Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Tiamina: o que é, para que serve e porque ela é importante

Legenda: 
Tiamina: aspargos

Energia e bom humor são apenas uma amostra grátis do bem que a tiamina faz para a saúde. Mais conhecida como vitamina B1, é o nutriente ideal para quem quer mandar para bem longe a fadiga, a irritação e outros sintomas desagradáveis, como fraqueza muscular, visão embaçada, náuseas e vômitos.

Diante desse cenário de bem-estar possibilitado pela tiamina, você deve estar se perguntando: como faço para estar com os níveis de vitamina B1 sempre em dia? Os alimentos com tiamina, sem dúvida, são a melhor maneira de não deixar a vitamina B1 se reduzir no organismo.

Que tal começarmos um passeio pela universo da tiamina, descobrindo de cara o que ela é e os benefícios que traz para a saúde?

LEIA TAMBÉM:

 

Função da tiamina no organismo

A tiamina é uma das oito vitaminas que formam o complexo B. E o nome já diz tudo: a vitamina B1 foi a primeira a ser descoberta e estudada pelos pesquisadores, que também descobriram uma série de funções importantes dela para todo o corpo – sendo uma das principais a ajuda que ela dá para converter alimentos em energia. Conheça agora as funções da tiamina.

Metabolismo - essa conversão de alimentos em energia ocorre porque a Tiamina contribui para a transformação de carboidratos em glicose, principal fonte de energia do corpo. Com isso, ela impede o esgotamento físico e mantém o metabolismo funcionando perfeitamente.

Imunidade - quando a imunidade está baixa, nosso organismo fica mais passível de sofrer com infecções virais e bacterianas – o que facilita o caminho para as doenças. Mas, se a tiamina no seu corpo estiver na medida certa, a imunidade também estará.

Saúde do coração - a tiamina ajuda a prevenir insuficiência cardíaca. Estudos mostram que a presença da vitamina B1 no organismo melhora as funções do coração, agindo principalmente no ventrículo esquerdo.

Catarata - a saúde da visão também precisa da ajuda da tiamina. Pesquisas indicam que a vitamina B1 reduz os riscos de uma pessoa desenvolver catarata, pois protege o cristalino.

Sistema digestivo - a tiamina regula a produção de ácido clorídrico, necessário para manter equilibrada a função digestiva.

Depressão - como dá estabilidade ao humor, a tiamina ajuda a prevenir a depressão.

Dores menstruais e TPM - quando o organismo está com a tiamina em dia, os sintomas da menstruação e da TPM diminuem muito.

 

O que a deficiência da tiamina pode causar

Não se pode cansar de repetir o mantra da dieta balanceada, pois com os alimentos fontes de tiamina que você vai conseguir se livrar de vários problemas de saúde. Mas a falta de vitamina B1 no organismo não se dá apenas pela má alimentação: alguns distúrbios no organismo podem levar à insuficiência deste nutriente. A recomendação é sempre procurar um especialista para ter orientação.

Alguns sintomas que revelam se a tiamina está com níveis baixos no seu corpo:

Perda de apetite - estudos apontam que a tiamina desempenha um papel importante na regulação da saciedade, porque controla o chamado "centro de saciedade". Quando há deficiência da vitamina, a ação desse centro se altera e faz o corpo se sentir saciado mesmo quando não está – daí a falta de apetite.

Fadiga - pode ser um simples cansaço ou uma severa exaustão – e é isso que vai dizer a gravidade da deficiência de tiamina no organismo. Por isso, é preciso estar atento, porque a falta de energia pode atrapalhar muito nas tarefas diárias.

Irritabilidade - é mais comum ficar agitado, frustrado e se chateia muito rápido quando está com deficiência de tiamina no organismo. E isso pode afetar a saúde psicológica também.

Reflexos reduzidos - isso acontece porque a falta de tiamina afeta os nervos motores. A consequência é a alteração nos reflexos do joelho, tornozelo e tríceps.

Sensação de formigamento nos braços e pernas - é aquela queimação como se alfinetes e agulhas estivessem espalhados pelos membros. É que os nervos periféricos que alcançam os braços e as pernas dependem muito da ação da tiamina.

Fraqueza muscular - se ela está persistindo, é um sinal claro de que seu organismo precisa de tiamina. São vários os casos demonstrados em estudos, em que a deficiência de vitamina B1 causa fraqueza muscular.

Visão embaçada - a gente já contou que tiamina previne catarata; já a deficiência da vitamina B1 no organismo faz a visão ficar embaçada, sendo esse um sintoma da mesma doença, que pode até causar perda da visão.

Náusea e vômito - são menos frequentes, mas podem ocorrer em caso de deficiência de tiamina. Isso pode ser mais frequente nos bebês.

Mudanças na frequência cardíaca - as batidas do coração podem ser afetadas pela falta de tiamina, havendo redução na frequência. Essa alteração pode causar aumento da fadiga, tonturas e maior risco de desmaios.

Falta de ar - se a falta de tiamina afeta o coração, isso pode ter reflexos na respiração, principalmente em momentos de esforço. É que a insuficiência cardíaca faz o coração ficar menos eficiente ao bombear o sangue, acumulando fluido nos pulmões.

 

Alimentos ricos em tiamina

Entendeu porque a vitamina B1 é tão importante para nosso corpo? Só que o organismo não produz o nutriente naturalmente, e daí vem a necessidade de ter uma dieta balanceada, com alimentos ricos em tiamina. A gente te ajuda a saber o que deve ir ao prato para garantir a presença de vitamina B1.

- Fígado de boi

- Feijão preto cozido

- Lentilhas cozidas

- Nozes

- Edamame (soja ainda na vagem verde)

- Lombo de porco cozido

- Aspargos

- Cereais fortificados para o café da manhã

- Peixe

- Carne

Agora você não tem mais desculpa para montar um cardápio rico em tiamina. Acrescente alimentos fontes de vitamina B1 no prato e viva com saúde.


Perguntas frequentes

  • 1. O que é tiamina?

    A tiamina é um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo. Ela também é chamada de vitamina B1, por ter sido a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta. É uma vitamina solúvel em água – assim como as demais do complexo B –, ajudando na transformação do alimento em energia para o corpo.

  • 2. Quais os benefícios da tiamina?

    A tiamina age no organismo beneficiando o metabolismo, a imunidade, a saúde do coração, o sistema digestivo e prevenindo catarata, depressão, dores menstruais e sintomas da TPM.

  • 3. Quais os sintomas da deficiência da tiamina?

    Os principais sintomas de que a tiamina está em falta no organismo são: perda de apetite, fadiga, irritabilidade, reflexos reduzidos, sensação de formigamento nos braços e nas pernas, fraqueza muscular, visão embaçada, falta de ar, náuseas, vômitos e mudança na frequência cardíaca.

  • 4. Quais alimentos são ricos em tiamina?

    Fígado de boi, feijão preto cozido, lentilhas cozidas, nozes, edamame (soja ainda na vagem verde), lombo de porco cozido, aspargos, cereais fortificados para o café da manhã, peixe e carne.

  • Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/11-most-nutrient-dense-foods-on-the-planet#_noHeaderPrefixedContent

    https://www.healthline.com/health/vitamin-watch-b1-thiamine#supplements

    https://www.iberomagistral.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-165301.pdf

    http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2010/v15n2/a69-70.pdf

    https://selfhacked.com/blog/thiamine/

    https://www.thenaturaldoctors.com/vitamin-b1-thiamine-the-health-benefits-and-why-you-may-be-deficient/

    http://clinicacroce.com.br/blog/imunidade-baixa/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas