Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos reguladores: como regular a saúde com muito sabor

Legenda: 
Alimentos reguladores

Para ter uma alimentação equilibrada, não tem segredo: é só incluir alimentos nutritivos em todas as refeições do dia, de acordo com as recomendações médicas. Um grupo alimentar recomendado por qualquer nutricionista é o dos vegetais, dentro do qual estão as frutas, os legumes e as verduras, que são alimentos reguladores, ou seja, fornecem nutrientes fundamentais para manter os processos metabólicos.

Neste artigo, descubra o que são alimentos reguladores, que funções eles desempenham no organismo, em quais grupos alimentares você pode encontrá-los e como preparar receitas saudáveis com eles.

 

Alimentos reguladores: definição

Os alimentos reguladores promovem o bom funcionamento do organismo, sendo ricos em fibras, vitaminas e minerais, micronutrientes que participam de diversos processos metabólicos, conforme será apresentado no próximo tópico. Assim, esses alimentos devem estar presentes na alimentação cotidiana para que os estoques dos micronutrientes sejam restaurados diariamente.

 

Alimentos reguladores: funções

Os alimentos reguladores desempenham diversas funções no organismo:

  • Controlam processos bioquímicos
  • Melhoram a imunidade
  • Fortalecem os cabelos
  • Estimulam o fluxo intestinal
  • Combatem doenças cardiovasculares
  • Protegem a pele
  • Transmitem impulsos nervosos
  • Controlam a glicemia
  • Produzem hormônios
  • Regulam a digestão

Além desses, eles participam também de processos básicos, como manutenção do equilíbrio do organismo e produção de energia.

 

Alimentos reguladores: exemplos

Os melhores representantes desse grupo são os vegetais, que são especialmente ricos em vitaminas, minerais e fibras. Abaixo, veja alguns alimentos reguladores de diferentes grupos alimentares:

Frutas

As frutas são opções interessantes para qualquer hora do dia, pois são saborosas e nutritivas. Veja abaixo algumas das frutas reguladoras que possuem grandes quantidades de nutrientes essenciais:

  • Abacate
  • Abacaxi
  • Ameixa
  • Banana
  • Caqui
  • Laranja
  • Mamão
  • Melão
  • Morango
  • Tangerina
  • Tomate
  • Uva

Verduras

As verduras, principalmente as escuras, são ricas em diversos nutrientes importantes para o corpo, como vitaminas, minerais e fibras, o que faz delas ótimos alimentos reguladores. A seguir, veja algumas verduras reguladoras que não podem faltar nas suas refeições:

  • Acelga
  • Agrião
  • Alface
  • Almeirão
  • Couve
  • Escarola
  • Espinafre
  • Rúcula

Legumes

Os legumes são ingredientes versáteis que podem fazer parte de saladas, sopas e até de sucos e vitaminas. Além disso, eles também fazem bonito na hora de acompanhar carnes, frangos e peixes. Veja abaixo alguns dos principais legumes reguladores para acrescentar às suas refeições:

  • Abobrinha
  • Beterraba
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Chuchu
  • Pepino
  • Pimentão

 

Alimentos reguladores: receitas

Como os micronutrientes encontrados nos alimentos reguladores participam de processos metabólicos fundamentais, eles devem estar presentes na alimentação cotidiana, de preferência em duas ou mais refeições diárias.

Para não sofrer com a deficiência nutricional, prepare uma salada nutritiva, uma vitamina turbinada ou outras delícias que combinam frutas, legumes e verduras, de acordo com as recomendações médicas. Abaixo, veja algumas opções simples e saborosas para deixar sua dieta mais nutritiva:

Saladas

As saladas combinam vários alimentos reguladores, uma vez que são compostas basicamente de verduras e podem ser enriquecidas com legumes, frutas e outros ingredientes saudáveis. Confira algumas receitas incríveis para explorar todo o sabor desse prato:

1. Salada Fresca
2. Salada Verde com Maggi Da Horta
3. Salada com Molho de Laranja
4. Salada de Escarola
5. Salada de Alface com Tomate e Queijo
6. Salada de Rúcula
7. Salada Verde Meu Segredo
8. Salada Rápida
9. Salada Mista com Molho Vinagrete
10. Salada Fatuche
11. Salada Primavera de Morangos
12. Salada Colorida com Trio de Molhos
13. Salada Multi
14. Salada com Molho Refrescante e Frutas
15. Salada Nutritiva

Vitaminas

Preparar uma vitamina caprichada, cheia de alimentos reguladores, é uma forma simples e prática de começar o dia cheio de energia. Você pode também fazer uma vitamina no meio da tarde, em um lanche da tarde saudável. Abaixo, veja 15 opções com alimentos reguladores:

16. Vitamina de Abacate
17. Vitamina de Abacate e Banana
18. Vitamina Verde de Neston
19. Vitamina de Morango, Pera e Linhaça
20. Vitamina de Morango com Laranja e Castanha-do-pará
21. Vitamina de Banana e Maçã
22. Vitamina de Banana com Farelo de Aveia
23. Vitamina de Banana, Morango e Aveia
24. Vitamina de Ninho Vegetal, Banana e Mamão
25. Vitamina Nutritiva Ninho de Mamão, Banana e Maçã
26. Vitamina de Frutas Nutren Senior
27. Vitamina Neston Manga com Cenoura
28. Vitamina Neston Mamão, Banana, Maçã e Morango
29. Vitamina Neston Morango, Laranja e Beterraba
30. Vitamina Neston Morango, Maçã e Laranja

No site Que bem que faz, você encontra mais conteúdos completos sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • O que são alimentos reguladores?

    Os alimentos reguladores são aqueles que, como diz o nome, regulam as funções do organismo, sendo ricos em vitaminas, minerais e fibras.

  • Quais são os alimentos reguladores?

    Os principais representantes desse grupo são os vegetais, em especial as frutas, os legumes e as verduras.

  • Quais são as funções dos alimentos reguladores?

    Esses alimentos participam de diversos processos bioquímicos, sendo essenciais para manter o equilíbrio do organismo. Algumas de suas principais funções são: melhorar a imunidade, estimular o fluxo intestinal, controlar a glicemia, combater doenças cardiovasculares, proteger a pele, produzir hormônios e regular a digestão.

  • Como fazer receitas com alimentos reguladores?

    Para fazer esse tipo de receita, é só juntar frutas, legumes e verduras em saladas, como na Salada Verde com Maggi Da Horta, em vitaminas, como na Vitamina Neston Mamão, Banana, Maçã e Morango, ou em outras receitas saudáveis de sua preferência.

    Fontes

    http://www.hce.eb.mil.br/exames/99-divmed/nutricao/77-alimento-fonte-de-saude-com-qualidade-de-vida

    https://alimentacaoemfoco.org.br/alimentos-reguladores/

    http://healthy.com.br/alimentos-reguladores/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas