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Relação Intestino & Pele

Legenda: 
Relação intestino & pele: legumes

Apesar de parecerem coisas muito distintas, o intestino e a pele possuem mais coisas em comum do que você pode imaginar. Entre elas, a necessidade de um equilíbrio nos microrganismos presentes no seu corpo – afinal, um intestino que não funciona bem pode levar a diversos problemas de pele, como a acne e a rosácea. Vamos entender melhor como isso acontece?

 

Alimentação e os microorganismos do corpo

Você sabia que o que comemos influencia nos microrganismos que vivem em nosso corpo? Pode parecer assustador, mas temos milhares de bichinhos invisíveis ao olho nu que nos auxiliam, em nosso dia-a-dia, a nos manter saudáveis. A maior parte deles se encontram justamente no intestino, por isso é importante se alimentar bem para manter a flora intestinal equilibrada.

Quando exageramos no consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, os microorganismos que povoam nosso intestino entram em desequilíbrio, gerando uma reação inflamatória no nosso corpo e a pele pode sofrer com isso. Doenças como psoríase, dermatites, piora da acne e do envelhecimento precoce são exemplos desse desequilíbrio.

Sabendo disso, na tentativa de ter uma pele mais bonita e saudável, é fundamental ter uma alimentação nutritiva e um intestino funcionando regularmente . Dentre os alimentos que beneficiam o intestino, podemos citar:

As fibras

Os alimentos ricos em fibras são os mais indicados para aqueles que querem manter o ritmo intestinal adequado. Eles têm o poder de aumentar o volume de fezes e servem de alimento para os microorganismos bons do intestino, Assim, além de não ficar enfezado, nosso sistema imunológico fica mais forte e o aspecto da pele mais bonito.

As fibras podem ser encontradas em alimentos como: aveia, feijão, pipoca, abacate, verduras e diversos tipos de grãos integrais.

Os Probióticos

Os probióticos são alguns dos microorganismos bons que podemos encontrar no intestino. Eles podem ser encontrados em alimentos e ajudam a manter a flora intestinal equilibrada. Previnem inflamações e doenças e ajudam na absorção de algumas vitaminas – como a vitamina K, que ajuda na absorção do colágeno, ótimo para a pele –, sendo um elemento importante na relação intestino e pele, os probióticos podem ser encontrados em: pães e leites fermentados, kefir, sopa miso, pickles, iogurtes e queijo cottage – ou seja, alimentos que passam pelo processo de fermentação.

Uma boa dieta, acompanhada de exercícios físicos regulares, pode ajudar seu intestino a funcionar com mais naturalidade e, consequentemente, melhorar o aspecto da sua pele. Um estudo publicado no Jornal de Dermatologia Investigativa dos Estados Unidos mostrou que uma dieta desbalanceada pode causar doenças na pele e até mesmo inflamações nas juntas! Esse fato surpreendente mostra como a relação da pele com o intestino é importante. Além disso, outros fatores como o estresse, o ambiente e o uso de medicamentos também podem interferir no aspecto da sua pele, sendo fatores agravantes para as inflamações dermatológicas.

De qualquer maneira, visitar um médico nutricionista ou dermatologista é recomendado e pode te ajudar na jornada de ser mais saudável. Além disso, alguns artigos do Que Bem Que Faz podem ser de grande ajuda, como: Conheça os melhores alimentos para a saúde do intestino, Alimentação equilibrada, Alimentação e skincare e 10 alimentos para melhorar na saúde do sistema digestivo.


Perguntas frequentes

  • Prisão de ventre piora acne?

    Sim! Afinal, quando estamos com o intestino preso, as bactérias e outros microrganismos ruins e liberadores de toxinas acabam ficando presos no nosso organismo, prejudicando nosso corpo. Ao alterar nosso microbioma, inflamações de pele – como a acne – pioram, e também podemos sofrer com alterações no humor e nas emoções. Para melhorar isso, frutas e legumes, alimentos ricos em fibras e até suplementos, pode usar como exemplo o FIBER + podem ser uma opção.

  • Quais os sintomas de um intestino inflamado?

    Sabendo que o intestino fica inflamado através de uma alimentação desbalanceada e que isso pode trazer diversos problemas para a pele, é importante reconhecer seus sintomas: diarréia, náuseas, inchaço abdominal, febre, dores abdominais, cansaço, fraqueza intestino preso por mais de 2 dias e cólicas são apenas alguns desses sintomas.

  • Como ativar as bactérias boas do intestino?

    Através de uma alimentação rica em fibras, probióticos, legumes, verduras e frutas, é possível ativar as bactérias boas do organismo e se livrar das bactérias que liberam toxinas .

     

Fontes

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7916842/ https://cdhf.ca/health-lifestyle/how-does-your-gut-health-affect-your-skin/ https://thesecretlifeofskin.com/2019/09/23/gut-skin-axis/#:~:text=The%20gut%20and%20the%20skin,GI)%20health%20to%20skin%20homeostasis. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fimmu.2019.02950/full https://www.jidonline.org/article/S0022-202X(21)00016-6/fulltext

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas