Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suplementar colágeno funciona?

Legenda: 
Colágeno: pílulas

Os suplementos são, como o próprio nome sugere, cápsulas de substâncias que complementam nossa dieta. O que isso quer dizer? Que se há falta alguma substância em nosso roganismo, os suplementos agem oferecendo quantidades que supram essa necessidade.

Dentre os inúmeros suplementos (vitaminas, fibras, proteínas e etc) que existem nas prateleiras das farmácias, um deles é o suplemento de colágeno. Mas será que suplementar colágeno funciona? Neste artigo vamos responder a essa pergunta e falar um pouco da própria proteína – o colágeno.

 

Colágeno: para que serve?

Frequentemente escutamos que precisamos de colágeno para não envelhecer rápido ou para aliviar nossas rugas e linhas de expressão. E isso realmente é verdade! O colágeno é uma proteína que atua largamente na elasticidade e na estruturação da pele, deixando-a mais firme. Mas essa não é sua única função:

o colágeno está presente na composição de ossos, músculos, tendões e ligamentos, mas pode ser encontrado em diversas outras partes do nosso corpo – como nas córneas e os dentes, por exemplo. Assim como na pele, o colágeno tem a ação de estruturar essas porções do nosso organismo, ajudando a manter a elasticidade e/ou firmeza.

No total, há mais de 20 tipos de colágeno geneticamente diferentes que agem em nossas estruturas, mas vamos falar apenas de 4:

Com o tempo, nosso corpo tende a produzir menos colágeno e de menor qualidade, o que causa o envelhecimento da pele e enfraquecimento das cartilagens. Exatamente por isso que passamos a ter rugas e linhas de expressão, pois nossa pele se torna menos firme e flexível.

Mas há alguns outros fatores que podem afetar nosso colágeno, podendo fazer com que o aparecimento de rugas aconteça antes do “normal”. Alguns deles são:

1. Excesso de açúcar e carboidrato refinado: alimentos como esses afetam a reparação do colágeno.
2. Exposição excessiva ao sol: o sol é uma fonte incrível de vitamina D e nos ajuda demais a manter nossa saúde, mas se expor em demasia aos raios ultravioleta pode afetar a produção de colágeno.
3. Fumo: o hábito de fumar não afeta apenas nossa saúde respiratória, mas também nosso processo cicatricial, além de aumentar a quantidade de rugas.

Mas e aí? Suplementar colágeno funciona mesmo?

 

Suplementar colágeno funciona?

Sim! Há ainda alguns estudos a serem feitos em torno da suplementação, mas há comprovações científicas de que suplementar colágeno funciona e pode ser super seguro, desde que você tenha o acompanhamento médico adequado.

Suplementar colágeno funciona não apenas para diminuir as rugas e aumentar a saúde da pele, mas também para ajudar nas artrites – podendo retardar o desenvolvimento da doença – e no aumento de massa muscular.

Há mais de um suplemento de colágeno, por isso é importante se consultar com seu médico para garantir que você irá ingerir um que supra com as suas necessidades e ajude no que deseja.

Se quiser saber mais dicas sobre alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz e fique por dentro de vários temas interessantes!


Perguntas frequentes

  • Como obter colágeno pela alimentação?

    Há alguns alimentos ricos em colágeno, o que pode ajudar muito nas nossas necessidades diárias dessa proteína. Alguns deles são, entre outros:

    -Carnes (carne de boi, frango, peixe e de porco)

    -Caldo de ossos

    -Pimentões vermelhos

    -Claras de ovos

  • Qual a quantidade de colágeno que devemos consumir?

    A necessidade diária dessa proteína está entre 8 a 10 gramas de colágeno. Pessoas que não consomem alimentos de origem animal podem ter dificuldades em alcançar essa quantidade – por isso, alguns veganos fazem uso de suplementos, e assim garantem uma boa saúde sem abdicar de seus valores.

 

 

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/collagen#sources https://abran.org.br/2019/03/01/suplementos-com-colageno-funcionam/ https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-conjuntivo/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas