Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Mãos de uma mulher segurando um pote branco de sorvete com a cor rosa. A imagem representa a dúvida se tomar sorvete gripado faz mal.

Tomar sorvete gripado faz mal? Descubra aqui

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Você provavelmente já quis comer um picolé para se refrescar, mas ouviu a famosa frase: “tomar sorvete gripado faz mal”. Mas, será que é verdade? Essa frase comumente passada de geração em geração levanta questionamentos sobre seus fundamentos científicos até os dias atuais.

Para desvendar de uma vez por todas a relação entre consumir alimentos gelados e os sintomas gripais, e se podemos de fato tomar sorvete com gripe, vem com o QbemQfaz! 

Afinal, tomar sorvete gripado faz mal?

A gripe é uma infecção respiratória comum, causada pelo vírus influenza, que pode afetar significativamente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. 

Quando estamos gripados, é comum buscarmos conforto em alimentos que proporcionem alívio temporário dos sintomas, como o sorvete, devido à sua textura gelada e refrescante.

Mas saiba que, infelizmente, consumir sorvete durante um episódio de gripe pode ter algumas consequências indesejadas. A baixa temperatura desse famoso doce pode irritar ainda mais a garganta inflamada, piorando a sensação de dor e desconforto ao engolir. 

Além disso, o consumo de alimentos gelados pode temporariamente reduzir a mobilidade dos cílios nas vias respiratórias, diminuindo a capacidade de eliminação de muco e partículas virais, o que pode prolongar o quadro gripal.

A sensação de frio causada pelo sorvete também pode levar a um ressecamento das vias aéreas, prejudicando a barreira protetora natural do sistema respiratório contra infecções.

Em resumo, por mais que o gelado não seja o causador direto da gripe, ele pode agravar os sintomas. O ideal é evitar consumir alimentos e bebidas refrescantes durante esse período, combinado?

Qual a relação entre frio, sistema respiratório e imunológico?

Embora muitas pessoas acreditem que a exposição ao frio pode causar gripes e resfriados, isso não é totalmente verdadeiro. 

Os vírus da gripe e do resfriado são frequentemente transmitidos em ambientes fechados e com grande concentração de pessoas, características comuns durante os meses mais frios do ano. 

Porém, o frio pode ter um impacto indireto no sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a infecções virais. A exposição prolongada a ventos gelados pode diminuir a resposta imunológica do organismo, tornando-o mais vulnerável a ataques de patógenos, como o vírus influenza.

Para que seu corpo esteja mais protegido nessa época do ano, é ideal que você consuma alimentos que fortalecem a imunidade!

Mitos e verdades sobre temperatura e resfriado!

Agora que você já sabe que tomar sorvete gripado faz mal, confira alguns mitos e verdades sobre esse vírus que nos derruba no inverno.  

Só é possível pegar gripe durante os meses frios do outono e inverno?

Mito. A infecção por gripe e resfriado pode ocorrer durante todo o ano, e não apenas nos meses frios do outono e inverno. Embora seja verdade que a incidência dessas doenças tende a aumentar nos meses mais frios, elas ainda podem ocorrer em outras épocas do ano.

Beber bebidas alcoólicas pode ajudar a prevenir a gripe?

Mito. O consumo de bebidas alcoólicas não ajuda a prevenir a gripe ou resfriado. Na verdade, o álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a infecções.

Isso porque ele desidrata o corpo, prejudicando o sistema imunológico e diminuindo a capacidade do organismo de combater infecções virais.

Lavar as mãos frequentemente pode ajudar a prevenir o resfriado?

Verdade! O resfriado é transmitido principalmente através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Lavar as mãos com frequência é uma medida eficaz para evitar a propagação do vírus e reduzir o risco de contrair um resfriado.

Sair com os cabelos molhados no frio causa resfriado? 

Mito. O resfriado é uma doença viral, e não é causado diretamente por estar com o cabelo molhado no frio. No entanto, sair com os cabelos molhados pode levar a um desconforto ao trazer uma sensação de frio, piorando os sintomas do resfriado.  

Mas afinal, o que fazer diante de um quadro gripal?

Quer muito tomar sorvete? Então, confira dicas práticas para aliviar e combater os sintomas, mandar a gripe para longe de uma vez, e assim, poder se deliciar nesse doce tão amado!

Descanse o suficiente 

O descanso é fundamental para permitir que o corpo combata a infecção de forma mais eficaz. Evite atividades físicas extenuantes e permita que o corpo se recupere adequadamente, combinado?

Beba bastante água

Sucos naturais ou chás quentes, além de aumentar a imunidade, também ajudam a manter-se hidratado. A hidratação adequada ajuda a aliviar a congestão e a eliminar as toxinas do corpo.

Siga com uma alimentação saudável

Opte por uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, com alimentos que fortalecem o sistema imunológico, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras.

Evite a automedicação 

É muito importante consultar um médico antes de consumir qualquer medicamento, especialmente se você tiver alguma condição de saúde pré-existente.

Evitar contato próximo com outras pessoas 

Para evitar a propagação do vírus, evite contato com outras pessoas. Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis, ou antebraço. Se possível, use máscara ao sair de casa!

Consultar um médico 

A gripe e/ou resfriado costumam ir embora em alguns dias. Se os sintomas persistirem, se agravarem, ou caso o gripado pertença a um grupo de risco (idosos, crianças pequenas, gestantes ou pessoas com condições médicas pré-existentes), é importante consultar um médico para avaliação.

Agora o foco é se recuperar e tomar seu sorvete favorito. E caso queira aprender ainda mais sobre saúde e bem-estar, acesse o QBemQFaz e confira os artigos relacionados!


Perguntas frequentes:

Pode tomar algo gelado com gripe?

Não é recomendado. Embora o frio não cause a gripe, ele pode agravar alguns sintomas como irritação na garganta e coriza.

Pode tomar sorvete quando está com tosse?

Não é recomendado. O gelado do sorvete pode piorar a irritação ou inflamação da garganta, além de retardar a sua recuperação.

Referências:

What to Eat -- and Avoid -- When You Have a Cold. WebMD 2022

Hits & myths: does eating ice cream worsen a cold?. SCMP 2015

Gripes e resfriados. Ministério da Saúde, 2009

Self-care for the flu. Mayo Clinic, 2021

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.