Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suplemento alimentar: O que é? Devo tomar?

Legenda: 
suplemento alimentar: pílulas

Você já deve ter ouvido falar sobre os tão famosos suplementos alimentares, sobre como eles podem ajudar a melhorar a saúde do seu organismo e te deixar mais disposto para mais um dia de trabalho. No entanto, o que exatamente são esses suplementos alimentares? Será que você precisa tomá-los?

Para responder a essa pergunta, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com diversas informações sobre suplementos alimentares, de modo a sanar quaisquer dúvidas que você tenha sobre o assunto. Acompanhe com a gente!

 

O que é o suplemento alimentar?

Suplementos alimentares – também chamados de suplementos nutricionais – ajudam a reabastecer certos nutrientes que estejam em falta no organismo. Suplementos alimentares podem servir para complementar a ingestão de minerais, vitaminas, aminoácidos e outros tipos de nutrientes.

 

Que benefícios o suplemento alimentar traz para a saúde?

Os suplementos alimentares podem ajudar principalmente quem possua dificuldades na absorção de certos nutrientes no organismo – como as pessoas anêmicas, por exemplo, que podem suprir a quantidade que falta de ferro no organismo através da ingestão de suplementos alimentares.

No entanto, suplementos alimentares não são necessariamente remédios; portanto, eles não podem ajudar a tratar e combater problemas como colesterol alto e doenças do coração. Os suplementos alimentares servem apenas para repor uma quantidade específica de nutrientes que estão em falta no organismo.

Assim como todo alimento rico em nutrientes, os suplementos alimentares podem melhorar a saúde, ajudando na digestão, na circulação sanguínea, na estruturação dos ossos, na pele e nos cabelos, entre outros benefícios.

 

Quais os riscos de tomar suplementos alimentares?

O suplemento alimentar pode apresentar riscos à saúde se consumidos em quantidades exageradas. Isso acontece porque, se a quantidade de nutrientes que o corpo está recebendo acaba sendo maior do que ele realmente precisa, o organismo pode encontrar dificuldades em absorver esses nutrientes,

Para alguns grupos sociais, a alta ingestão de certos nutrientes pode causar graves problemas para a saúde – como, por exemplo, as gestantes, que se consumirem uma alta quantidade de vitamina A podem ter problemas com o desenvolvimento do bebê, como partos prematuros ou malformações na criança.

 

Quais os tipos de suplementos alimentares que existem?

Existem diversos tipos de suplementos alimentares, que podem variar de acordo com a necessidade nutricional de cada pessoa. No entanto, existem alguns suplementos comuns que podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais. São eles:

 

Quem precisa tomar suplementos alimentares?

É importante ter em mente que suplementos alimentares não servem como substitutos de uma dieta balanceada; eles apenas complementam uma quantidade de nutrientes que o corpo demonstra estar em falta. Sendo assim, não é todo mundo que precisa tomar suplementos alimentares para viver uma vida saudável.

Geralmente, a ingestão de suplementos alimentares é recomendada para pessoas que possuem dificuldade em absorver certos tipos de nutrientes – como mulheres grávidas e pessoas anêmicas, por exemplo. Se você apresenta alguma particularidade que dificulta a sua absorção de nutrientes pelo organismo, é possível que seja necessária a ingestão de suplementos alimentares, junto de uma dieta nutritiva e balanceada.

Lembre-se de consultar um nutricionista antes de iniciar a ingestão de qualquer suplemento alimentar, pois a quantidade específica de nutrientes necessários ao organismo varia de pessoa para pessoa. Em caso de dúvidas, consulte também o seu médico, pois ele poderá solicitar alguns exames para determinar quais os nutrientes carecem ao seu organismo.


Perguntas frequentes

  • Posso tomar suplementos alimentares diariamente?

    O consumo diário de suplementos alimentares vai depender da recomendação de seu médico, de acordo com a necessidade de nutrientes que seu organismo apresenta. Consulte seu médico para esclarecer possíveis dúvidas.

  • Em quanto tempo um suplemento alimentar apresenta efeitos visíveis?

    É possível observar resultados do consumo de suplementos vitamínicos em torno de 30 a 45 dias.

  • Suplemento alimentar faz mal?

    Assim como tudo que é consumido em excesso faz mal, o consumo exagerado de complementos vitamínicos podem ser prejudiciais à saúde, pois o organismo terá dificuldades em absorver certos nutrientes a longo prazo; além de trazer riscos à vida de certos grupos de pessoas, como gestantes e bebês.

    Referências

    https://www.fda.gov/food/buy-store-serve-safe-food/what-you-need-know-about-dietary-supplements

    https://www.eufic.org/en/healthy-living/article/food-supplements-who-needs-them-and-when

    https://www.food.gov.uk/business-guidance/food-supplements

    https://www.healthdirect.gov.au/food-supplements

Referências

https://www.fda.gov/food/buy-store-serve-safe-food/what-you-need-know-about-dietary-supplements https://www.eufic.org/en/healthy-living/article/food-supplements-who-needs-them-and-when https://www.food.gov.uk/business-guidance/food-supplements https://www.healthdirect.gov.au/food-supplements

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas