Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Mulher com óculos em uma das mãos, enquanto com a outra coça os olhos. A imagem representa o olho tremendo sozinho.

Seu olho treme sozinho? Conheça possíveis causas

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Se você já sentiu um tremor ocular involuntário, provavelmente se perguntou o que estava acontecendo. O olho tremendo sozinho é, geralmente, apenas um espasmo sem risco para a saúde, mas também pode ser indício de um problema maior.

Piscar “sem querer” e de forma constante, além de ser incômodo, é uma manifestação do corpo que não pode ser ignorada! 

Para te ajudar a entender melhor, neste artigo traremos algumas causas comuns que fazem essa ação ocorrer, como procurar ajuda quando necessário, e mais. Vem com o QBemQFaz! 

O que é o olho tremendo sozinho?

O olho tremendo sozinho, também chamado de mioquimia, acontece quando uma das pálpebras, superior ou inferior, se movimenta de forma involuntária. Em contrações curtas e de pouca amplitude, a piscada ativa o músculo orbicular - capaz de fechar e abrir os olhos.

Essas “crises” são imprevisíveis e podem ter duração indeterminada. Além disso, espasmos oculares costumam durar de alguns segundos até, em média, dois minutos.

A mioquimia palpebral é mais comum em mulheres, idosas e pessoas que residem em regiões mais frias. Sim, até o clima pode desencadear os tremeliques!

O ponto positivo é que, para a maioria das pessoas, eles não trazem dores ou danos para a qualidade de vida, e acabam sumindo de forma espontânea.

Mas se o espasmo acontece com frequência, geralmente durando mais do que alguns dias, é a hora de buscar uma opinião médica.

O que faz o olho tremer sozinho?

Como já dissemos, os casos em que o olho tremendo sozinho representa uma condição grave para a saúde são raros. Mas você sabia que, em geral, o tremor involuntário está relacionado às emoções, nível de descanso e o ambiente em que você está inserido? Confira a seguir!

Estilo de vida

Pessoas que levam um estilo de vida sedentário, fumam ou abusam de bebidas alcoólicas podem ser mais suscetíveis a desenvolver o tremor dos olhos. Se identificou com alguns desses casos? Está na hora de mudar seus hábitos!

Estresse

Um dos fatores mais associados ao aparecimento da mioquimia é o estresse. Quando o corpo está sob fortes fatores estressantes, músculos da pálpebra que estão ligados ao Sistema Nervoso Central e são influenciados por problemas emocionais podem movimentar os olhos.

Fadiga Ocular

Alguns problemas de fadiga ocular também podem causar o movimento involuntário. É importante que alguns cuidados com os olhos sejam seguidos para não forçar as fibras musculares, algo que acontece ao esfregar os olhos, mesmo em situações como:

  • Irritação ocular;

  • Olhos secos;

  • Sensibilidade à luz;

  • Efeitos colaterais de medicamentos.

Consumo excessivo de cafeína

Seja cafezinho puro, chocolate, energéticos ou até mesmo em chás, o consumo excessivo de cafeína em qualquer tipo de alimento pode causar o tremor ocular.

Privação de sono

Um dos principais fatores que faz o olho tremer sozinho é o sono irregular. Por isso, é importante manter um horário consistente para dormir todos os dias, além de evitar bebidas alcoólicas e grandes refeições antes de ir para a cama.

Fatores ambientais

Poluição do ar, ventos intensos, dias mais frios e luz intensa também podem ser alguns dos fatores ambientais que provocam a mioquimia. Se possível, fique em locais que não possuam essas características!

Uso excessivo de telas

Você costuma passar tempo demais no celular? Se sim, saiba que isso também pode provocar o tremor ocular! Caso os dois fatores apareçam ao mesmo tempo, pode ser um sinal dessa conexão.

Quando buscar ajuda médica?

Alguns sinais de alerta do olho tremendo sozinho podem indicar a necessidade de uma avaliação médica, sendo eles:

  • Olho tremendo por semanas ou meses;

  • Tremor tanto na pálpebra inferior, quanto superior;

  • Tremor ocular intenso e recorrente;

  • Tremor em outros músculos faciais;

  • Olhos se fechando completamente quando tremem.

Observando sintomas associados

Quando o tremelique estiver ligado a outros sintomas, também é importante consultar um oftalmologista. Os mais comuns são:

  • Cansaço visual;

  • Cefaleia e enxaqueca;

  • Dores oculares;

  • Inchaço e vermelhidão.

Doenças mais comuns para olho tremendo sozinho

Caso o médico identifique alguma anormalidade, existem possíveis enfermidades são mais comumente associadas ao tremor ocular. 

Entre as duas mais comuns vistas em consultório estão o blefaroespasmo essencial e hemiespasmo facial, que precisam de tratamento específico para evitar danos à visão!

Blefaroespasmo essencial

Sendo benigno, esse tipo de blefaroespasmo é mais comum em mulheres com mais de 60 anos e, além dos olhos, traz contrações musculares involuntárias em outros músculos faciais. 

Pode acontecer dos dois lados da face e, em alguns casos, prejudicar a visão do paciente. 

Hemiespasmo facial

Assim como o blefaroespasmo, o hemiespasmo atinge mais mulheres sexagenárias, mas acontece apenas em um dos lados da face. Além disso, os sintomas podem se apresentar durante o sono e se propagar para outros músculos da face.

Como é o tratamento para o olho tremendo sozinho?

Agora que você sabe quais são os problemas mais comuns, é necessário conhecer o tratamento para cada um deles. Veja!

Casos médicos

Com o diagnóstico em mãos para a causa do tremor ocular, o oftalmologista deverá traçar o melhor tratamento para a sua condição clínica, como o hemiespasmo facial e blefaroespasmo essencial. 

Não tente aplicar tratamentos caseiros ou comprar remédios sem prescrição médica! O quadro clínico pode piorar, trazendo malefícios para o seu bem-estar.

Casos não-médicos

Manter hábitos saudáveis e evitar questões que possam provocar a mioquimia costumam resolver o problema e evitar que ele apareça. Algumas dicas são:

  • Evitar a cafeína;

  • Dormir o suficiente;

  • Evitar situações de estresse.

  • Não coçar os olhos - principalmente com as mãos sujas;

  • Use óculos escuros em luzes fortes.

As causas relacionadas ao olho tremendo sozinho podem ser as mais variadas e o tratamento é individual. Por isso não faça um auto diagnóstico, combinado?

Se gostou do conteúdo e quer mais dicas sobre como cuidar da saúde e manter o bem-estar? Acesse o QBemQFaz e acompanhe outros artigos!


Perguntas frequentes:

É perigoso quando o olho fica tremendo?

Não, o olho tremendo sozinho pode indicar fatores ambientais ou de estilo de vida desregulados, mas nem sempre é perigoso. Caso o tremor aconteça de forma persistente e atinja os dois olhos, a ajuda médica pode ser necessária.

O que fazer quando o olho está tremendo?

Em casos mais comuns (sem doenças associadas), o tremor desaparece sozinho em alguns minutos. Caso o sintoma persista, procure um médico para investigação!

Referências

Eye Twitching. Cerdars Sinai. 2022.

Benign essential blepharospasm. MedlinePlus. 2023.

Hemifacial Spasm. NIH. 2023.

How to stop eye twitching. AAO. 2023.

Blepharospasm 40 Years Later. NIH. 2017.

Blefaroespasmo essencial benigno. Scielo. 2002.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.