Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Vista aérea de uma xícara de chá ao redor de ramos de plantas terapêuticas, sobre uma revista.

7 chás para dor de cabeça que dão o maior alívio

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Chá para dor de cabeça é aquela receitinha caseira que todo mundo quer conhecer e guardar no velho caderninho ou no bloco de notas (para não dizer que não somos moderninhos). Afinal, ninguém quer ficar nesse sofrimento que atrapalha toda a rotina e tira a gente do prumo, concorda? 

E se você ainda não conhece o melhor chá para dor de cabeça, fique esperto porque chegou a hora de ter em mãos as receitas certas para o alívio esperado!

Leia também:

 

Tipos de dor de cabeça

Antes de passarmos definitivamente para o assunto chá para dor de cabeça, o que você acha de entender melhor os tipos dessa dor? Vamos à explicação!

Dor de cabeça tensional - É o tipo de dor de cabeça mais comum, que grande parte da população mundial já sentiu em algum momento.

Enxaqueca – a principal característica desse tipo de dor de cabeça são as crises repetidas e que acontecem com bastante frequência. É mais comum em mulheres.

Dor de cabeça em salvas - provoca crises de dor intensa localizada nas órbitas dos olhos, que geralmente duram de 15 minutos a 3 horas. As crises têm uma frequência variável, podendo ocorrer uma a cada dois dias, ou chegar até mesmo a oito crises por dia.

Qual o melhor chá para dor de cabeça?

O Que bem que faz preparou uma lista com 8 chás para dor de cabeça, para te ajudar nesses dias de tortura. Entre eles estão: chá de capim-santo, chá de hortelã, chá de alecrim, chá de alfavaca, chá de boldo-baiano, chá de erva-cidreira, chá de erva-santa e chá de macela.

Porém, é importante considerar que todos os chás possuem indicações e contra indicações. Para saber se você pode consumir, não deixe de consultar um profissional especializado, que vai te indicar o melhor tratamento segundo sua individualidade!

E agora, você vai descobrir o que esses chás para aliviar dor de cabeça têm de especial para conseguir o efeito desejado! Continue aqui com a gente.

Chá para dor de cabeça: alecrim

Uma opção para melhorar o seu dia se a dor de cabeça te atacar no período menstrual: o alecrim é uma ótima pedida para quem precisa de um chá bom para aliviar dor de cabeça e ainda vai trazer outros benefícios. A planta também tem efeitos diurético e calmante; e, de acordo com o uso popular, a bebida feita com ela ajuda a aliviar flatulências, problemas hepáticos, problemas renais, distúrbios estomacais, dores de cabeça, bronquites e asma. 

Como preparar chá de alecrim para dor de cabeça 

Vá separando os ingredientes: uma colher de sobremesa de folhas secas ou frescas e 200 ml de água fervente. Simples, não é mesmo? Agora, coloque as folhas do alecrim em uma xícara, aqueça a água e adicione em seguida. Abafe o preparado por 15 minutos, coe e beba. A dica é beber 2 vezes ao dia, por no máximo duas semanas.

 

Chá para dor de cabeça e gripe

A gripe geralmente vem acompanhada de muitos sintomas. É por isso que o chá para dor de cabeça e gripe feito com alfavaca é sempre bem-vindo. Esse remedinho caseiro também ajuda no alívio da diarréia e de distúrbios estomacais. Por fim, o chá de alfavaca também é bom contra gases e tem atividade diurética, além de poder ajudar a reduzir os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual). 

Como preparar chá para dor de cabeça e gripe

A receita é preparada por infusão e fica pronta rapidinho. Então, pegue 1 colher de sobremesa das folhas secas, ou até 6 folhas frescas rasuradas, para 1 xícara (200 ml) de água fervente. Feito isso, abafe o chá para dor de cabeça por 15 minutos. Beba até 3 vezes ao dia por no máximo duas semanas.

 

Chá bom para aliviar dor de cabeça causada por problemas digestivos

Quem quer um chá bom para aliviar dor de cabeça provocada por problemas no trato digestivo pode apostar no preparado com boldo-baiano – quente ou frio, fica a gosto do freguês! A bebida feita com boldo age como uma espécie de protetor hepático e é utilizada para ajudar com problemas como má digestão e diarreia. 

Como preparar chá para aliviar dor de cabeça com boldo

O preparo do chá bom para aliviar a dor de cabeça feito com boldo-baiano é um pouco diferente. Para essa receita, primeiro você vai macerar ½ folha da planta em 200 ml de água fria para extrair seu líquido. Beba o chá até 2 vezes por dia, por no máximo três dias seguidos.

 

Chá para dor de cabeça e de dente

Ninguém quer sentir dor – especialmente dor de cabeça ou de dente! Mas, se essas dores te pegaram, o alívio pode vir numa boa xícara de chá para dor de cabeça feito com erva-cidreira. A planta ainda tem propriedades calmante e sedativa, além de ajudar a reduzir os sintomas da gripe e resfriados.

Como preparar chá para dor de cabeça e de dente

É muito fácil preparar um chá para dor de cabeça com erva-cidreira! Comece colocando 1 colher de sobremesa das folhas secas, ou até 6 folhas frescas rasuradas para 1 xícara (200 ml) de água fervente. Feita a infusão, abafe a bebida por 15 minutos. A recomendação é ingerir até 3 vezes ao dia, por no máximo duas semanas.

 

Chá para amenizar dor de cabeça

Quem conhece a erva-santa (ou alfazema do Brasil) sabe que ela tem um ótimo aroma. A planta resulta em um maravilhoso chá para amenizar dor de cabeça; além disso, também problemas estomacais, gripes e ansiedade podem ser combatidas com chá de erva-santa. Além disso, estudos indicam possíveis ações neuroprotetoras e antidepressivas, que ainda precisam ser melhor desvendadas. 

Como preparar chá para amenizar dor de cabeça com erva-santa

Quer um chá para dor de cabeça que fique pronto em pouco tempo? Então vamos à receita com erva-santa: coloque 1 colher de sobremesa das folhas secas, ou até 6 folhas frescas rasuradas, em 1 xícara (200 ml) de água fervente. Deixe a infusão repousar por 15 minutos. Você pode beber o chá até 3 vezes ao dia, por no máximo duas semanas.

 

Chá para dor de cabeça com hortelã

Entre os melhores chás para dor de cabeça está o feito com hortelã – e, ao consumir a bebida, a dor de cabeça não é o único problema que será combatido: segundo o uso popular, a hortelã também ajuda em casos de anemia, cólica menstrual, prostatite, cálculos da vesícula, icterícia, palpitações, tremores e diarréia. O chá de hortelã serve, ainda, como calmante e para combater vermes.

Como preparar chá para dor de cabeça com hortelã

Você precisará de pouca coisa para fazer um chá para dor de cabeça com hortelã. Basta 1 colher de sobremesa das folhas secas, ou até 6 folhas frescas rasuradas, para 1 xícara (200 ml) de água fervente. Esse chá também precisa ficar em repouso por 15 minutos. Beba até 3 vezes ao dia por no máximo duas semanas.

 

Macela: mais um tipo de chá para dor de cabeça

Chá para aliviar dor de cabeça e insônia é com a macela! A planta também é empregada, junto com a alfavaca, para o alívio de sintomas digestivos e cólicas. Todas essas propriedades da macela fazem dela uma amiga de primeira ordem contra o incômodo da dor! 

Como preparar mais esse tipo de chá para dor de cabeça

Vamos de infusão novamente! Com a macela você vai usar 1 colher de sobremesa das inflorescências (aqueles ramos que possuem flores) para 1 xícara de água (200 ml) de água fervente. Abafe por 15 minutos. Ingerir até 3 vezes ao dia, por no máximo duas semanas.

 

Perguntas frequentes

1. Qual o melhor chá para dor de cabeça?

Os melhores chás para dor de cabeça são chá de capim-santo, chá de hortelã, chá de alecrim, chá de alfavaca, chá de boldo-baiano, chá de erva-cidreira, chá de erva-santa e chá de macela.

2. Como preparar chá para dor de cabeça?

A infusão é o método mais usado para preparar chá para dor de cabeça. Nesse caso, coloca-se a planta na xícara e adiciona-se água fervente. Abafe a bebida por alguns minutos, e depois é só coar e beber.

3. Quais os tipos de dor de cabeça?

Tem a dor de cabeça tensional, que é a mais comum; a enxaqueca; marcada por crises repetidas; e a dor de cabeça em salvas, que provoca crises de dor intensa localizada nas órbitas dos olhos.

 

Referências

Guia de Plantas Medicinais de Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

Freitas, F.L. et al. Eventos Agudos na Atenção Básica - Cefaleia. Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.