Créditos: GettyImages
Legenda: Trabalhar de casa não é tanta farra quanto parece – é rotina igual.

Entre um deslocamento e outro, a gente se acostumou a ter os momentos de realizar cada tarefa do dia. Não que a vida seja fácil, mas assim as horas são separadas entre trabalho, estudos, cuidados com a casa e happy hour. Cada coisa tinha mais ou menos o seu tempo.

LEIA TAMBÉM:

De repente, passamos mais tempo em casa do que fora. No chamado home office (ou trabalho remoto), a vida doméstica e a profissional se misturam em uma lista de tarefas infinitas. É complicado dividir seu tempo entre lavar as roupas, a louça, responder o e-mail do chefe e atualizar a equipe, né?

Para não chegar ao ponto de perguntar ao chefe se ele pode lavar o banheiro e colocar a roupa na máquina e em seguida enviar um convite de uma reunião de negócios para a família, criamos uma lista com dicas para se organizar durante o home office.

1. Saia da cama

Por mais que estar em casa possibilite dormir um pouquinho mais, é importante levantar-se, trocar de roupa e ter um local em que você consiga trabalhar. Não precisa ser uma mesa igualzinha à do escritório, mas trabalhar deitada na cama ou no sofá atrapalha a organização (e sua lombar não agradece). Além disso, um estudo da Universidade de Harvard descobriu que esse hábito de usar a cama como escrivaninha pode causar insônia, porque seu cérebro entende que sempre está em horário comercial. Isso sem falar que seria complicado aparecer em uma videoconferência na cama, né?

2. Defina o seu horário comercial

Se não existe um horário fixo de trabalho, cabe a você criá-lo. Claro que sempre combinado com a equipe e também os moradores da casa. Assim todo mundo sabe quando você estará disponível e ainda evita trabalhar horas a mais.

O combinado não sai caro quando você precisa de concentração ou silêncio para fazer suas reuniões. Que tal conversar com o pessoal de casa e compartilhar os horários que precisará de sossego? Se organizar direitinho, todo mundo tem horário de trabalhar, fazer faxina, cozinhar e se jogar no sofá para maratonar série.

Home office é uma adaptação da casa a uma rotina de trabalho e isso requer um período de experiência. Converse com todos os envolvidos e não tenha problemas com a chefia.

Créditos: GettyImages
Legenda: Almoçar na mesa do trabalho todo dia não é bom nem para seu computador nem para sua saúde.

3. Planeje suas refeições

Pedir comida um dia ou outro faz parte da rotina, mas não é um hábito sustentável para seu VR. Para não vacilar na alimentação, manter a imunidade em alta e garantir almoço todo dia com gostinho caseiro, planeje suas refeições.

Dê atenção à despensa e aproveite o fim de semana ou o pós-expediente para comprar o que precisa para cozinhar as refeições. Inclua nessa lista ingredientes curingapara matar a fome rapidinho, o que você precisa para um cardápio semanal e comidas que possam ser congeladas.

Convoque a casa inteira e divida a tarefa, principalmente se tiver filhos. Não fica pesado para ninguém e a gente garante alguns minutos a mais na hora do almoço.

4. Mantenha sua casa limpa e organizada

Você pode até ser uma pessoa que consegue manter a produção em alta, mas se reparar ao redor e ver que está tudo fora do lugar e cheio de poeira, talvez você queira fazer faxina no meio do expediente. Por isso, escolha um momento em que não esteja trabalhando para cuidar da organização e limpeza. Crie um cronograma de limpeza e cruze com a agenda de compromissos do trabalho – é mais fácil saber os horários em que estará mais livre e quais tarefas consegue realizar no dia.

Tudo bem se não der certo

Mesmo que você se programe para ser exemplar no home office, todo mundo tem o dia de trabalhar da cama e o dia todo de pijama; ou de desencanar de cozinhar e da faxina. Se isso acontecer, sem crise: amanhã você tenta de novo e se organiza. A vida real já exige demais para ter mais cobranças!

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.