Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Em um banheiro, uma mulher está apoiada no vaso sanitário, de olhos fechados, mostrando um sofrimento com virose.

O que é bom para virose? Conheça opções naturais!

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Ela chega derrubando a energia e pode fazer com que tarefas simples se tornem difíceis de serem realizadas. De repente, a virose prejudica a saúde e a qualidade de vida, e a busca por o que é bom para virose aumenta.

Sorrateira e nem sempre com causas claras, a virose pode trazer sintomas intensos que afetam o corpo humano. Mas existem métodos naturais que ajudam na recuperação de um quadro de virose e também no fortalecimento do sistema imunológico.

Para casos mais leves, os remédios naturais podem fazer parte da resposta de o que é bom para a virose. Acompanhe a seguir algumas das recomendações naturais para o combate da doença com evidências científicas.

O que é uma virose?

Uma doença provocada por uma infecção viral, a virose nem sempre tem o seu agente infeccioso detectado, podendo ser provocada pelos mais diversos tipos de vírus e que podem provocar sintomas gastrointestinais e respiratórios.

Entre alguns dos sintomas mais comuns das viroses estão:

O que é bom para virose?

Quando se trata de o que é bom para virose, é importante se lembrar de que nem sempre as causas da doença são identificadas. Por isso, os sintomas costumam ser mais tratados e alguns remédios caseiros, como uso de chás, auxiliam na sua minimização.

Manter o corpo bem hidratado, utilizar soro fisiológico para a lavagem nasal e a utilização de medicamentos para alívio de sintomas mais intensos, como dor e febre - sempre com a recomendação médica - também são boas estratégias para cuidar da virose.

Mas entre as principais recomendações de o que é bom para virose é o repouso e manter uma alimentação leve e equilibrada, para nutrir o corpo com o que ele precisa no reforço do sistema imunológico.

Como a alimentação pode ajudar a combater a virose?

A nutricionista clínica Andréa Vasconcelos dá algumas dicas valiosas sobre como a alimentação pode ajudar a combater a virose:

Náuseas / vômitos

Importante manter a hidratação, mediante o possível nos dias com fortes enjoos.

Não devemos ter atenção só na água, mas nesses dias, repor os nutrientes que podem ser perdidos no vômito, é importante. Por isso, você pode consumir água de coco e bebidas isotônicas (aquelas sem tanto açúcar, claro).

Fazer um suco ou chá com gengibre também é uma ótima solução já que ele possui propriedade antiemética - diminuindo náuseas e vômitos.

Diarreia / dores de barriga

Primeiramente, evitar o consumo de alimentos ricos em fibras até a regularização do intestino para não piorar o quadro. Por isso, uma boa estratégia é consumir frutas e verduras sem casca. Além de evitar alimentos com propriedade laxante como ameixa, mamão, iogurte natural…

Cuidado com o excesso de tempero no momento do preparo da comida. Esse é o momento de ter cautela já que pode ser mais um agravante.

Deixar sempre todas as leguminosas de molho, por pelo menos 12h. Isso evita que desconfortos intestinais aconteçam por consequência de uma digestão não tão eficiente.

Métodos naturais para combater a virose

Algumas dicas práticas podem ser aliados na hora de aproveitar métodos naturais que são bons para virose. Acompanhe as principais recomendações dadas por especialistas:

Descanso

Manter o repouso e dar o tempo para o organismo se recuperar da infecção viral é indispensável para o fortalecimento do sistema imunológico. Se possível, o ideal é ficar em casa para evitar também que outras pessoas se contaminem com a exposição ao vírus.

Hidratação

É comum que entre os sintomas das viroses estejam problemas gastrointestinais, como diarreias e vômitos. Isso faz com que o que é bom para virose mesmo seja a hidratação, que precise ser reforçada caso sintomas como esses apareçam.

Mesmo que não sinta sede, é importante que o paciente continue insistindo na ingestão de água, especialmente se a infecção aconteceu em dias mais frios.

Para sintomas que atingem as vias respiratórias, a hidratação ajuda na fluidificação das secreções, que podem ser eliminadas com maior facilidade pelo organismo bem hidratado. 

O fato é que manter a quantidade de água ingerida adequada minimiza os impactos do vírus no organismo.

Chás medicinais

Presentes há milênios na cultura de cuidados primários, os chás medicinais de algumas plantas são capazes de aumentar a imunidade e ajudar o corpo a se recuperar de um quadro de virose. Confira alguns dos principais chás que são bons para virose. 

Erva-cidreira

Muito utilizado entre os amantes de chá, a erva-cidreira também tem propriedades medicinais úteis para combater a atividade viral causadora da virose.

Hortelã-pimenta

Conhecida por seu alto poder antiviral, a hortelã-pimenta pode ser adicionada a chás mais comuns, como o preto ou o verde, para ter suas propriedades medicinais utilizadas. A sua alta concentração de óleos essenciais auxiliam na atividade anti inflamatória.

Abacaxi

Além de poder ser consumido in natura, o chá do abacaxi - que pode ser feito com o reaproveitamento da casca da fruta - também pode ser utilizado como bebida anti inflamatória, diurética e que alivia os sintomas das vias respiratórias.

Alcaçuz

Querido há séculos por suas características antivirais, o alcaçuz também pode ser utilizado por pessoas que querem fortalecer o sistema imunológico e se curar mais rapidamente de viroses.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

A natureza sabe o que é bom para virose e conta com diversos alimentos que podem ser consumidos de forma natural e ainda assim contam com boas propriedades anti inflamatórias

Aqui você conhece mais detalhes sobre o assunto, mas trouxemos alguns dos alimentos mais indicados para quem quer se recuperar de uma virose. 

Orégano

Esse tempero muito utilizado na culinária brasileira também conta com propriedades medicinais anti virais, úteis para pessoas que estão se recuperando de uma infecção por vírus. 

Alho

Esse remédio natural pode ser aproveitado para as mais diversas doenças, mas ele conta com especificidades ainda maiores quando o assunto é o combate a alguns tipos de vírus, que podem ser responsáveis pela virose.

Limão

Rico em vitamina C, que é um antioxidante natural, o limão também pode ser utilizado no combate a ações de vírus, como no caso de inflamações na garganta. Para deixar o sabor mais agradável, vale misturar o limão ao mel, que também é anti inflamatório, o que é bom para a virose.

Laranja

Outro alimento com alta concentração de vitamina C, a laranja também conta com benefícios anti virais em suas propriedades, podendo também auxiliar na digestão quando consumida com o bagaço.

Proteínas com pouca gordura

Frangos, peixes brancos e tofu são algumas das proteínas que devem ser priorizadas por quem busca o que é bom para virose através da alimentação.

A orientação médica é indispensável

Por mais brandas que pareçam ser, as viroses podem representar um perigo para a saúde de qualquer pessoa, principalmente porque variam em grau de gravidade. Por isso, por mais que os métodos naturais de o que é bom para virose funcionem, a busca de um diagnóstico e tratamento médico é indispensável.

Os métodos naturais podem potencializar o tratamento medicamentoso, mas não podem substituir uma consulta com um especialista. 

Além disso, adotar métodos de prevenção, como evitar tocar em objetos e depois na boca, manter as mãos sempre bem limpas e lavar bem alimentos in natura que serão consumidos são indicações que o Ministério da Saúde oferece para a prevenção de doenças infecciosas e para a virose.

Dica Extra!

Já ouviu falar do extrato de própolis e suas propriedades para imunidade?

Andréa Vasconcelos afirma que essa substância pode ser uma aliada valiosa para a nossa imunidade: “ é extremamente benéfico para humanos já que tem propriedade antibacteriana, antioxidante e antiviral - o que fortalece o sistema imune. Podendo ajudar a prevenir novos resfriados já que tem substâncias que ativam as células de defesa.”

Também pode minimizar as dores de garganta, pois os compostos fenólicos presentes nele combatem inflamações.

O consumo pode ser feito em gotas ou em cápsulas. A quantidade a ser utilizada deve ser recomendada por um profissional.

Para mais dicas de como manter a sua saúde em dia, continue acompanhando os conteúdos do QBemQFaz e se inscreva em nossa newsletter para receber os melhores artigos por e-mail!


Perguntas frequentes

O que é bom tomar para virose?

Manter uma boa hidratação, utilizar chás com plantas medicinais e consultar um médico são bons tratamentos para viroses.

O que não pode comer quando está com virose?

O ideal é evitar o consumo de alimentos gordurosos ou muito açucarados enquanto o corpo se recupera de um processo infeccioso.

Quais são os sintomas de uma virose?

A virose pode causar sintomas gastrointestinais ou respiratórios, que geralmente envolvem coriza, dor de garganta, febre, vômito, diarreia e dores musculares.

Referências

Viroses: Saiba como se proteger. Fiocruz, 2020.

The antiviral and antimicrobial activities of licorice, a widely-used Chinese herb. Pubmed, 2017.

A review of the bioactivity and potential health benefits of peppermint tea (Mentha piperita L.). Pubmed, 2006.

Antiviral activity of the oseltamivir and Melissa officinalis L. essential oil against avian influenza A virus (H9N2). Pubmed, 2016.

Healing effect of garlic extract on warts and corns. Pubmed, 2004.

An Armamentarium of Wart Treatments. Pubmed, 2006.

Antiviral efficacy and mechanisms of action of oregano essential oil and its primary component carvacrol against murine norovirus. Pubmed, 2014.

Benefícios do gengibre no controle da náusea e vômito induzidos pela quimioterapia. Rev Bras Enferm. 2020

Effect of ginger in the treatment of nausea and vomiting compared with vitamin B6 and placebo during pregnancy: a meta-analysis. The Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine, 2020.

Development and Pathophysiology of Oral Rehydration Therapy for the Treatment for Diarrhea. Dig Dis Sci, 2020.

Immune's-boosting agent: Immunomodulation potentials of propolis. Journal of Family and Community Medicine, 2019.

Perspectives for Uses of Propolis in Therapy against Infectious Diseases. Pudmed, 2022.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.