Não beba água com limão em jejum antes de ler isso!

Não beba água com limão em jejum antes de ler isso!

Já ouviu falar que água com limão em jejum é bom para a saúde? Essa combinação da fruta cítrica com o mais importante líquido para o nosso corpo pode conter propriedades saudáveis e nutritivas.

Além disso, a água com limão em jejum também pode ser uma forma de se hidratar com um gostinho mais saboroso e aproveitar as propriedades do limão. Também é uma maneira de refrescar dias mais quentes, evitando bebidas açucaradas.

Mas, será que a água com limão em jejum é capaz de provocar efeitos tão benéficos ao corpo assim? E água com limão em jejum intermitente é capaz de quebrar o estado de jejum? Continue a leitura e encontre as respostas para essas perguntas.

Quais os benefícios de beber água com limão?

O consumo de água com limão em jejum pode trazer benefícios relacionados com as propriedades do limão. Mas não existe um consenso na comunidade científica quanto a água com limão em jejum ser capaz de desintoxicar o organismo.

É importante ter em mente que nenhum alimento consumido de forma isolada é detox. Apenas o fígado é capaz de realizar essa função naturalmente, com ou sem o consumo da água com limão em jejum.

Após um final de semana de exageros, datas comemorativas ou um tempo fora de uma alimentação balanceada, não é a água com limão em jejum que será capaz de recuperar o seu organismo.

A principal função do fígado é destoxificar o organismo, aliado a um estilo de vida saudável, com comidas nutritivas e naturais, o próprio corpo é capaz de se recuperar.

O consumo da água com limão em jejum pode ajudar o organismo mais pela questão da hidratação também.

Também existem outras importantes propriedades encontradas no limão. O suco de limão é fonte de vitamina C, ácido fólico, niacina e piridoxina, além de ser de fácil preparo, prático e gostoso para ser consumido durante as manhãs.

Existe também um benefício gástrico presente nas propriedades do limão, pois o ácido consumido em jejum pode melhorar o processo digestivo.

Cadastro

É mito ou verdade que água com limão em jejum emagrece?

Nenhum alimento consumido de maneira isolada é capaz de promover o emagrecimento. Portanto, a água com limão em jejum sozinha não emagrece.

Não existe nenhuma receita milagrosa para o emagrecimento. O combo déficit calórico (ou seja, gastar mais calorias do que consome), feito com o acompanhamento nutricional e alimentos nutritivos, e a prática regular de exercícios físicos é a melhor maneira de perder peso e gordura.

Um possível motivo para esse mito ter se popularizado é a questão do limão ser rico em pectina, uma fibra capaz de aumentar a saciedade. Teoricamente, o consumo da água com limão faria com que a pessoa se sentisse mais saciada e, consequentemente, comeria menos.

No entanto, essa é uma falsa impressão. A maioria da pectina presente no limão está na casca, e a água com limão em jejum é feita com o suco da fruta, o que reduz drasticamente a quantidade dessa fibra no consumo.

Para aumentar o consumo de fibras e assim ter algum efeito na saciedade, o ideal é procurar por outros alimentos, como uvas e laranjas consumidas com o bagaço.

Também existe outro mito ao redor do consumo de água com limão em jejum relacionado ao aumento do pH do organismo. No entanto, essa manutenção da alcalinização é feita pelo corpo sozinho, sem a interferência de qualquer alimento.

Faz mal tomar água com limão em jejum?

Não. O consumo da água com limão em jejum pode ser feito contanto que seja sempre em pequenas doses. O excesso dessa ingestão pode ser maléfico para o estômago por conta das propriedades ácidas da fruta.

O que posso beber durante o jejum?

O ideal é que durante o período de jejum não haja o consumo de nenhum alimento. Em geral, o consumo de alimentos com qualquer caloria pode ser capaz de interromper o estado de jejum, principalmente aquele por recomendação médica antes de algum procedimento ou exame.

No caso de pessoas que fazem o jejum intermitente, buscando principalmente emagrecimento, os especialistas recomendam o consumo de bastante líquido. Entre os líquidos que podem ser consumidos durante o jejum intermitente estão:

  • Água;
  • Água com gás;
  • Chás sem açúcar;
  • Café preto sem açúcar;

Como fazer o jejum em segurança?

O jejum intermitente é uma técnica de padrão alimentar muito utilizada atualmente por pessoas que buscam perder peso.

Ainda não há consenso entre a comunidade científica quanto a funcionalidade do jejum intermitente para esse fim. Acredita-se que o emagrecimento em alguns casos deva-se principalmente à restrição calórica por conta do menor tempo de janela de alimentação.

De maneira geral, o jejum é quando uma pessoa deixa de se alimentar por um determinado período de forma voluntária. Durante o período estipulado para o jejum intermitente, a pessoa fica sem o consumo de alimentos, mas pode se hidratar com água, café e chás.

Para fazer o jejum em segurança, existem algumas práticas indispensáveis. A seguir, confira algumas das principais delas e entenda se o jejum intermitente faz sentido para você e seus objetivos:

Procure um profissional de saúde

O protocolo de jejum intermitente sempre deve ser recomendado por um profissional de saúde, já que existem contra indicações para a prática, necessidade de orientação sobre a restrição, período de duração do jejum e o que consumir nos intervalos de alimentação.

Não se esqueça da hidratação

Principalmente com a privação de alimentos, o corpo perde água e eletrólitos, que precisam ser repostos com o consumo de água ideal para cada pessoa.

Alimente-se bem

A prática do jejum intermitente deve sempre estar aliada a uma alimentação nutritiva, principalmente pela grande privação de alimentos que o corpo deverá sofrer durante algum tempo. Por isso, alimente-se bem com verduras, legumes, frutas e proteínas.

Pratique exercícios físicos

Faça exercícios quando estiver se sentindo mais disposto. O ideal é buscar se exercitar com a orientação de um profissional que saiba do seu estado de jejum, assim ele indicará os melhores exercícios respeitando os seus limites fisiológicos.

Entenda os seus limites

Se o seu corpo começar a pedir por comida, não o prive disso. Sempre busque a orientação do seu médico ou nutricionista para evitar problemas de saúde e não deixe de escutar o seu corpo.

Uma alimentação saudável é sempre balanceada e envolve alimentos nutritivos, sempre de uma forma variada, para que o seu corpo receba uma maior quantidade de diferentes nutrientes. Um nutricionista sempre será o melhor profissional para orientar quanto a uma dieta para desinflamar o corpo, emagrecimento e qualquer outra finalidade.

A água com limão em jejum é capaz de trazer benefícios pontuais à saúde, mas só uma alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos pode trazer saúde à longo prazo.

Gostou desse conteúdo? Acesse agora nossa página de artigos e dicas de saúde e bem-estar para saber mais!

Contribuição de:

Carla Fiorillo Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas