Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitaminas para emagrecer: existe alguma vitamina que emagrece?

Legenda: 
Vitaminas para emagrecer: banana, morango, laranja e abacaxi

Quem nunca ouviu falar que alguma vitamina emagrecia ou engordava? Que a suplementação de alguma delas aumentou o apetite, fez algum conhecido ganhar peso ou ajudou a perder aqueles quilinhos extras?

Será que as vitaminas realmente tem o poder de emagrecer ou engordar alguém? Elas são mesmo importantes para saúde e qualidade de vida? Neste artigo sobre vitaminas para emagrecer, esclarecemos todas as suas dúvidas e ajudamos você a entender melhor sobre as vitaminas.

 

As vitaminas K2, D ou E têm relação com emagrecimento?

A resposta curta à pergunta é: não. Vitaminas não têm calorias, e por isso, não prejudicam nem ajudam o emagrecimento. Também não aumentam o apetite e não causam ganho de peso. Elas ainda não têm nenhuma substância emagrecedora, que te faça perder peso ou algo do tipo.

Basicamente falando, o que engorda é comer mais calorias do que gastamos, e o que emagrece é comer menos calorias do que gastamos. Por isso, ninguém precisa ter medo de engordar caso um médico ou nutricionista indique o uso de um suplemento de vitaminas. Da mesma maneira, ninguém deve achar que existe uma milagrosa vitamina para emagrecer. Não é bem assim!

As vitaminas são realmente necessárias para nossa saúde?

Não existe vitamina para emagrecer, mas a verdade é que as vitaminas são fundamentais para a nossa saúde! Muitas vezes falamos bastante sobre carboidratos, proteínas e gorduras, e esquecemos da importância das vitaminas e minerais.

As vitaminas e os minerais participam de muitos, muitos mesmo, processos essenciais para o nosso organismo: ajudam a termos uma boa imunidade, atuam na saúde de pele, cabelo e unhas, na nossa disposição, concentração, bom funcionamento intestinal e boa absorção de nutrientes presentes nos alimentos. Já sabemos que quem quer ter qualidade de vida e saúde, precisa manter uma alimentação balanceada. E alimentos com vitaminas fazem parte dela.

Onde encontrar vitaminas caso eu não queira suplementar?

É muito comum ver pessoas querendo suplementar vitaminas não só para emagrecer, mas para obter algum efeito imediato na disposição ou na saúde de um modo geral. Nesses casos, é preciso ter cuidado e agir sempre segundo as orientações de um profissional de saúde! Porque não é sempre que a gente precisa suplementar alguma vitamina. Na maioria das vezes, basta comer uma boa variedade de alimentos nutritivos, como:

Uma alimentação variada é fundamental, assim garantimos os mais variados tipos de vitaminas e atendemos às necessidades diárias do nosso corpo.

 

E as vitaminas que substituem refeição? Emagrecem?

Nesse caso, quando falamos “vitamina” estamos nos referindo aos shakes prontos que são misturados com água ou leite, ou às vitaminas que fazemos em casa com leites/leites vegetais, frutas, aveia etc.

O primeiro ponto que temos que ter em mente: NADA emagrece ou engorda de forma isolada. Temos sempre que analisar o contexto da alimentação e o dia como um todo.

Você pode tomar vitamina e emagrecer como pode tomar vitamina e engordar. O importante é ter uma alimentação completa e balanceada e fazer exercícios.

Posso substituir uma vitamina por uma refeição?

Depende. A vitamina pode ser uma boa opção de vez em quando para uma pessoa que naquele dia não teve tempo de fazer a refeição completa. Por exemplo, a pessoa precisa sair de casa e, como está atrasada, faz uma vitamina caprichada com frutas, aveia, pasta de amendoim, leite, etc.

Porém, se isso for feito todos os dias, substituindo mais de uma refeição com um pobre em nutrientes, não. Isso pode te deixar com fome, além de não te nutrir bem.

A dica é: sempre prefira comida e refeições completas.

 

Resumindo a história das vitaminas para emagrecer

1. Nada emagrece ou engorda de forma isolada.
2. Vitaminas para emagrecer não existem e não aumentam o apetite.
3. Substituir refeições por shakes ou vitaminas para emagrecer nem sempre é um bom negócio – na dúvida, procure um profissional.
4. A base de uma alimentação saudável deve ser sempre comida e alimentos nutritivos. Seu corpo e saúde agradecem!

Se você tem o interesse em emagrecer, procure um nutricionista, garantimos que esse é o profissional mais adequado para te recomendar uma alimentação adequada.

Para mais informações sobre alimentação e saúde, explore o Que Bem que Faz e leia outras pautas interessantes.


Perguntas frequentes

  • Vitamina engorda ou emagrece?

    Nenhum dos dois! As vitaminas, assim como os minerais, não possuem valor calórico, ou seja, não engordam. Ao mesmo tempo, as vitaminas não influenciam no aumento do nosso apetite e nem tem nenhuma substância emagrecedora.

  • Suplementar vitamina é necessário?

    Se você foi ao médico e ele prescreveu uma suplementação de vitaminas, é necessário, sim! Mas se pensa em tomar suplementos de vitamina por conta própria, pode não ser uma boa ideia. Qualquer substância em excesso pode nos fazer mal, então tome cuidado.

  • Fontes:

    LIMA, Igor Alves Mota de. Avaliação da qualidade de suplementos alimentares destinados ao auxílio no emagrecimento. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

    ALMEIDA, J. Revisão sistemática de dietas de emagrecimento: papel dos componentes dietéticos. Arq Bras Endocrinol Metab., v. 53, n. 5, 2009.

    SOUZA, M.G; ANDRADE, I.E.L; RAMALHO, A.A. Adequação nutricional de dietas para perda de peso em revistas não científicas brasileiras. Demetra – alimentação, nutrição & saúde, 2016.

    Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti CRN: 37.853

Fontes:

LIMA, Igor Alves Mota de. Avaliação da qualidade de suplementos alimentares destinados ao auxílio no emagrecimento. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

ALMEIDA, J. Revisão sistemática de dietas de emagrecimento: papel dos componentes dietéticos. Arq Bras Endocrinol Metab., v. 53, n. 5, 2009.

SOUZA, M.G; ANDRADE, I.E.L; RAMALHO, A.A. Adequação nutricional de dietas para perda de peso em revistas não científicas brasileiras. Demetra – alimentação, nutrição & saúde, 2016.

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti CRN: 37.853

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas