Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Metilcobalamina: saiba o que é e quais são seus benefícios

Legenda: 
Metilcobalamina: camarão

Metilcobalamina. Só o nome já assusta, né? Mas calma, não entre em pânico. Apesar do nome difícil, estamos falando da forma ativa da cobalamina, como é conhecida a vitamina B12. Neste artigo, vamos aprender um pouco mais sobre ela e a sua diferença para a cianocobalamina.

 

Vitamina B12

Antes de partirmos para algo mais específico, vamos ter uma visão geral da vitamina B12. A cobalamina, é uma vitamina hidrossolúvel, isto é, solúvel em água, que auxilia no funcionamento das células e glóbulos vermelhos, na saúde do cérebro, na manutenção do metabolismo e na síntese de DNA, ou seja, nada menos do que a produção do DNA.

A deficiência dessa vitamina pode causar fadiga, danos aos nervos, problemas digestivos e neurológicos, como depressão, perda de memória e dificuldade de concentração. Dessa forma, os suplementos de vitamina B12 podem auxiliar nos casos de má absorção ou ingestão precária de alimentos com esta vitamina - lembrando que você deve sempre buscar a orientação de um especialista antes de sair tomando suplementos, combinado? As pessoas que adotam uma dieta vegana ou vegetariana, por exemplo, podem ter de recorrer aos suplementos de cobalamina, já que ela é encontrada primordialmente em alimentos de origem animal.

E é aí que entra a metilcobalamina – e também a cianocobalamina, da qual iremos falar um pouco sobre.

 

Metilcobalamina x Cianobocalamina: Qual a diferença?

Os suplementos de vitamina B12 são derivados de duas fontes distintas: a cianocobalamina ou a metilcobalamina.

Estas fontes são praticamente idênticas em sua composição, sendo a sua principal diferença a ligação química presente no íon cobalto: enquanto a metilcobalamina realiza essa ligação através do grupo metil, a cianocobalamina realiza esse processo com o auxílio de uma molécula de cianeto, justificando assim a origem destes nomes tão difíceis.

A cianocobalamina é uma das formas sintéticas da vitamina B12 mais utilizadas em suplementos por ser considerada mais estável e econômica do que outras formas de vitamina B12. Afinal, ela é um componente desenvolvido em laboratório e não pode ser encontrado na natureza.

Em oposição à cianocobalamina, a metilcobalamina é uma forma natural de vitamina B12 e pode ser obtida através de fontes alimentares, como peixes, leite, carne vermelha, fígado e ovos.

Ou seja, a principal diferença entre elas é que uma é natural e outra, sintética.

Outra diferença importante entre os dois ativos é a forma de absorção e retenção no corpo humano. Alguns estudos sugerem que a cianocobalamina é ligeiramente melhor absorvida pelo organismo do que a metilcobalamina. Mas, em comparação, outros estudos relatam que a cianocobalamina é expelida três vezes mais pela urina, indicando melhores resultados da retenção de metilcobalamina no corpo.

 

Metilcobalamina: Benefícios

Ainda que diferentes formas ativas da vitamina B12 possam ser encontradas no mercado como suplementos vitamínicos, é importante lembrar que além de possuir uma retenção melhor, a metilcobalamina é encontrada em alimentos de forma natural. Ou seja, uma pessoa com uma dieta equilibrada não costuma precisar tomar suplementos de vitamina B12.

É necessário sempre estar atento e verificar com frequência o estado de sua saúde e a necessidade de seu corpo por vitaminas, afinal, ainda que a quantidade ideal diária para um adulto seja de 2,4 mcg de vitamina B12 ao dia, essa taxa pode variar de acordo com as condições de saúde ou das necessidades específicas da pessoa. Pessoas com gastrite, úlceras ou que tenham feito a cirurgia bariátrica (aquelas que reduzem o estômago, visando perda de peso), por exemplo, podem ter dificuldade na absorção e retenção de vitaminas. Em todo caso, é importante frisar que não é recomendado tomar suplementos de metilcobalamina sem a prescrição de um especialista. Nada de se automedicar, hein?

Quando falamos sobre o corpo humano e a necessidade vitamínica, seja a Metilcobalamina, cianocobalamina ou qualquer outra vitamina, há muito a se estudar e aprender. Então, para ficar ainda mais claro, que tal dar uma olhada no nosso artigo que explica tudinho sobre vitamina B12? Ah, você também pode conferir nosso texto com dicas de alimentos ricos em vitamina B12.


Perguntas Frequentes

  • O que é a metilcobalamina?

    Nada mais é do que a forma ativa da vitamina B12, ou cobalamina.

  • Qual é a diferença da metilcobalamina e da cianocobalamina?

    Elas são praticamente idênticas, mas diferem em alguns pontos. A cianocobalamina é a forma sintética da vitamina B12, enquanto a metilcobalamina é a forma natural. Além disso, elas são absorvidas de formas diferentes pelo nosso organismo.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/methylcobalamin-vs-cyanocobalamin

https://www.justvitamins.co.uk/blog/cyanocobalamin-versus-methylcobalamin/

https://www.everydayhealth.com/drugs/methylcobalamin-vitamin-b12-oral-injection

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas