Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitamina A: qual é a importância dela para nosso organismo?

Legenda: 
Vitamina A: mamão, limão e laranja

A vitamina A ajuda a melhorar o nosso sistema imunológico, a prevenir cravos e espinhas na pele e fortalecer os nossos ossos. E esses são apenas alguns dos benefícios ligados a ela. Na verdade, a vitamina A é um termo usado para designar vários compostos lipossolúveis muito importantes para o organismo humano.

A vitamina A pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal como de origem vegetal, e se apresenta de duas formas distintas: pró-vitamina A e vitamina A pré-formada. Essa segunda é tratada como a forma já ativa da vitamina, ou seja, seu corpo vai utilizá-la como já está. É mais encontrada em produtos animais, como frango, carne, peixe, leite e derivados.

Já os carotenoides pró-vitamina A – betacaroteno, beta-criptoxantina e alfa-caroteno – são conhecidos como as formas inativadas da vitamina e são encontradas nas plantas. É dentro do nosso corpo que elas são ativadas. O betacaroteno, por exemplo, converte-se em retinol dentro do seu organismo.

É muito nome complicado, não é? Mas a gente vai deixar tudo mais fácil para você. Para esclarecer de vez, que tal se a gente partir logo para os benefícios que a vitamina A pode trazer ao nosso organismo?

 

Vitamina A: benefícios

1. Vitamina A e saúde dos olhos

Se alguém perguntar a você uma vitamina para melhorar a visão, pode responder, sem dúvida: é vitamina A. Ela é importantíssima na preservação da sua visão, já que precisa desta vitamina para transportar a luz que chega aos olhos em um sinal elétrico que é enviado ao cérebro. Se você tem deficiência de vitamina A, uma das primeiras coisas que você pode desenvolver é a cegueira noturna, conhecida também como nictalopia.

Pessoas com cegueira noturna ainda podem ver sem problemas durante o dia, mas é no escuro que as coisas complicam, já que seus olhos sofrem para captar a pouca luz disponível. Além de prevenir a cegueira noturna, ingerir quantidades adequadas de betacaroteno (lembra que falamos dele acima?) ajuda no retardamento da diminuição da visão que algumas pessoas experimentam à medida que ficam mais velhas.

Ou seja, uma visão em dia depende da vitamina A.

2. Vitamina A e redução dos riscos de câncer

O câncer ocorre quando algumas células crescem ou se multiplicam de forma desenfreada. Já que a vitamina A exerce um papel relevante no crescimento e no desenvolvimento das nossas células, sua importância no risco e na prevenção dessa doença desperta a curiosidade dos cientistas.

Em estudos científicos, comer maiores quantidades de vitamina A como betacaroteno esteve ligada a uma redução do risco de alguns tipos de câncer – como o linfoma de Hodgkin, assim como câncer de pulmão, cervical e de bexiga.

3. Vitamina A e sistema imunológico

Quer uma vitamina para aumentar a imunidade? A vitamina A pode ajudar. Ela é de extrema importância para manter as defesas naturais de nossos corpos. Ela também participa na produção dos glóbulos brancos, que auxiliam na captura e eliminação das bactérias e outros patógenos em nosso sangue.

4. Diminui o risco de acne e melhora seu cabelo

A acne é uma doença de pele, como a maioria deve saber. Pessoas com acnes apresentam cravos pretos e pontos doloridos, que aparecem normalmente nas costas, peito e rosto. Essas manchas aparecem quando determinadas glândulas do nosso corpo (as sebáceas) ficam entupidas com pele já morta e a oleosidade de nossa pele.

Ainda não se sabe ao certo como a vitamina A tem interferência no desenvolvimento e tratamento das acnes. Alguns remédios à base de vitamina A para acne já estão disponíveis no mercado, desde que seja apresentada uma receita médica.

E qual é a melhor vitamina para o cabelo? Não existe uma resposta única, porém podemos afirmar que a vitamina A está entre elas. Quem não quer um cabelo de fazer inveja?

5. Vitamina A e a saúde dos ossos

A gente sabe que os nutrientes mais necessários para que tenhamos ossos saudáveis enquanto envelhecemos são cálcio, vitamina D e proteínas. Porém, a nossa querida vitamina A também tem sua importância!

A ingestão de vitamina A em quantidades suficientes é necessária para o crescimento dos nossos ossos de maneira adequada, e a falta dessa vitamina está relacionada a problemas de saúde dos ossos.

As pessoas que apresentam níveis inadequados de vitamina A na corrente sanguínea apresentam um risco maior de fraturas do que as pessoas com níveis na medida certa. Então vamos fortalecer esses ossos!

6. Vitamina A e crescimento

Se pudéssemos apontar uma boa vitamina para ajudar a engravidar, seria a vitamina A. Ela é extremamente importante para manter saudável o sistema reprodutivo de mulheres e homens, assim como ajudar no desenvolvimento e crescimento normais dos bebês durante a gestação.

Em grávidas, a vitamina A também tem relação com o desenvolvimento de diversos órgãos e também estruturas do feto, a exemplo do sistema nervoso, o esqueleto, os rins, e o coração.

Apesar de não ser tão comum quanto a deficiência, a vitamina A em excesso no período da gestação pode também ser perigoso para o crescimento do bebê. Por isso, lembre-se de não exagerar e de consultar um especialista.

Viu como a vitamina A é importante? Vamos ver agora onde podemos encontrá-la.

 

Vitamina A: fontes

Já sabemos que existem diferentes tipos de vitamina A. A forma da vitamina A dependerá de sua fonte.

Por exemplo, o retinol pronto – que é a forma ativa da vitamina A – vem apenas de fontes animais.

As fontes mais ricas de retinol incluem:

  • Carnes de órgãos, como fígado;
  • Peixes gordurosos, como atum e arenque;
  • Leite e queijos;
  • Ovos

Os alimentos vegetais contêm carotenoides, que são formas antioxidantes da vitamina A. O corpo os converte em retinol conforme a necessidade.

O carotenoide é um pigmento de cor laranja que contribui para a cor de certas frutas e vegetais: as frutas e vegetais ricos em carotenoides geralmente são alaranjados. Eles incluem:

  • Abóbora;
  • Cenoura;
  • Batata-doce;
  • Pimentas vermelhas;
  • Cantalupo;
  • Damasco;
  • Manga.

Já os alimentos vegetais ricos em betacaroteno incluem vegetais de folhas verdes escuras, como:

  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Couve.

Agora, sim, você já sabe quase tudo sobre a vitamina A e onde encontrá-la. Até já ficou claro para que servem aqueles nomes esquisitos no começo do texto, não é? E se você quiser saber qual é a melhor vitamina para crianças, que tal clicar aqui e ficar ainda mais por dentro?


Perguntas Frequentes

  • A vitamina A é uma boa vitamina para aumentar a imunidade?

    Sim, ela desempenha um papel vital na manutenção das defesas naturais do seu corpo. Isso inclui as barreiras mucosas em seus olhos, pulmões, intestinos e genitais, que ajudam a capturar bactérias e outros agentes infecciosos.

  • A vitamina A é importante para a pele?

    Sim, estudos sugeriram que a deficiência de vitamina A pode aumentar o risco de desenvolver acne, pois causa uma superprodução da proteína queratina nos folículos capilares.

  • A vitamina A é uma importante vitamina para melhorar a visão?

    Sim, ela é essencial para preservar sua visão. A vitamina é necessária para converter a luz que atinge os olhos em um sinal elétrico que pode ser enviado ao cérebro. Na verdade, um dos primeiros sintomas da deficiência de vitamina A pode ser a cegueira noturna, conhecida também como nictalopia.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-a-benefits#TOC_TITLE_HDR_2

https://www.healthline.com/health/vitamin-a-for-skin

https://www.healthline.com/health/vitamin-a-for-acne

https://www.medicalnewstoday.com/articles/219486#recommended-intake

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas