Legenda: Erva Cidreira

Um dia frio combina com o quê? Tudo bem se sua resposta tiver sido “um bom lugar pra ler um livro” – culpa do Djavan. Mas sabe o que mais seria uma boa pedida? Uma xícara bem quentinha de chá. Imagina a cena: você em um edredom, assistindo àquele filme favorito e aquele chá relaxante. E se tem uma erva que exerce bem esta função é a erva-cidreira. Mas você sabia que existem três tipos dela?

Já ouviu falar em capim-cidreira ou capim-limão? E em erva-cidreira brasileira? Essas duas plantas, mais a erva-cidreira verdadeira, confundem muita gente. E Que Bem Que Faz um gole de chá, não é mesmo? Xícaras postas?! Então vem com a gente para descobrir os diferentes tipos de erva-cidreira e suas funções.

Chá de erva-cidreira: os 3 tipos da planta

Como mencionado anteriormente, existem três plantas diferentes que causam uma pequena confusão na hora de identificá-las. Calma, Que Bem Que Faz responde tudo!

  • Chá de erva-cidreira verdadeira: sabor refrescante e sutil.
    As folhas lembram muito as de hortelã - mas o aroma é diferente. Também é conhecida como Melissa.
  • Chá de erva-cidreira brasileira: sabor encorpado e intenso, com aroma bem perfumado.
    A planta é semelhante à erva-cidreira verdadeira, só que maior. Também a chamam de cidreira de árvore.
  • Chá de capim-cidreira: sabor picante e cítrico.
    Também é conhecida como capim-santo e capim-limão.

Chá de cidreira para que serve, afinal de contas?

As principais propriedades da cidreira são calmantes, relaxantes e analgésicas. Muito bom para proporcionar uma sensação de maior bem-estar, ajudando a controlar a ansiedade e o estresse, e a amenizar dores. Já que existem diferentes tipos de cidreira, vamos ver para que serve cada chá de cidreira:

  • Chá de erva-cidreira verdadeira: o efeito calmante é mais intenso do que as outras cidreiras; esse chá é um verdadeiro aliado para reduzir a ansiedade; tem ação digestiva; alivia dores de gripe e resfriados.
  • Chá de erva-cidreira brasileira: conhecido por auxiliar na recuperação de problemas gastrointestinais, mas também tem efeito relaxante; alivia pequenas cólicas; tem ação digestiva.
  • Chá de capim-cidreira: usado bastante por causa da propriedade analgésica; provoca transpiração; tem ação digestiva; ajuda a reduzir gases intestinais; além de servir como calmante para amenizar o estresse.]

Chá de erva-cidreira emagrece?

É comum as pessoas procurarem opções de chás para incluí-los numa dieta de perda de peso. Mas será que o chá de erva-cidreira emagrece? A resposta é não, pois erva-doce não tem propriedades que auxiliam o emagrecimento.
Neste caso, é preciso escolher outros tipos de chá cujos efeitos ajudam a acelerar o metabolismo, estimular a fazer mais xixi e controlar o apetite. Essas infusões são conhecidas como chá seca barriga.

Como fazer chá de erva-cidreira da melhor forma?

Agora é o momento de aprender como fazer chá de erva-cidreira da maneira correta. Basicamente, é a mesma regrinha de infusão utilizada na maioria das ervas medicinais. Mas aqui vai uma dica preciosa para quem tem horta: lave as folhas inteiras com água fria, sem amassá-las; desta maneira, vai conservar mais os óleos essenciais das ervas e suas propriedades.

Chá de erva-cidreira como fazer :

  • Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar bolhas; sem ferver;
  • Acrescente 1 colher de chá de cidreira seca (ou algumas folhas frescas); mexa bem;
  • Tampe a caneca e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Coe e sirva;
  • Chá de cidreira está pronto!

Chá de erva-cidreira tem contraindicação?

Apesar de possuírem substâncias medicinais que auxiliam a saúde, os chás não devem ser consumidos em grandes quantidades. É aconselhável tomar de 1 a 4 xícaras por dia. Além disso, é importante atentar às contraindicações.

O chá de capim-cidreira abaixa a pressão, por isso não deve ser consumido em excesso por pessoas que têm pressão baixa. Os três tipos de ervas-cidreiras são contraindicados para gestantes, lactantes e crianças. Procure sempre orientação médica e de um especialista.

Perguntas frequentes

Pode tomar chá de erva-cidreira todos os dias?
Sim, mas não deve ser consumido em excesso. O recomendável é beber pequenas quantidades de chá de erva-cidreira, de uma a quatro xícaras por dia.Também é importante ficar atento às contraindicações.Qual o melhor horário para tomar chá de erva-cidreira?
Você pode tomar chá de erva-cidreira conforme a sua rotina, não há um horário específico. No entanto, por ajudar a relaxar, uma sugestão é tomar 1 hora antes de dormir, para melhorar a qualidade do sono.Qual a diferença entre capim-cidreira e erva-cidreira?
Existem três tipos de erva-cidreira: a erva-cidreira verdadeira que lembra a hortelã; a erva-cidreira brasileira que é maior e tem pequenas flores lilás; e o capim-cidreira, também chamado de capim-santo,. As três plantas têm propriedades de calmante, relaxante e analgésico. Quem tem pressão alta pode tomar chá de erva-cidreira?
Sim. Por ajudar a baixar a pressão, o chá de erva-cidreira é benéfico para pessoas com pressão alta. Mas é importante sempre consultar orientação médica.
 

 

Fontes:

Lemon Balm: Uses, Benefits, and More (healthline.com)

8 Best Benefits of Lemon Balm Tea | Organic Facts

What The Hell Is Lemongrass, Anyway? | HuffPost Life

The Whistling Kettle | Lemongrass vs. Lemon Balm: What's the…

plantas_med_web.pdf (prefeitura.sp.gov.br)

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.