Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Vitamina D e Imunidade: Mulher sorrindo

O que você precisa saber sobre Vitamina D e Imunidade!

Compartilhar
Legenda: 
Vitamina D e Imunidade: Mulher sorrindo
Atualizado em  novembro 2023

E sem dúvida a alimentação é uma das melhores formas de dar aquela forcinha para a imunidade! Provavelmente você já ouviu falar sobre a importância da vitamina C, por exemplo, no sistema imune, certo? Mas saiba que outras vitaminas também são super importantes quando o assunto são as defesas do corpo – e uma delas é a vitamina D!

A vitamina D por muito tempo foi conhecida apenas por ser um nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes – um trabalho feito em conjunto com o cálcio. Mas pesquisadores têm visto que a vitamina D vai além disso, e tem um papel fundamental nas defesas do corpo!

De um modo simplificado, pode-se dizer que essa vitamina ajuda células que são as responsáveis pelas defesas do corpo, assim como também colabora com células que combatem infecções causadas por vírus. E tem mais! Esse nutriente também parece aumentar a produção de citocina. Esse nome estranho é dado para uma substância que tem vários papéis no sistema imune – desde avisar o corpo sobre a presença de um invasor (como vírus, bactérias ou fungos) até ativar as células de defesa. Bacana, né?

Mas quando o assunto é consumo de vitamina D, a situação não é tão bacana assim... Isso porque pesquisas mostram que 99% dos adultos brasileiros não consomem a quantidade diária recomendada desta vitamina!

Um dos motivos para esse baixo consumo pode ser a presença desta vitamina em poucos alimentos, sendo alguns deles: salmão, arenque, óleo de fígado de bacalhau, leite e gema de ovos. Repare que muitas destas fontes não são do hábito alimentar do brasileiro, dificultando ainda mais a ingestão adequada da vitamina D. Uma alternativa para conseguir atingir a recomendação diária através da alimentação é buscar por produtos que sejam fortificados com vitamina D – para isso, dê uma olhada no rótulo!

Mas a forma mais eficaz de se conseguir vitamina D é se expondo ao sol. Por isso, veja aqui algumas dicas sobre como aproveitar da melhor maneira a vitamina D que o sol pode te trazer – mesmo estando em casa!

- A exposição ao sol deve acontecer pelo menos 3 vezes por semana, durante 15 a 20 minutos

- Escolha um horário antes das 10hs da manhã ou após 16hs, por serem horários de menor índice de radiação UVB

- Expor apenas mãos, braços e pernas é suficiente – não é preciso deixar o rosto no sol, por exemplo

- Abra as janelas! O vidro das janelas deixa os raios solares muito fracos, diminuindo assim sua eficiência

- Você pode utilizar o filtro solar, já que estudos mostram que ele não interfere na produção de vitamina D pelo corpo! ;)

Capriche na alimentação, curta momentos ao sol (mesmo que dentro de casa) e aproveite os benefícios na imunidade que a vitamina D pode trazer!

 

Referências Bibliográficas:

1. Hewison M. Vitamin D and the immune system: new perspectives on an old theme. Endocrinol Metab Clin North Am. 2010;39(2):365-79.
2. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2011. 150 p.
3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Sociedade Brasileira de Dermatologia conclui que exposição solar leve, com fotoprotetor, não impacta na produção de vitamina D. Disponível em http://www.cremepe.org.br/2018/05/09/sociedade-brasileira-de-dermatologia-conclui-que-exposicao-solar-leve-com-fotoprotetor-nao-impacta-na-producao-de-vitamina-d/.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.