Saiba o que é o sedentarismo e como mudar seu estilo de vida

Legenda: 
O que é sedentarismo

Com o avanço da tecnologia a vida tem se tornado cada vez mais fácil e confortável, isso não podemos negar, não é? Um risco que se corre com isso é que, infelizmente, ocorre o aumento do sedentarismo, o que faz com que alguns problemas de saúde que antes não eram tão graves ganhem uma maior importância.

Mas afinal, o que é o sedentarismo e por que ele é um problema tão sério para a saúde das pessoas? O Que Bem Que Faz traz para você algumas informações sobre o que é o sedentarismo, quais seus efeitos na saúde do organismo e como mudar para um estilo de vida mais saudável. Acompanhe com a gente!

 

O que é o sedentarismo

O sedentarismo, como mencionado anteriormente, é um estilo de vida que consiste em atividades chamadas de sedentárias. Por exemplo:

Como você pode ver, algumas dessas atividades não são de fato ruins – no entanto, são consideradas como sedentárias. O que acontece é que, por se tratarem de atividades que não exigem uma maior locomoção ou um maior gasto energético, elas acabam sendo “mais fáceis” de fazer que outras.

Algo que devemos levar em conta é que o estilo de vida sedentário nem sempre é algo voluntário. Com o avanço da tecnologia, muitas profissões que nos obrigam a passar muitas horas sentados surgiram, o que acaba complicando a movimentação.

As longas jornadas de trabalho também contribuíram para esse estilo de vida, pois não sobram horas no dia para que as pessoas se dediquem aos esportes e outras atividades físicas.

 

Quais os perigos do sedentarismo

Apesar de ser algo que muitas vezes ocorre de forma involuntária na vida das pessoas, o sedentarismo traz consigo alguns riscos para a saúde. O sedentarismo mostrou contribuir para:

Como o corpo fica muito tempo sem a prática de atividades físicas, o seu metabolismo é desacelerado e sua imunidade sofre uma queda drástica, o que pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças.

O metabolismo desacelerado também contribui para uma menor capacidade do corpo de controlar os níveis de glicose no sangue, regular a pressão arterial e quebrar a gordura presente no organismo.

Saúde mental

O sedentarismo não afeta apenas a saúde física, mas a saúde mental também. A prática de exercícios físicos, combinados com uma alimentação saudável, pode evitar problemas como ansiedade, depressão e estresse, pois contribuem para a liberação de hormônios responsáveis pela felicidade e o bem-estar.

Pessoas sedentárias têm uma menor capacidade de produzir esses hormônios, o que faz com que as chances de desenvolverem doenças psicológicas sejam maiores se comparadas a pessoas que praticam atividades físicas regularmente.

 

Como ter um estilo de vida mais saudável

Claro que nem tudo é tão ruim como parece. Felizmente o sedentarismo é um dos problemas mais fáceis de serem resolvidos, se comparado a outras questões de saúde.

Para quem tem tempo, um estilo de vida mais ativo é a melhor recomendação que há. Praticar exercícios diariamente por pelo menos uma, manter-se hidratado e buscar seguir uma dieta equilibrada são a chave para combater o sedentarismo e ter uma melhor qualidade de vida.

Agora, se você é uma pessoa ocupada e não tem como dedicar um tempo do seu dia para se exercitar, o recomendado é que, em casos de profissões que requerem muito tempo sentado, dar pequenas pausas para se levantar e se alongar, além de fazer pequenas caminhadas pelo escritório para manter o corpo sempre em movimento.

Para quem for possível, trocar o carro pela bicicleta – ou mesmo ir a pé – para o trabalho pode ser uma opção muito saudável também. Em dias de folga, uma dica de programação que é divertida e saudável é sair para praticar ciclismo ou fazer algumas caminhadas no parque; você vai ver como criar esse hábito pode ser muito prazeroso!

E, para se manter motivado, convide amigos ou familiares para participarem dessas atividades com você, não esquecendo de se manter sempre bem alimentado!


Perguntas frequentes

  • Sedentarismo é uma doença?

    Não, o sedentarismo se trata de um estilo de vida em que não há a prática regular de exercícios e a maioria das atividades realizadas requerem esforço físico mínimo ou nulo. Mas esse estilo de vida pode levar a problemas de saúde física e mental.

  • Quais são os tipos de sedentarismo?

    O sedentarismo é dividido em 4 níveis, onde o primeiro nível é aquele em que ainda são feitas caminhadas eventuais, mas sem a prática de exercícios mais intensos; o segundo nível é aquele em que você ainda pode caminhar para ir ao mercado, por exemplo, mas não há a intenção de se esforçar mais do que isso; o terceiro nível é aquele em que se for possível evitar o esforço físico, ele será evitado; e por fim, o quarto nível, que consiste em não se mexer de forma alguma e passar grande parte do seu tempo deitado ou sentado.

  • Como não ser sedentário?

    Para evitar o estilo de vida sedentário, o ideal é que você dedique de 30 minutos a uma hora do seu dia para realizar atividades físicas – pode ser com caminhadas, corridas, ciclismo, ou mesmo frequentando a academia.

    Fontes

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/322910

    https://www.jandonline.org/article/S2212-2672(12)00752-6/fulltext#:~:text=The%20term%20sedentarism%20refers%20to,watching%20television%20(Figure%201).

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas