Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitamina C para pele: o que é o sérum e quais seus benefícios?

Legenda: 
Vitamina c para pele: suco de laranja

A vitamina C é bastante conhecida principalmente por suas propriedades para evitar gripes e resfriados. Mas você sabia que essa vitamina também pode exercer um outro e ótimo papel? Pois é, vitamina c é bom para a pele. Por quê? Vamos explicar agora mesmo.

 

O que é vitamina C?

A vitamina C, que contém ácido ascórbico e ácido L-ascórbico, é uma vitamina que não é naturalmente produzida pelo corpo. Por isso, a única maneira de obtê-la é por meio de suplementos ou da dieta – frutas cítricas como as laranjas são famosas por serem ricas em vitamina C, e atuam em funções vitais no corpo todo.

Embora você certamente possa comer até obter uma quantia saudável de vitamina C, sua pele, em particular, colhe os maiores benefícios quando a vitamina C é aplicada topicamente. Isto quer dizer que os benefícios da vitamina C para a pele são maiores quando a gente a “passa” no corpo – independentemente de quantas frutas cítricas encaixamos na dieta ou de quantos suplementos tomemos para prevenir resfriados. E é aí que entram os soros ou o sérum.

 

O que é um soro de vitamina C (ou sérum)?

Se você gosta de cuidados com a pele, provavelmente já ouviu falar de soros de vitamina C ou sérum (nome que é mais utilizado pelas marcas de beleza).

A vitamina C é apontada como um dos melhores ingredientes antienvelhecimento do mercado – e a chave para manter uma cútis lisa, uniforme e brilhante. Perfeita para você que nasceu para brilhar.

 

Quais são os benefícios da vitamina C para a pele?

Em uma palavra: tudo. Além de promover a produção de colágeno e diminuir linhas finas, ela é essencial para ajudar a manter a pele firme e jovem. Além disso, a vitamina C é um antioxidante, o que significa que protege as células da pele dos danos dos radicais livres causados ​​pela exposição aos raios ultravioleta.

Como se isso já não fosse o bastante, ela também inibe a produção de melanina na pele, o que ajuda a clarear a hiperpigmentação e manchas marrons, uniformizar o tom da pele e aumentar seu brilho.

 

Mas qualquer pele pode usar o sérum?

A resposta é: sim. A vitamina C tem um excelente perfil de segurança. A maioria das pessoas pode usar vitamina C na pele por um longo período sem apresentar nenhuma reação adversa. Em casos raros, pessoas com pele hipersensível podem sentir uma pequena irritação, e nesse caso, é melhor consultar um dermatologista.

 

Outros benefícios da vitamina C para a pele

1. É hidratante

O ascorbil fosfato de magnésio, um dos principais derivados da vitamina C usado nos cuidados com a pele, demonstrou ter um efeito hidratante na pele: diminui a perda de água transepidérmica, permitindo que sua pele retenha melhor a umidade. Uma pele úmida é tudo de bom, não?

2. É brilhante

A vitamina C é boa para o rosto também, podendo ajudar a desbotar a pigmentação (como já falamos um pouco acima) e suavizar a superfície da pele para reduzir o embotamento. Isso dá à pele um brilho jovem. Brilha que o mundo é teu!

3. Ajuda a reduzir a vermelhidão e uniformizar o tom da pele

A vitamina C também demonstrou eficácia para tratar uma grande variedade de doenças inflamatórias da pele. Minimizar a vermelhidão pode criar uma pele mais uniforme.

4. Reduz o aparecimento de olheiras

Esses soros podem ajudar a suavizar as linhas de expressão, aumentando e hidratando a área sob os olhos. Embora a vitamina C seja mais eficaz na redução da vermelhidão geral, algumas pessoas dizem que ela pode ajudar a aliviar a descoloração associada às olheiras. #Adeus olheiras.

5. Promove a produção de colágeno

A vitamina C é bem conhecida por aumentar a produção de colágeno, como já dissemos. O colágeno é uma proteína natural que se esgota com o tempo. Níveis mais baixos de colágeno podem causar linhas finas e rugas.

6. Pode ajudar a prevenir a flacidez da pele

A produção de colágeno está ligada à elasticidade e firmeza da pele. Quando seus níveis de colágeno começam a cair, sua pele pode começar a ceder. Ninguém quer uma pele flácida, não é?

7. Pode ajudar a aliviar queimaduras solares

Além de minimizar a vermelhidão, a vitamina C acelera a renovação celular. Isso quer dizer que ela ajuda o corpo a substituir as células danificadas por novas, saudáveis.

8. E geralmente ajuda a acelerar a cicatrização de feridas

Dados os seus efeitos nas queimaduras solares, não deve ser surpresa que a aplicação de vitamina C pode acelerar a cicatrização geral de feridas. A cura saudável de feridas reduz o risco de inflamação, infecção e cicatrizes.

Essa vitamina C é tudo, né?

 

Como usar um soro de vitamina C

Agora que você já sabe todos os benefícios do uso de sérum, vai querer sair correndo para comprar. Mas calma, não é bem assim que funciona.

Embora a vitamina C para pele seja geralmente bem tolerada, todos os produtos para a pele têm o potencial de causar efeitos colaterais. Você deve sempre fazer um teste de contato para avaliar o risco de reação alérgica. Veja como:

1. Selecione uma pequena área de pele que seja fácil de esconder, como seu antebraço;
2. Aplique uma pequena quantidade do produto e aguarde 24 horas;
3. Se nenhum efeito colateral ocorrer, você pode aplicar no rosto. Interrompa o uso se desenvolver erupção na pele, vermelhidão ou urticária.
4. Quando chegar a hora de uma aplicação completa, siga as instruções no rótulo do produto.

A vitamina C sérica é normalmente aplicada uma ou duas vezes por dia. Uma boa regra é limpar, tonificar, aplicar soro de vitamina C e hidratar. Em caso de dúvidas, melhor consultar um(a) especialista.

 

Potenciais efeitos colaterais e riscos

Lembra que falamos que não era para sair correndo desesperadamente para comprar a vitamina c para o rosto? É preciso ter cuidados. Embora a irritação seja improvável, você deve sempre fazer um teste de adesivo antes da aplicação completa. Esta é a única maneira de determinar como sua pele reagirá ao soro.

Se sua pele é especialmente sensível, evite produtos com ácido L-ascórbico. Produtos com ascorbil fosfato de magnésio podem causar menos irritação.

Viu? A gente te disse que iria explicar. Agora você já sabe tudo sobre como a vitamina C é boa para a pele. Quer uma cútis perfeita? Procure uma boa opção de vitamina C para seu rosto.


Perguntas Frequentes

  • O que é vitamina C?

    A vitamina C, que também contém ácido ascórbico e ácido L-ascórbico, é uma vitamina que não é naturalmente produzida pelo corpo. Por isso, a única maneira de obtê-la é por meio de suplementos ou da dieta – frutas cítricas, como as laranjas, são famosas por serem ricas em vitamina C e atuam em funções vitais no corpo todo.

  • A vitamina C que consumimos é boa suficiente para nossa pele?

    Embora você certamente possa comer até ingerir uma quantidade saudável de vitamina C, sua pele, em particular, colhe os maiores benefícios quando esta é aplicada topicamente, em comparação com a ingestão por meio de um suplemento oral ou sua dieta, independentemente da quantidade de toranja que você ingere. E é aí que entram os soros ou o sérum.

  • Quais os benefícios da vitamina C para a pele?

    Além de promover a produção de colágeno e diminuir linhas finas, ela é essencial para uma pele firme e jovem. Além disso, a vitamina C é um antioxidante, o que significa que protege as células da pele dos danos dos radicais livres causados ​​pela exposição aos raios ultravioleta. Ela também inibe a produção de melanina na pele, o que ajuda a clarear a hiperpigmentação e manchas marrons, uniformizar o tom da pele e aumentar seu brilho.

Fontes:

https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/vitamin-c-serum-benefits#products

https://www.webmd.com/beauty/ss/slideshow-benefits-of-vitamin-c-for-skin

https://us.cnn.com/2019/10/15/cnn-underscored/vitamin-c-benefits-for-skin/index.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas