a partir da vitamina K1 que obtêm da grama. Por esse motivo, a carne, os ovos e os laticínios de animais alimentados com pastagem e pasto contêm níveis mais elevados de vitamina K2 em comparação àqueles que só se alimentam com grãos e rações.

Agora que você já está por dentro da menaquinona, veja aqui também tudo sobre a vitamina K; ou então acesse nosso glossário, que vai te apresentar todas as vitaminas.


Perguntas Frequentes

  • O que é a menaquinona?

    Nada mais é do que a vitamina K2.

  • Para que serve a menaquinona?

    Ela pode ser boa para a saúde dos ossos e dos dentes, assim como ajuda a prevenir doenças cardíacas.

  • Em quais alimentos encontramos a menaquinona?

    Os produtos de origem animal são a melhor fonte alimentar de vitamina K2. A forma ideal de obter vitamina K2 na dieta é comer carne, especialmente carne de órgãos internos (principalmente o fígado), frango, carne bovina, bacon e presunto.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-k2

https://www.todaysdietitian.com/newarchives/060113p54.shtml

https://www.naturalmedicinejournal.com/journal/2015-10/choosing-right-vitamin-k2-menaquinone-4-vs-menaquinone-7

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas