Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Dá para fazer algumas mudanças no seu cardápio sem grande diferença no sabor.

4 trocas saudáveis que você nem vai sentir

Compartilhar
Créditos: 
GettyImages
Legenda: 
Dá para fazer algumas mudanças no seu cardápio sem grande diferença no sabor.
Atualizado em  novembro 2023

Talvez você já saiba que as versões integrais dos alimentos são mais ricas em nutrientes e que trocar o arroz branco pelo integral seria uma ótima ideia. O problema é que, muitas vezes, essas mudanças interferem diretamente no sabor da comida. Cada pessoa se adapta aos alimentos de maneiras diferentes e você pode incluir alternativas mais saudáveis aos poucos no seu cardápio.

Como tudo na vida, o que você come é hábito. O paladar acostuma-se aos sabores e texturas e, para modificar isso, leva um tempo. Enquanto trabalha a mente de um lado, experimente estas trocas simples no seu dia a dia.

LEIA TAMBÉM

Azeite no lugar do óleo vegetal

É comum o uso de óleo para cozinhar, fritar e temperar os alimentos. Segundo Samara Dias, nutricionista esportiva, ao contrário do que se pensa, o azeite aquecido não é ruim para a saúde. Ao preferi-lo para os preparos, use azeite virgem para temperaturas elevadas e o azeite extravirgem para temperar saladas.

Pipoca feita em casa x pipoca pronta

Estourar o milho na panela com um pouco de azeite é mais saudável do que a versão pronta da pipoca. Tanto no micro-ondas quanto na panela, a pipoca pode ser um lanche leve, desde que você não exagere nas quantidades de azeite e sal.

Alimentos congelados no lugar dos enlatados

Priorizar os alimentos congelados, como aquele mix de legumes, pode ser uma alternativa para não ficar sem no dia a dia. Já alguns enlatados são opções interessantes também para preparar diversas receitas, desde sanduíches a saladas. Vale ficar de olho nas quantidades de sódio e equilibrar o consumo no dia a dia.

Alimentos integrais no lugar dos refinados

Ninguém precisa abrir mão do pãozinho, do arroz ou do macarrão que tanto gosta. A dica é incluir aos poucos versões com cereais integrais e ir adaptando ao paladar. O arroz branco pode ser substituído pelo integral, negro e os sete grãos, por exemplo.

Um dia de cada vez

Adaptar o paladar é um processo de aprendizado contínuo. Vá testando o que gosta, os preparos mais saborosos e como fazer pequenas mudanças para uma alimentação mais equilibrada e saudável. Não precisa mudar tudo de uma vez e nem abrir mão do gosto da comida.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.