Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

5 vitaminas infantis importantes para o desenvolvimento saudável

Legenda: 
Vitaminas infantis importantes: frutas

Nós já sabemos que a alimentação variada é fundamental para uma infância saudável. Mas você já parou para pensar em quais vitaminas são essenciais para o bom crescimento e desenvolvimento da criança? Confira aqui as melhores vitaminas para criança!

 

Vitaminas infantis

Zinco para criança

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o consumo de zinco é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, crescimento e desenvolvimento da função mental dos pequenos. Criança que ingere zinco nas quantidades adequadas tem grande chance de ser uma criança saudável: o zinco ajuda a ser concentrada na escola, ativa e a não ficar doente com facilidade.

O zinco, que é, na verdade, um mineral e não uma vitamina infantil, pode ser encontrado em: carnes, semente de abóbora, feijão, castanhas em geral, frango e amendoim.

Vitamina A infantil

Segundo o Ministério da Saúde, a vitamina A para crianças é essencial para uma boa visão, aprendizado e desenvolvimento saudável da pele e dos ossos.

A vitamina A infantil é encontrada em alimentos de origem animal, como gema de ovo, leite, queijos e manteiga; e em alguns alimentos de origem vegetal, como manga, mamão, melancia e melão.

Vitamina K para criança

O Ministério da Saúde também inclui a vitamina K como essencial ao público infantil, pois atua na coagulação do sangue. Sem ela, a criança pode ter problemas na cicatrização de cortes e feridas.

Essa vitamina infantil é encontrada em: espinafre, brócolis, alface, figo, castanhas, iogurte e gema de ovo.

Complexo B infantil

A Sociedade Brasileira de Pediatria reforça que as vitaminas do complexo B – B1, B2, B3, B5, B6 e B12 – são vitaminas infantis fundamentais para diversos processos do crescimento: elas são importantes para a formação de células do sangue, desenvolvimento do cérebro, produção de energia, fortalecimento de sistema de defesa e saúde do intestino, pele e cabelo. Ou seja, o complexo B é essencial para toda e qualquer criança!

As vitaminas do complexo B infantil são encontradas em: peixes, abacate, castanhas, brócolis, espinafre, couve, carnes, ovos, leite e derivados.

Vitamina C infantil

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, consumir boas quantidades de Vitamina C infantil garante dentes, músculos e ossos resistentes. Essa vitamina para criança atua também no fortalecimento do sistema imune, garantindo a saúde e o bem-estar dos pequenos. Já viu que não tem como deixar essa vitamina fora da alimentação do seu filho ou filha, não é?!

A vitamina C para criança tem como principais fontes: laranja, limão, mexerica, abacaxi, melão, melancia, morango, kiwi, pimentão, mamão e goiaba.

Como percebemos acima, para um bom desenvolvimento e saúde da criança é necessário VARIEDADE – seja de sabores, de cores, de preparações ou de alimentos.

Para oferecer todas as vitaminas infantis de que sua criança necessita, prepare comidas saudáveis com alimentos variados.

Você sabia que a criança se interessa mais por alimentos que ajudou a preparar? Então engaje seu filho no preparo dos alimentos e faça desse momento uma conexão: alie carinho e cuidado com saúde, variedade alimentar e qualidade de vida.

Quando foi a última vez que sua criança te ajudou a preparar o almoço, jantar ou aquele bolinho gostoso do lanche da tarde? Ao ajudar na cozinha, ela pode querer experimentar novos alimentos, aumentando, consequentemente, sua ingestão de minerais e vitaminas infantis.

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti – CRN: 37.853

Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_condutas_suplementacao_vitamina_a.pdf

https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AtualizeA4N5.pdf

COZZOLINO, Silvia M. Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. 5ed. São Paulo: Editora Manole, 2016.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas