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Vitamina B9: tudo sobre o ácido fólico

Legenda: 
Vitamina B9: arroz e ervilha

As vitaminas do complexo B são tudo de bom para o seu organismo, participando de diversos processos biológicos que deixam tudo nos trinques. Uma das – várias – vitaminas desse composto é a vitamina B9, popularmente conhecida como ácido fólico ou folato.

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre essa vitamina fundamental, além de onde encontrá-la e quais são os sintomas de sua deficiência. Bora aprender um pouco mais sobre a vitamina B9?

 

O que é a vitamina B9?

A vitamina B9 é uma das vitaminas do complexo B, sendo conhecida também pelo nome de ácido fólico ou folato. Como todos os nutrientes, ela é fundamental para manter o bom funcionamento e o equilíbrio do corpo.

Como todas as vitaminas do complexo B, ela é hidrossolúvel – ou seja, é solúvel em água – e pode ser encontrada facilmente em diversos alimentos naturais. Além dessa vitamina, os legumes, as verduras e as leguminosas possuem vários nutrientes importantes para o organismo. Então, se você precisava de um empurrãozinho para melhorar seus hábitos alimentares, esse é o momento.

 

Funções da vitamina B9

  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso: essa vitamina pode ajudar a evitar o desenvolvimento de diversas doenças mentais e distúrbios no cérebro, como demência, depressão, Alzheimer e diminuição da capacidade cognitiva;
  • Evita malformações congênitas: para gestantes, o consumo da quantidade recomendada dessa vitamina é fundamental para evitar problemas no desenvolvimento do sistema nervoso do feto, como espinha bífida e anencefalia, decorrentes, respectivamente, de defeitos no fechamento da coluna vertebral e do tubo neural do bebê;
  • É importante para o metabolismo de aminoácidos: um dos principais aminoácidos metabolizados com auxílio da vitamina B9 é a homocisteína, ligada ao desenvolvimento de diversos problemas vasculares. Ao participar da transformação desse aminoácido em outro menos prejudicial ao corpo – a metionina –, o ácido fólico evita vários distúrbios. Em bom português, comer alimentos ricos nesse nutriente é uma mão na roda para a sua saúde;
  • Previne doenças cardiovasculares: por diminuir os níveis de homocisteína (um aminoácido que se forma no organismo quando consumimos proteína) no sangue, a vitamina B9 pode reduzir o risco de ataque do coração e de outras complicações cardiovasculares;
  • É fundamental para a saúde da gestante e do bebê: além de evitar malformações congênitas do sistema nervoso, o ácido fólico também previne pré-eclâmpsia, descolamento da placenta, aborto espontâneo de repetição, parto prematuro, nascimento com baixo peso e síndrome hipertensiva gestacional (isto é: pressão alta). Para uma gravidez tranquila e um feto saudável, é fundamental o acompanhamento médico dos níveis de ácido fólico no sangue durante toda a gestação;
  • Diminui o risco de problemas no cérebro: o ácido fólico pode evitar também um dos casos mais sérios de complicação no cérebro, o acidente vascular cerebral – o temido AVC, ou derrame. Comer alimentos naturais parece cada vez mais vantajoso, não é?;
  • Previne anemias: entre as anemias megaloblásticas – que geram hemácias de tamanho maior do que o normal e são causadas por deficiência de certas vitaminas –, existe a anemia por deficiência de ácido fólico. Os principais sintomas dessa doença são cansaço e fraqueza muscular;
  • É importante para a síntese de ácidos nucleicos: esses elementos são os famosos DNA e RNA, responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários e fundamentais também para o desenvolvimento embrionário.

 

Alimentos ricos em vitamina B9

  • Lentilha
  • Fígado de galinha, de boi e de peru
  • Feijão
  • Espinafre
  • Arroz branco
  • Ervilha
  • Macarrão
  • Amendoim
  • Vísceras
  • Couve-de-bruxelas
  • Quiabo
  • Aspargo
  • Abacate
  • Brócolis
  • Beterraba
  • Suco de laranja
  • Cereais e grãos enriquecidos com vitamina B9

 

Deficiência de vitamina B9

A deficiência de ácido fólico pode contribuir para o desenvolvimento de doenças e condições cardio e cerebrovasculares, como demência, depressão, Alzheimer, derrame ou AVC.

Além disso, ela pode provocar também malformações do sistema nervoso do feto, como espinha bífida, anencefalia e lábio leporino. Assim, o acompanhamento médico dos níveis desse nutriente no sangue durante a gravidez é fundamental.

Para prevenir essas doenças e problemas sérios, é importante ter uma alimentação balanceada, que inclua diversos grupos alimentares e comidas ricas em vitaminas, proteínas, minerais, fibras e outros nutrientes. Então, aquele prato colorido cheio de vegetais realmente faz a diferença na sua saúde.


Perguntas frequentes

  • Quais são os alimentos com vitamina B9?

    Existem fontes dessa vitamina nos diversos grupos alimentares, sendo alguns dos principais alimentos: fígado, espinafre, arroz, alface romana, lentilha, aspargo e couve-de-bruxelas.

  • Ácido fólico é qual vitamina?

    É a vitamina B9, também conhecida como folato. Muitos nomes para a mesma vitamina fundamental para as gestantes.

  • Quais são os benefícios da vitamina B9?

    Ela previne diversas doenças cardiovasculares, anemias e acidentes vasculares cerebrais (AVCs); participa do metabolismo de aminoácidos e da síntese de DNA e RNA; e garante o bom desenvolvimento do sistema nervoso do feto.

  • Quem deve tomar suplementos de vitamina B9?

    Como ela previne malformações congênitas do sistema nervoso, geralmente seu suplemento é recomendado para gestantes. Contudo, há estudos que relacionam o excesso de ácido fólico com o aparecimento de autismo no bebê. Assim, a suplementação deve ser sempre recomendada pelo médico, sendo importante também o acompanhamento dos níveis desse nutriente ao longo da gravidez.

Fontes:

https://saude.abril.com.br/blog/alimente-se-com-ciencia/vitaminas-para-cada-deficiencia-varios-problemas/

https://www.tuasaude.com/acido-folico/

https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-acido-folico/

https://www.tuasaude.com/tomar-acido-folico/

https://www.tuasaude.com/acido-folico-na-gravidez/

https://ods.od.nih.gov/factsheets/Folate-HealthProfessional/

https://nutritotal.com.br/pro/qual-a-relaa-a-o-entre-homocistea-na-a-cido-fa-lico-e-vitamina-b12/

https://revistapesquisa.fapesp.br/homocisteina-um-alerta-cardiaco-2/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas