Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Tem suco para infecção urinária?

Legenda: 
Suco para infecção urinária: Suco de cranberry

A infecção urinária é um problema de saúde bastante comum, sobretudo em mulheres. E o que ela é? A infecção urinária ocorre quando microorganismos virais ou bacterianos afetam a uretra, a bexiga ou os rins. E o resultado é o esperado, infelizmente: dores na pelve, vontade frequente de urinar, febre, náuseas e desconforto, dores ou até sangramento para fazer a urina. Nesse momento, consultar um médico para o tratamento adequado com medicamentos é super importante! Além disso, o recomendado é beber bastante líquido e sucos diuréticos que estimulem a vontade de urinar e possam ajudar a limpar o trato urinário. Pensando nisso, Que Bem que Faz decidiu procurar qual o melhor suco para a infecção urinária. Você pode conferir também: chás para inflamação nos rins e bebidas boas para a bexiga.

 

Suco de cranberry para infecção urinária

Apesar de não ser exatamente um medicamento e não ser capaz de curar a infecção urinária sozinho, um estudo feito em 2021 no Reino Unido mostrou que mulheres que ingeriram cranberry (também conhecida como airela ou aranto) em conjunto com o tratamento de antibióticos tiveram resultados positivos de forma mais rápida. Isso indica que o suco de cranberry pode ajudar no tratamento para infecção urinária. O segredo é que o cranberry – como o mirtilo e a uva – possui um antioxidante chamado proantocianidina, que auxilia em infecções e doenças.

Além disso, o suco de cranberry é gostoso, refrescante e versátil. Essa receita de Pink Lemonade, por exemplo, leva suco de cranberry e suco de limão siciliano. Como o limão também é diurético e ajuda a eliminar bactérias, essa receita é uma ótima pedida para quem quer um suco para infecção urinária.

 

Suco verde para infecção urinária

A vitamina A é um componente muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias: ao lado do tratamento que o médico recomendar (sempre é bom lembrar), ela pode ajudar no caso de pessoas que têm infecção urinária recorrente, e está presente em grandes quantidades nas folhas verde escuras utilizadas em boa parte dos sucos verdes, como a couve ou o espinafre.

Aqui estão algumas receitas de suco verde para você experimentar:

  • Suco Verde: feito com maçã verde, couve manteiga, pepino, gengibre e suplementos de colágeno, esse suco é saboroso e saudável.
  • Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre: esse suco com uma coloração verde vibrante leva o sabor adocicado da pera, a acidez do limão e a leve ardência do gengibre como diferencial, é nutritivo e ainda pode te auxiliar a urinar mais.
  • Suco Verde de Pera, Couve e Gengibre: similar ao suco anterior, esse suco por sua vez leva aveia, trazendo fibra que é um bom elemento para prevenir cistite.
  • Shake Verde com Vanilla: com uma textura mais cremosa causada pelo leite, esse shake é feito com maçã-verde, limão, baunilha e couve.

 

Suco de melancia para infecção urinária

A melancia é um dos alimentos mais ricos em água. Sendo assim, ela é bem diurética e uma ótima opção de suco para infecção urinária. Além disso, a melancia contém bastante vitamina C que pode auxiliar seu sistema imunológico a funcionar melhor no caso de uma infecção.

Algumas receitas de suco de melancia para tratar infecção urinária são:

 

Beber água para tratar infecção urinária

É importante frisar que além de todos esses sucos para infecção urinária, a água ainda tem um papel essencial no tratamento dessa infecção. Estima-se em média que um adulto saudável deva beber entre 2 a 3 litros de água por dia. Claro, dá para complementar essa média com chás e sucos. Além disso, se você possui infecções frequentes, é importante consultar um médico especialista para descobrir a causa e tratar de forma correta a infecção. Nada de se automedicar, hein?


Perguntas frequentes

  • O que não beber quando se está com infecção urinária?

    Evite tomar café ou bebidas ricas em cafeína, álcool ou refrigerantes ricos em açúcares. Essas bebidas não auxiliam na eliminação da urina e podem ainda irritar sua bexiga.

    Fontes

    https://www.healthline.com/health/bladder-infection-treatments

    https://www.eehealth.org/blog/2019/05/what-to-eat-during-a-uti/

    https://www.uofmhealth.org/health-library/hw55783#:~:text=Pure%20cranberry%20juice%2C%20cranberry%20extract,antibiotics%20to%20prevent%20another%20UTI.&text=Using%20cranberry%20products%20to%20prevent,women%20complain%20of%20the%20taste.

    https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/infeccao-urinaria/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22961092/

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/cranberry-juice-uti#treatment

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7903114/

    https://healthambition.com/juicing-for-a-uti/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30670279/#:~:text=clinical%20trial%20study-,Vitamin%20A%20supplementation%20is%20effective%20for%20improving%20the%20clinical%20symptoms,%3B42%3A429%2D437.

    https://www.eehealth.org/blog/2019/05/what-to-eat-during-a-uti/#:~:text=DON'T%20drink%20coffee%2C%20alcohol,effectiveness%20is%20still%20being%20studied.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas