Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Mulher de olhos fechados segura um copo de vidro com chá. Ao fundo vemos um cenário de cozinha. A imagem representa o que é bom para tosse seca.

Diga adeus à tosse com esses remédios naturais

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Ninguém gosta de passar dias com tosse, não é mesmo? Afinal, é um sintoma que anda de mãos dadas com a gripe, resfriado ou alergia, causa incômodo e pode persistir. Por isso, saber o que é bom para tosse seca é ideal nessas situações!

Seguir o caminho de remédios naturais é uma ótima opção para seu organismo, visto que chás, xaropes caseiros e receitas de gerações possuem ingredientes super saudáveis e ricos em expectorantes e calmantes.

Continue lendo e descubra tudo sobre como aliviar o sintoma, qual a causa e dicas caseiras para sumir com a tosse seca. Vamos lá!

O que causa a tosse?

A tosse nada mais é que um reflexo do seu corpo para eliminar algo que está incomodando sua garganta. É uma expiração involuntária e forte que visa limpar as vias aéreas. 

A boa notícia é que, na maior parte das vezes, a tosse não é sinal de algo grave. Ela pode ser produtiva (tosse com acúmulo de catarro) ou pode ser seca, que costuma ser mais comum e persistente. 

Veja alguns motivos que podem causar essa irritação:

Qualidade do ar 

O ar frio e seco, assim como poeira, pelos de animais, pólen e fumaça, podem desencadear a tosse seca. A dica é usar um umidificador de névoa fria e um purificador de ar para evitar ou reduzir o sintoma.

Problemas que afetam as vias respiratórias

A tosse seca pode ser causada por alergias e infecções que afetam as vias aéreas. Além disso, pode ser indicação de problemas respiratórios como asma, rinite e bronquite. 

Efeito colateral duradouro 

A tosse que persiste por semanas pode ser apenas o último sintoma a desaparecer após um resfriado.

Nesses casos, além de tentar identificar a causa desse sintoma e descobrir o que é bom para tosse seca, é preciso consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequadas.

O que é bom para tosse seca?

Soluções caseiras como chás e gargarejos são saídas simples, mas que podem aliviar a tosse seca. Nós do QBemQFaz separamos algumas dicas para você!

Chás para aliviar a tosse seca

Qualquer tipo de chá parece ser uma ótima opção para aliviar a dor de garganta. Mas, existem algumas classificações específicas que possuem efeitos anti-inflamatórios e quase que anestésicos. Confira os melhores:

Raiz de alcaçuz

O chá feito com raiz de alcaçuz é utilizado há séculos devido ao seu efeito calmante na garganta. Acredita-se que alivia a dor, elimina o catarro e ameniza a tosse. 

No entanto, o uso prolongado pode causar efeitos colaterais como aumento da pressão arterial, irregularidades menstruais e fadiga. Por isso, evite excessos, combinado?

Manjerona

A manjerona é uma variedade de orégano que possui propriedades anti-inflamatórias. Esse chá pode ajudar a aliviar a tosse associada à asma, bronquite, resfriados e coqueluche.

Tomilho 

O tomilho é usado medicinalmente há décadas por conta de seu composto chamado timol, que garante um efeito relaxante sobre os músculos da garganta. E, ao contrário da manjerona, esse chá é seguro para uso ocasional!

Manjericão sagrado

O manjericão sagrado, também conhecido como tulsi, é uma planta com propriedades medicinais usadas para tratar a tosse seca. 

Embora comprovação científica sobre sua eficácia, é considerado seguro para a maioria das pessoas. Pode ser consumido como chá ou adicionado a vapor para inalação. 

Mel puro

O mel é um dos remédios caseiros mais antigos para tosse seca. Ele reveste a garganta, possui propriedades anti-inflamatórias naturais e pode ajudar a aliviar a irritação. Tudo em apenas um ingrediente!

 

Ele pode ser acrescentado aos preparos de chá ou até mesmo para consumo direto, na colher. 

Mas lembre-se: nunca deve ser dado a crianças menores de 1 ano devido ao risco de botulismo. Pessoas com restrições de açúcar também devem ter cuidado ao consumi-lo.

Gengibre

O gengibre é conhecido por seu efeito calmante no sistema digestivo, mas também pode ajudar a aliviar a tosse. 

Acredita-se que ele suprima o reflexo da tosse relaxando os músculos das vias respiratórias. O ingrediente é versátil e pode ser consumido como chá, adicionado a outras bebidas quentes ou inalado em forma de vapor.

Alho

O alho possui propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias leves, o que é bom para tosse seca. Em geral, ele é utilizado para chás e é seguro para consumo geral.

Cúrcuma

A cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que possui propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias leves.

Assim como o alho, embora não haja muitas evidências científicas sobre sua eficácia no tratamento da tosse, o chá de cúrcuma é geralmente utilizado com essa finalidade.

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta contém mentol, que ajuda no alívio da irritação na garganta e reduz a vontade de tossir. Além disso, possui propriedades antibacterianas e antivirais. 

Ela pode ser consumida como chá, em forma de pastilhas ou utilizado como óleo essencial em aromaterapia. 

Chá masala chai

O chá masala chai, popular na Índia, contém ingredientes antioxidantes como o cardamomo e o cravo, e também pode agir como expectorante. 

Outro ingrediente essencial do chá masala chai é a canela, que possui propriedades anti-inflamatórias, o que é bom para tosse seca!

Capsaicina

A capsaicina, substância encontrada em pimentas, tem demonstrado reduzir a tosse crônica. Ela pode ser consumida na forma de cápsulas ou preparando um chá com molho de pimenta caiena e água morna. No entanto, não é recomendada para crianças.

Mas fique atento: essas informações são apenas sugestões e é sempre recomendado consultar um profissional de saúde antes de usar qualquer remédio ou planta medicinal para tratar a tosse seca.

Gargarejo para aliviar a tosse seca

A receita mais prática do mundo: água com sal. Basta misturar um pouco de sal na água e gargarejar, deixando o líquido passar pela região da garganta que está irritada. 

A água salgada retira a umidade da área dolorida para reduzir o inchaço e a irritação. E não é recomendado que engula a água, afinal, ela possui sódio em excesso!

Outros hábitos bons para tosse seca

Utilizar um umidificador

Como o ar seco pode agravar o incômodo, os umidificadores adicionam umidade ao ambiente, o que é bom para tosse seca e pode proporcionar alívio. 

Você pode ligar o aparelho no momento de dormir ou relaxar, e deixar que durante esse tempo, o ar úmido ajude sua garganta!

Hidratação

Além dos vários motivos para estar sempre hidratado, uma garganta seca pode piorar a tosse. Beba muitos líquidos como água, chá com mel e limão e chás de ervas durante os dias!

Inalação de vapor

O vapor proveniente da água quente pode ajudar a umidificar os tecidos secos e irritados das vias nasais e da garganta, o que é bom para tosse seca, já que pode reduzir a irritação na garganta.

Quando procurar um médico?

Procure um profissional de saúde se você: 

  • Apresentar tosse duradoura (mais de duas semanas);

  • Perceber piora durante os dias;

  • Estiver com tosse acompanhada de catarro ou muco;

  • Apresentar expectoração rosada ou com sangue; 

  • Sentir dor ou pressão no peito, dificuldade para respirar ou chiado. 

Agora que você já sabe o que é bom para tosse seca, conheça outros artigos relacionados a saúde e bem-estar em QBemQFaz!  


Perguntas frequentes:

Qual remédio caseiro é bom para tosse seca?

O gargarejo feito com uma mistura de água e sal ajuda a aliviar a tosse seca. Também é possível utilizar chás como o de gengibre, com um toque de mel.

O que fazer para parar de tossir?

Tente beber chá com mel ou fazer gargarejo com água e sal. Um médico pode prescrever medicamentos mais fortes, se necessário.

O que é bom para tosse seca à noite?

Gargarejo caseiro, de água e sal, ou chás como o de gengibre com mel. Além disso, você pode inclinar a cama para posicionar a cabeça mais alta do que o estômago.

Qual o melhor xarope para acabar com a tosse seca?

Não há uma solução rápida para a tosse seca. Você pode tentar o gargarejo caseiro, de água e sal, ou chás como o de gengibre com mel. Se os remédios caseiros não estão fazendo efeito rápido o suficiente, consulte um médico.

Referências 

Cadernos de Atenção Básica: Doenças Respiratórias Crônicas, Ministério da Saúde, 2010

15 remedies for a dry cough, Pat Bass, 2023

13 home remedies for a dry cough, Healthline, 2023

Cough, NHS Inform, 2012

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.