Alimentos para quem tem gastrite: como uma dieta equilibrada pode ajudar

Legenda: 
Alimentos para quem tem gastrite

Você já ouviu algum amigo, familiar ou colega de trabalho relatar dor de estômago, azia, queimação? Se sim, saiba que isso pode ser algum sintoma de gastrite, uma doença muito comum atualmente.

Buscando ajudar você a entender um pouco mais sobre o que é a gastrite, quais os sintomas e como a alimentação pode ajudar, Que Bem Que Faz preparou esse artigo com algumas informações sobre esse problema. Afinal, como a alimentação sempre ajuda a ter uma vida mais saudável, será que existem alimentos para quem tem gastrite?

 

O que é a gastrite?

A gastrite é uma inflamação nas paredes do estômago. Certo, e o que é inflamação? Nós já falamos sobre ela aqui, mas para resumir, podemos dizer que a inflamação é a primeira reação do nosso sistema imunológico a alguma infecção ou irritação. A inflamação só vira um problema quando dói demais ou dura demais (a chamada inflamação crônica).

 

Causas e sintomas da gastrite

A gastrite, ou seja, a inflamação nas paredes do estômago, pode ser causada por inúmeros fatores. Alguns deles são:

Quanto aos sintomas, a dor de barriga costuma ser o principal sintoma da gastrite, mas além dele, é possível que uma pessoa que sofra dessa condição também apresente azia, queimação, enjoo e falta de apetite (o que pode resultar em perda de peso).

Por fim, é sempre bom lembrar que se você sofre de gastrite com muita frequência ou se as suas crises de gastrite duram muito tempo (por exemplo, um dia inteiro).

 

Alimentos para quem tem gastrite

Bom, quem acompanha o Que Bem Que Faz sabe que não existe fórmula mágica para resolver problemas de saúde, para emagrecer ou para ter uma vida equilibrada. Por isso, mais do que uma lista de alimentos para quem tem gastrite que resolvam as dores imediatamente, vamos apresentar uma lista de alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas dessa inflamação e outra com alimentos que podem piorar esses sintomas. Em todo caso, vale repetir o que acabamos de dizer: se você sente uma gastrite muito forte ou por muito tempo, o recomendado é procurar um profissional de saúde.

Alimentos para quem tem gastrite: o que evitar

A alimentação e o estilo de vida de quem sofre podem aumentar as dores. Sendo assim, para pessoas que sofrem de gastrite, independentemente do tratamento que façam, vão precisar ajustar a dieta. Um primeiro passo, antes de procurar por alimentos para quem tem gastrite, é procurar alimentos que devem ser evitados por quem tem gastrite ou não quer ter.

Mas afinal, quais são esses alimentos? Para quem quer se prevenir contra a gastrite, é importante evitar o consumo excessivo de alimentos como:

Repare que estamos falando aqui de consumo excessivo. Quem tem gastrite só precisa cortar completamente algum alimento por recomendação médica. O recomendado é que seja evitado, principalmente, o consumo excessivo de alimentos como a salsicha, o presunto, a mortadela, o salame, sorvete, salgadinhos, bolachas e doces no geral.

Alimentos para quem tem gastrite: o que ajuda

Apesar de existirem alguns alimentos que podem fazer mal para pessoas com gastrite, existem outros que podem ajudar no tratamento desse problema ou mesmo prevenir. Alguns dos alimentos para quem tem gastrite são:

Lembrando que algumas pessoas têm sensibilidade a certos alimentos como leite e derivados, molho de tomate ou frutas cítricas como limão ou laranja. É sempre bom tratar cada caso de forma individual. Caso a pessoa sinta sintomas de gastrite com algum alimento específico, a recomendação é excluir ou espaçar consumo, principalmente em momentos de maior crises ou dor.

E não esqueça de compartilhar esse texto. Dessa forma, é possível ajudar a informar pessoas que sofrem de gastrite ou pessoas que querem se prevenir contra esse problema!


Perguntas frequentes

  • Dentre os alimentos para quem tem gastrite, existem chás?

    Sim, existem alguns chás que podem melhorar dores e sintomas do paciente: espinheira santa, hortelã, funcho, melissa, capim limão, camomila. Lembrando que o consumo deve ser moderado e sempre com orientação de um profissional.

  • Como saber se estou tendo uma crise de gastrite?

    Você pode identificar uma crise de gastrite através dos sintomas, que costumam ser: dor de estômago, abdômen inchado, náusea e vômito, gases, mal estar e queimação. O ideal é que, ao apresentar qualquer um desses sintomas, procure por ajuda médica.

     

Fontes

DDINE, L. C et al. Fatores associados com a gastrite crônica em pacientes com presença ou ausência do Helicobacter Pylori. ABCD Arq Bras Cir Dig., 2012.

ANTUNES, M.O et al. Ansiedade e estresse em indivíduos diagnosticados com gastrite. Revista Bionorte, v. 4, n. 1, fev. 2015.

OLIVEIRA, G.L.A; FUKUI, M.J; BUZINARO, M.A. Fatores associados a gastrite crônica na infecção por Helicobacter Pylori. Disponível em: http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/FATORES_ASSOCIADOS_A_GASTRITE_CRONICA_NA_INFECCAO_POR_HELICOBACTER_PYLORI.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas